09/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao período colonial, como eram as casas, as igrejas, os comércios (arquitetura).
Para contextualizar o professor pode utilizar o vídeo: Parati (RJ) que fala sobre a cidade histórica, o turismo e a cultura. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/529/dominio-em-geo-0019.wmv
Agora apresente alguns prédios construídos nesse período:
Casa de Câmara e Cadeia, 1782 – Mariana, MG.
Casario de Tiradentes, MG
Atenção Professor! Destaque para a turma o estilo das construções coloniais, a dimensão dos prédios, as janelas, as decorações, os telhados, os materiais empregados, etc.
Agora apresente as característica da arquitetura neoclássica e explique sobre o momento histórico (período imperial, os barões do café, a influência da missão francesa).
Teatro da Paz – Belém, PA.
Desenho da fachada do edifício Alfândega, 1819-20. Grandjean de Montigny.
Para complementar a explicação o professor pode utilizar o vídeo “Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil]”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/563/dominio_em_geo_0022.wmv
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil]
Atenção professor! Ao apresentar o vídeo identifique junto com a turma o estilo arquitetônico dos prédios. Destaque para a turma as principais características da arquitetura do período, as colunas, os frontões, os telhados, o materiais empregados, etc.
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a arquitetura dos prédios históricos é hora de identificar o estilo arquitetônico na sua cidade.
Divida a turma em pequenos grupos e determine alguns prédios históricos a serem identificados. Os alunos deverão fazer o registro do prédio por meio de desenho ou fotografia. Após o registro deverão fazer um texto elencando as características do prédio e classificando em: barroco ou neoclássico. |
Atenção professor! Caso não seja possível uma expedição pelos pontos históricos de sua cidade, escolha algumas fotos e apresente a turma para exercitar a identificação.
Sugestão de Avaliação
Critérios | 60 | 80 | 100 |
Participação nas discussões | |||
Envolvimento nas atividades | |||
Articulação das idéias durante a apresentação | |||
Postura durante a apresentação do grupo | |||
Identificação correta dos estilos | |||
Comportamento durante a apresentação dos outros grupos | |||
Entrega dos prazos |
Nome | Tipo |
---|---|
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] | Vídeo |
Parati (RJ) | Vídeo |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!