Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Paisagens urbanas e rurais

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e comparar diferentes paisagens.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
 
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
  • As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observação; descrição; comparação; relação e conclusão.
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
  1. Perguntar aos alunos se já foram a um sítio ou fazenda? Se for uma escola rural, perguntar em que cidades os alunos já foram;
  2. Perguntar aos alunos quais as diferenças que eles perceberam entre a cidade e a fazenda ou sítio que visitaram.
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:
  1. O primeiro vídeo, com 2 minutos e 9 segundos de duração, mostra a cidade do Rio de Janeiro, com seus edifícios, favelas, morros, praias, construções antigas, etc.
  2. O segundo vídeo, com 1 minuto e 59 segundos, mostra o município de Bonito no Mato Grosso do Sul, com suas fazendas de criação de gado, paisagens naturais como cavernas e nascentes de rios,.

Rio de Janeiro (RJ)


Bonito

  • Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.
     
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO, DINÂMICA E REALIZAÇÃO DE DESENHO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
  • Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (paisagem, paisagem urbana, paisagem rural). Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explica&c cedil;ões.
  1. Identificar paisagens que aparecem no vídeo que apresenta a cidade do Rio de Janeiro. Como são as construções? Predominam prédios ou casas? As construções são todas iguais? Que paisagens naturais existem na cidade?
  2. Identificar as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta o município de Bonito no Mato Grosso do Sul. Além da cidade, o que mais é mostrado?
  3. As paisagens mostradas nos dois vídeos são iguais? Quais são as principais diferenças?
  4. A história da cidade do Rio de Janeiro é parecida com a história do município de Bonito?
  5. Pelo que aparece nos vídeos é possível identificar se as pessoas trabalham com as mesmas coisas na cidade do Rio de Janeiro e no município de Bonito?
  • Professor (a), em ritmo de discussão, organize uma dinâmica coletiva em sala de aula. Para isso, faça dois círculos grandes no quadro negro e diga aos alunos que vocês irão formar dois conjuntos: um com elementos que compõem as paisagens urbanas e outro com elementos que compõem as paisagens rurais.
  • Em seguida pergunte aos alunos:
  1. O que tem no conjunto da paisagem urbana?
  2. O que tem no conjunto da paisagem rural?
  • Quando terminarem de elaborar os conjuntos, pergunte aos alunos:
  1. O que é comum em ambos os conjuntos?
  2. O que é diferente entre eles?
  • Professor (a), quando terminarem a dinâmica dos conjuntos, oriente os alunos a fazer um desenho que represente uma paisagem urbana e uma paisagem rural mostrada nos vídeos.
  • Quando terminarem o desenho, peça que descrevam os elementos da paisagem que desenharam. Em seguida, oriente-os a descrever as semelhanças e as diferenças entre eles.
  • Professor (a), após essas atividades, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora:
  1. O lugar onde você mora é uma paisagem urbana ou rural?
  2. Como é a paisagem? O que é possível identificar?
  3. Como são as construções? São parecidas com as apresentadas nos vídeos?
  4. C que as pessoas costumam fazer? Com o que trabalham?
  • Observação: Professor (a), aproveite o momento d a discussão para reforçar a idéia de paisagem, destacar as diferenças culturais e o trabalho do homem na construção das paisagens urbanas e rurais.
     

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma história em quadrinhos onde deve ser representado o lugar onde ele mora. Peça que ele classifique a paisagem como urbana ou rural e que a descreva. O aluno será avaliado pelos desenhos e pela escrita. Professor (a), organize uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no pátio da escola.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 8/18 - 44.44%
  • Quatro estrelas 7/18 - 38.89%
  • Três estrelas 3/18 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jusciana, cal , Bahia - disse:
    juscianahara@hotmail.com

    24/10/2012

    Cinco estrelas

    excelente


  • cleude, ES. EST. QUINTO ALVES TOLENTINO , Minas Gerais - disse:
    cleudesilvasilva@yahoo.com.br

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    adorei


  • CARMEN , PREFEITURA DE CAMPINAS , São Paulo - disse:
    carmendias@ig.com.br

    13/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sequência pedagógica a ser desencadeada em sala.


  • Maria Mariza da Silva , Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho , Bahia - disse:
    marizyluar@hotmail.com

    03/04/2011

    Quatro estrelas

    O plano de aula apresentado é bastante interessante e significativo.vai me ajudar bastante Parabéns!


