Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História em quadrinhos: a vida no campo

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender e analisar sobre a diferença entre vida no campo e vida na cidade; Desenvolver habilidades de produção textual e de pesquisa junto aos familiares; Conhecer sobre o gênero histórias em quadrinhos e desenvolver história em quadrinhos utilizando as TIC

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer uma roda de conversa sobre a experiência de cada um em passeios no campo e/ou passeios na cidade, conforme a experiência de cada um. Organize uma síntese das idéias em local visível para ser retomada durante a discussão a respeito do tema.

Estratégias e recursos da aula



Orientações didáticas

Essa atividade propõe a elaboração de uma história em quadrinhos a partir de uma pesquisa sobre como a família vê a vida no campo.
O objetivo é fazer o aluno envolver a família na realização de sua atividade e abrir um canal entre o aluno e a família.
Para tal atividade, o professor deve antecipar em reunião a atividade e pedir a colaboração dos familiares.

Seqüência Didática

No site do Portal do professor há a animação mostra o valor do mundo rural, remete à vida tranqüila, aos hábitos relacionados às plantações e colheitas, às estações do ano e culinária típica do campo.


Assista com os alunos e abra um debate sobre as diferenças entre a vida no campo e na cidade, estimule cada aluno a dar sua opinião.  Retome a conversa inicial com os alunos a respeito das experiências do grupo com relação ao campo e cidade.
Proponha que eles façam uma história em quadrinho sobre isso de acordo com o olhar de um membro da família ou comunidade. É importante que o aluno escolha quem será esse “parceiro” de trabalho

Faça uma folha de pesquisa sobre o que um membro da família pensa sobre a vida no campo.

Esse formulário pode ser elaborado coletivamente com os alunos.

Estude sobre a linguagem das histórias em quadrinhos;
Relação entre figura e texto;
A diferença dos quadrinhos para a comunicação;
A seqüência de uma história em quadrinho.
A elaboração do roteiro partindo do resultado da pesquisa com o familiar.

Na fase de elaboração do roteiro, será necessária muita intervenção do professor, para que a história tenha uma seqüência lógica, mensagem, começo, meio e fim, etc.
Os alunos devem ler muitas histórias em quadrinho para ampliar o repertório de idéias.

Para ajudar os alunos, o storyboard pode ajudar bastante, ou seja um planejamento quadro a quadro de seu roteiro.


Esse planejamento ajudará o aluno a buscar as imagens que irão compor sua história. O professor pode deixar um banco de cliparts, imagens em uma pasta para ajudar o aluno. 

Caso o aluno necessite de uma imagem específica, ensine-o a busca através de um buscador, como o www.google.com.br por exemplo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1704/imagens/camp.jpg

 

Para fazer a história em quadrinhos utilize o programa Hagaquê.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1704/imagens/tela00.jpg

Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/


Link de tutorial do Hagaquê
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/hagaque/index.htm

Estimule a imaginação das crianças na criação da história e depois de terminada a tarefa, faça um lançamento do gibi que dependendo das histórias pode ter mais de um volume e convide o familiar que foi parceiro do projeto para participar neste dia.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meu mundo Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação deverá contribuir para que o professor e os alunos identifiquem: - avanços com relação à produção do texto - se os alunos contemplaram aspectos relevantes com relação à vida no campo em suas produções - se os alunos perceberam e souberam utilizar as características do gênero História em quadrinhos Durante e ao final das produções o professor deverá sugerir que os alunos troquem de lugar para que um possa avaliar a contribuição do outro, deixando comentários que ressaltem tanto aspectos positivos como sugestões de melhoria. Cada aluno deverá ver os comentários deixados em suas produções e avaliar a possibilidade de melhorá-las Ao término é sempre importante organizar uma nova roda, em que os alunos discutem os avanços e desafios com relação às suas produções.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 6/14 - 42.86%
  • Quatro estrelas 3/14 - 21.43%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 1/14 - 7.14%
  • Uma estrela 4/14 - 28.57%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • karla soares santos, av aprender mais. , Goiás - disse:
    karlasoares-sta@holtimil.com.br

    30/10/2014

    Cinco estrelas

    eu adorei as suas ideias para historias em quadrinhos !!! obrigada vc me ajudou muito.....


