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Água Social

 

14/08/2009

Autor e Coautor(es)
Ubiratã de Souza Dias
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O principal objetivo desta aula é aprofundar a discussão acerca da temática água. Pretende-se que ao final desta aula o aluno compreenda a água não somente como um recurso naturalmente disponível e elementar para o surgimento da vida e manutenção dos sistemas biológicos, mas também como um importante fator social, modelador de culturas e costumes, podendo até ser motivo para a geração de conflitos, principalmente quando esse recurso universal é tratado como propriedade ou quando diferentes interesses se chocam em relação ao seu uso.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Bioacumulação; ciclo da água; importância da água para os seres vivos
Estratégias e recursos da aula

ÁGUA

##Professor busque iniciar esta aula apresentando a sua turma questões que façam com que os alunos consigam expor e refletir sobre seus conhecimentos prévios sobre a importância da água. Você pode instigar seus alunos com simples questões tais como: "Qual a importância da água?"; "Qual a importância da água para os seres vivos? E para os seres humanos?" ##

Espera-se que diante questões como estas que os alunos somente se lembrem da água como elemento fundamental para todo ser vivo e para vida como a conhecemos, que o corpo humano é constituído por mais de 70% de água... São informações importantes sem duvida, no entanto devemos lembrar também que a água além de sua importância biológica também possui uma importância social muito grande.

####Veja também a aula "Água e Vida"####

ÁGUA SOCIAL

##Neste momento você deve dirigir sua aula de modo a orientar e estimular as reflexões de seus alunos sobre qual a importância social da água para as populações humanas##

A nossa sociedade pôde escolher diversos usos para esse recurso que pertence a todos. No Brasil nossa principal matriz energética é a geração de energia através das hidrelétricas. Aqui, bem como no resto do mundo, a água também toma seu lugar na indústria onde é usada tanto na fabricação de uma grande gama de produtos quanto para resfriamento e limpeza de maquinário; ela também está presente na pecuária, agronegócio etc.

Mas a água apresenta importâncias muito maiores do que seu uso como insumo na produção agrícola e industrial ou na simples higienização de nossos corpos, casas, indústrias e cidades. Ela determina questões culturais e sociais complexas que vão desde qual pode ser a matriz energética de um país até quanto tempo em media uma população gasta no banho. Tudo isso pode depender simplesmente de quanta água está naturalmente disponível em uma dada região. A água é um bem comum a todos, porem, as conseqüências do uso que cada um de nos dá à água também afetam a todos. Deste modo a sociedade precisa se organizar para definir quais serão os usos da água e de que modo esse uso pode ser efetuado. Desta forma nascem as leis normas e regras para o uso da água, no entanto a sociedade é diversa e constantemente interesses antagônicos se chocam.

Você pode obter mais informações sobre esse assunto nas seguintes paginas:

* Pagina 1:   A Ética no uso de água doce: Um levantamento
* Pagina 2:   Água: De Elemento Natural a Mercadoria
* Pagina 3:   A Água e Sua Distribuição Espacial

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É importante ressaltar que o mapa mostra diretamente a distribuição do acesso de seres humanos a boas fontes de água potável e não a distribuição natural de água no planeta. Neste momento da aula você pode evidenciar o fato de que abundancia de disponibilidade natural de água não implica necessariamente em abundancia na disponibilidade de água potável para as populações humanas. Esta observação explica o fato de que o Brasil, embora possua cerca de 13% da água doce do planeta, no mapa apresente menor porcentagem de boas fontes de água doce para a população em comparação com outros países que possuem uma menor disponibilidade natural de água, como paises do norte europeu, américa do sul, central e do norte. No mapa esses paises apresentam maiores porcentagens da população fazendo uso de boas fontes de água potável.

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1713/imagens/ipy07_vid_arcticpcb_l.jpg

Video 1 Contaminants in the Arctic Human Population

O Vídeo 1 mostra como populações humanas no Ártico são afetadas pela presença de poluentes em água oceânicas. O grande enfoque do vídeo é a bioacumulaçao e seus perigos para estas populações. Esse assunto pode ser introduzido ou relembrado através da exibição do vídeo.
Também pode-se discutir em sala a importância de acordos e legislações que regulamentem o bom uso dos recursos hídricos, bem como quais podem ser as conseqüências quando os estes não são respeitados ou simplesmente não conseguem garantir de fato a boa preservação da água.
 