  • Eliete Duarte de Almeida, Escola Estadual Almirante Tamandaré , Rio Grande do Norte - disse:
    eliete.bio@hotmail.com

    19/10/2010

    Quatro estrelas

    Caro colega,a aula é muito interessante.Com certeza,fará o aluno ficar bem atento, contribuindo para sua respectiva aprendizagem.


  • Eliana M. F. santos, E.M. Prof Nair Rodrigues Queiroz , São Paulo - disse:
    Professoraelianajlf@gmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Bom dia! Como é bom encontrar com colegas como vocês, dispostos a dividir experiencias.Muito bom esse plano de aula, pretendo aplicar com meus alunos. Parabéns!


  • victoria, ESCOLA , Goiás - disse:
    vic.k9@hotmail.com

    03/09/2010

    Três estrelas

    eu achei muito bom, ele é otimo. MARAVILHAA essa aula foi muito boa ,as veses as pessoa não prescisa ir a escola com esse site bom de mais , PARABÉNSS


  • Ivonelia Alcântara, Instituto de Educação Régis Pacheco , Bahia - disse:
    ivonelia.alcantara@gmail.com

    08/05/2010

    Cinco estrelas

    O plano de aula apresentado é bastante interessante e significativo


  • Raquel Danuta Zaleski, NTE/ CEFAPRO , Mato Grosso - disse:
    zaleskii@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Boa tarde Colega! gostei muito da aula sugerida acredito que trabalhando da forma sugerida o professor da aréa terá bons resultados. Acredito que com este site a disposição teremos muitas sugestões para os nossos colegas professores . Abraço


  • Andrea márcia silva do nascimento, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ZUMBI DOS PALMARES , Alagoas - disse:
    deanascimento8@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esta aula apresenta uma dinâmica bastante importante para o entendimento dos alunos. pois os intrumentos técnicos usados facilitarão no ensino aprendizagem.


  • ALESSANDRA CARLA SOUZA CAMPOS, EMEF PROF LEVI ALVES DE FREITAS , Rondônia - disse:
    alessandra21_carla@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente aula!


  • José Olavo de Almeida, CARMINHA VASCONCELOS EEFM , Ceará - disse:
    olavoalmeida06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Boa noite colegas Sandro Nunes e Cristina Leite, plano de aula interessante esse que vocês elaboraram, pois além de levar o aluno a diferenciar um ambiente urbano de um rural, desperta também a curiosidade para os problemas enfrentados por cada um deles, contribuindo para que os alunos passam tomar conhecimento desses problemas e surgiram soluções. Demonstrar o resultado do trabalho através de quadrinhos é magnífico. Parabéns.


  • Samuel Castro, COMISSÃO ESTADUAL DO PROINFO , Roraima - disse:
    kastrosan@click21.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula. Parabéns pelo trabalho. Fica como sugestão utilizar material regional, algo que fala sobre seu Estado. Abraços.


  • Idercy Joaquim Ferreira , EE PADRE JOÃO TOMES , Mato Grosso do Sul - disse:
    idercy8@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Bom dia Colega! gostei muito da aula é muito importante acredito que trabalhando desta forma como foi esplanado ou editado o professor da aréa terá bons resultados. Com este site sugeridos encontraresmos muitas sugestões para os nossos colegas professores. Felicidade amigo.


  • avila de casio gonçalves, Universidade de Brasília , Distrito Federal - disse:
    avila_casio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante e proporciona ao aluno conhecer, diferenciar e refletir sobre o ambiente onde vive.


  • gilvanda malaquias de melo, municipal , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula é muito interessante; para se trabalhar com crianças de quarto ao quinto ano. vocé´esta de parabem ,nesta aula tem os objstivo que precisamos para trabahlar com os alunos.


  • Roberta, Brandão zardizyk , Rio de Janeiro - disse:
    betamacar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula me ajudou muito, estou começando a dar aulas, espero poder encontrar meu caminho e elaborar aulas tão boas quanto a sua. Obrigada;


  • Maria Mariza Da Silva Oliveira, ESC MUN CHAPEUZINHO VERMELHO , Bahia - disse:
    marizyluar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Boa noite colega! gostei muito da aula,,parabéns pelo trabalho. Abraços!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.