  • conceicao clemente, escola maria josé , Ceará - disse:
    conceicaorp2009@hotmail.com

    28/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. Este plano me ajudou a montar um projeto que desnvolvi junto com aminha turminha de 4ºano.


  • Amanda, Cei , Santa Catarina - disse:
    amanda_linda@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Achei mto vaga para o nível da turma.


  • solange Francisca Guimarães Parreira, ESC EST DE ARAGARCAS , Goiás - disse:
    solange_sol.parreira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    HQs é uma atividade maravilhosa e os alunos adoram... É um plano excelente!!!!


  • soraia ramos, EM Professor Licurgo de Oliveira Bastos , Mato Grosso do Sul - disse:
    soraialob@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O ponto primerdial nessa aula é a proposta de interação com a família,prática taõ esquecida nos dias atuais. Parabéns!


  • Alderzi Parreira de Mendonça, EEPSG ALEXANDRE LEITE , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei bastante interessante este Plano de aula para introduzir o aluno de Educação Infantil no mundo das historinhas HQ.


  • arilene campos ramos, EEEF JOAO FRANCISCO CORREIA , Rondônia - disse:
    profarilenecampos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei do seu trabalho, parabéns. trabalhei hqs mas não usei esse método pretendo inserir nos próximos trabalhos. Um abraço.


  • Elissandra Andrade Lins Alves, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    elissandra_eli@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    GOSTEI MUITO DA AULA SUGERIDA A PARTIR DO USO DAS MÍDIAS. É MUITO PRAZEROSO PARA O NOSSO ALUNO UTILIZAR PRINCIPALMENTE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA,SAIR DA SALA DE AULA,DA MESMISSE COTIDIANA. PARABENIZO PELA ESCOLHA TAMBÉM DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS QUE FORAM UTILIZADOS,E A FORMA DE AVALIAÇÃO POSITIVA ,POIS LEVOU-OS A CONTINUAREM PRODUZINDO TEXTO QUE DE FATO E SEM DÚVIDA É UMA DAS FORMAS DE PODER PARTILHAR DO TRABALHO DO OUTRO, DE SOCIALIZAREM SEUS ERROS E ACERTOS. BRILHANTE AULA!


  • joselina merces de oliveira santos, COLEGIO DIMENSAO DO SABER , Bahia - disse:
    joselina.merces@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante e atrativa. Pois competir com os atrativos do mundo , tem sido um dos maiores desafios da escola. Desta forma , o resgate das HQ torna-se uma excelente opção. Parabéns pela idéia!


  • Élidi P. Pavanelli, E.E. PROFª.MARIA DE FÁTIMA GIMENEZ LOPES , Mato Grosso - disse:
    elidipavanelli@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Gostaria de saber como finalizou esta atividade. Houve um momento de socialização? Publicou, imprimiu? Estou trabalhando hq com meus alunos, mas estamos fazendo manualmente, gostei muito da sugestão e vou incluir no meu planejamento.


  • Walliton Rodrigues Contins, instituto evangélico ebenézer , Minas Gerais - disse:
    wallitonrodrigues@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    esta aula é super interessante, estarei utilizando em meu estágio de Letras. Parabéns pelo belo trabalho


  • Prof.Marcos Rodrigo da Cunha, Esc.Mun. Aldemir Lima Cantanhede/ Ariquemes , Rondônia - disse:
    marcosthebeautiful@gemail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua sugestão de aula,trabalho em uma escola onde os alunos do matutinos são da área urbana e os do vespertino da área rural.E aproveitarei sua idéia para trabalhar as diferenças.


  • Egberto Sales de Lima, EEF SANTO ANTONIO I , Ceará - disse:
    edelima39@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    O plano de aula em questão é bem elaborado e requer muita analise para a execução. A execução neste caso deve ser plena. O plano bem elaborado, muitas vezes não se aplica na sala ou no laboratório de informática. Um plano deve ser bem leve, aberto às possiveis indagações dos alunos, às modificações do mesmo. Percebo que o plano em questão não dá margem a este ponto que considero muito importante. Parece-me um tanto quanto fechado. Isso não é um erro, mas o professor deve prestar atenção.


  • Maria do Livramento, E M E F DARCY RIBEIRO , Pará - disse:
    livrmentus@gmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Gostei muito dessa aula. Percebe-se que ela leva em consideração o conhecimento prévio do aluno e principalmente o incentiva à criação. A professora está de PARABÉNS!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.