O Vídeo possui 3m 30s e pode ser passado na integra durante a aula. O áudio esta em inglês, no entanto, legendas em português não estão ainda disponiveis.

 

## Neste momento você pode iniciar a discussão em sala sobre as relações sociais da água no Brasil. A idéia agora é mostrar que nem sempre abundância natural de água significa abundância na disponibilidade de água para as populações humanas (se necessário retome o uso do mapa) e que quando diferentes interesses sobre o uso da água se chocam, conflitos acontecem ##

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1713/imagens/Olharescruzados.gif

Video 2 Olhares Cruzados

 

O Vídeo 2 apresenta o vale do rio Ribeira de Iguape através de depoimentos de seus próprios habitantes. Indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores e ambientalistas mostrando seu olhar sobre essa região que sofre com diferentes interesses no uso de sua água e demais recursos naturais.

O Vídeo possui aproximadamente 35 minutos e se sugere que o professor faça a seleção previa de quais trechos pretende utilizar em sala de aula.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1713/imagens/emdefesadoribeira2v2.gif

Em Defesa do Rio Ribeira de Iguape                &nb sp;   

O Vídeo 3, uma produção do Coletivo Jovem Caiçara de Cananéia, mostra o choque de idéias entre distintos setores da sociedade. O vídeo, assim como muitos outros materiais, busca a conscientização quanto a que tipo de uso se deve dar as águas do rio Ribeira, o último grande rio do estado de São Paulo que ainda não possui nenhuma barragem ao longo de seu curso.

O vídeo possui 9m 12s e pode ser passado na íntegra em sala de aula. Recomenda-se que o professor assista ao vídeo previamente e que busque se informar melhor sobre a historia e situação atual do Vale do Ribeira.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1713/imagens/legislacao.gif

Saiba o que diz a legislação brasileira!

O vídeo 4 "Terra das águas" mostra a importância das políticas de saneamento e do tratamento de esgotos e efluentes, enfatizando o caso das comunidades do Vale do Ribeira. Cita o projeto "Observando o Ribeira", da Fundação SOS Mata Atlântica, cujo objetivo é o monitoramento da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape pela população. O vídeo discute também a importância de se preservar as áreas remanescentes da Mata Atlântica presentes no local.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

Professor, você deve finalizar a aula instigando seus alunos a buscarem mais informações sobre os assuntos abordados. Uma sugest&atild e;o é que se proponha, como atividade para casa, que os alunos desenvolvam uma dissertação sobre como é, para eles, a relação do bairro ou município onde moram com os recursos hídricos do local. Eles devem observar também quais são as medidas do poder público para a garantia de acesso à água de boa qualidade para as pessoas de sua região, e  que medidas públicas são tomadas para preservação e proteção da boa qualidade da água.
Outra atividade é dividir a sala em grupos que estudarão, nos links mostrados, a legislação brasileira. Cada grupo deve avaliar de maneira crítica cada item das legislações que dispõem sobre água e também aferir se a legislação vem sendo cumprida em seu bairro ou município.
 

Caso tenha alguma dificuldade em acessar um dos textos ou vídeos indicados, você também pode acessá-los diretamente de seu navegador, basta copiar o respectivo endereço do vídeo ou texto que está com problemas e cola-lo na barra de navegação de seu navegador.

Pagina 1: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127140POR.pdf
Pagina 2: http://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=75&article=47&mode=pdf
Pagina 3: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/a-agua-e-sua-distribuicao-espacial
Legislação: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/edicoes-da-revista/revista5/destaques-do-menu-superior/legislacao/legislacao
 

Vídeo 1: http://www.teachersdomain.org/resource/ipy07.sci.life.eco.arcticpcb/
Vídeo 2: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/videos/olhares_cruzados
Vídeo 3: http://www.youtube.com/wat ch?v=P0xkpU2urSw
Vídeo 4: portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action?resourceId=10933

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Terra das águas Vídeo
Mapa de distribuição de água potável no mundo Mapa
Recursos Complementares
É necessário equipamento multimídia para a exibição dos vídeos e objetos propostos.
Avaliação
Ao se pensar em como fazer uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os objetivos dessa avaliação e qual será sua utilidade para você professor. Seguem então sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades. Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para suas aulas alcancem sempre seus objetivos.
Opinião de quem acessou

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