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HOMEOSTASE E FISIOLOGIA HUMANA

 

13/03/2009

Autor e Coautor(es)
Alline Braga Silva
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem o intuito de relacionar os sistemas fisiológicos humanos, mostrando que todas as funções dos órgãos e tecidos estão interligadas para manter a homeostase do organismo.
Duração das atividades
3 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

SUGESTÕES: Professor, é interessante que essa seja uma aula introdutória aos sistemas fisiológicos humanos. Você pode escolher duas abordagens:

  • Falar de forma geral (de acordo com o texto apresentado), não entrando em detalhes de cada sistema. Isso pode ser realizado em 1 aula de 50 min. Nas aulas seguintes pode-se detalhar cada sistema;
  • Pode-se também detalhar cada sistema à medida que se mostra a relação entre os diversos sistemas do organismo. Dessa forma são necessárias 3 aulas.

 

## Para que essa aula desperte a curiosidade dos alunos, pergunte logo no início qual é a relação existente entre o sistema respiratório e o digestivo. Isso pode levar o aluno a pensar e depois descobrir que, mesmo que não haja uma relação aparente direta, as funções desses sistemas se interligam, mesmo que de forma indireta, para manter a homeostase do organismo ##

 

HOMEOSTASE
 
 
## Após a discussão inicial com os alunos, sobre a relação entre diferentes sistemas, é importante deixar bem clara a definição de homeostase, para que os mesmos não criem uma idéia vaga desse conceito##
 
Definição: Esse termo é utilizado para designar a manutenção das condições estáveis ou constantes no meio interno. Essencialmente, todos os órgãos e tecidos do corpo desempenham funções interrelacionadas que ajudam a manter constantes tais condições.
 
 

Abaixo será evidenciada a forma como cada órgão e tecido contribui para a homeostase.

 

TRANSPORTE DO LÍQUIDO EXTRACELULAR

 

Sistema Circulatório 

O  líquido extracelular é transportado por todo o corpo em duas etapas: a primeira por meio do movimento do sangue pelos vasos sanguíneos e a segunda pelo movimento do líquido entre os capilares sanguíneos e as células. À medida que o sangue atravessa os capilares, produz-se também um intercâmbio contínuo de líquido extracelular entre a porção de plasma de sangue e o líquido intersticial que ocupa os espaços entre as células. Os capilares são permeáveis à maioria das moléculas presentes no plasma sanguíneo, com exceção de proteínas, podendo tais moléculas se difundirem em ambos os sentidos entre o sangue e os espaços tissulares. Deste modo, o líquido extracelular de qualquer zona do corpo, tanto do plasma quanto dos espaços intersticiais, se encontra em um processo de mescla contínuo, mantendo assim uma homogeneidade quase completa desses líquidos em todo o corpo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/circulatorio.jpg                          http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/coracao.jpg

Vídeo, em espanhol, do Sistema Circulatório                                         Coração humano

 

 

 ORIGEM DOS NUTRIENTES DO LÍQUIDO EXTRACELULAR

 

Sistema Respiratório

Cada vez que o sangue passa pelo corpo, flui também pelos pulmões.  O sangue capta oxigênio nos alvéolos, que é necessário às células.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/respiratorio.jpg                http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/respiratorioportal.jpg

Vídeo, em espanhol, do Sistema Respiratório                             Sistema respiratório


 

Trato Gastrointestinal

Uma grande quantidade de sangue bombeada pelo coração atravessa também as paredes do trato gastro-intestinal, onde absorve nutrientes dissolvidos, tais como carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/digestivo.jpg                     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/digestorioportal.jpg

 Vídeo, em espanhol, do sistema digestivo                                  Sistema digestório

 



Fígado e outros órgãos que desempenham funções metabólicas

Nem todas as substâncias absorvidas no trato gastro-intestinal podem ser utilizadas pelas células na forma em que foram absorvidas.  O fígado transforma a composição química de muitas dessas substâncias em formas mais utilizáveis, e outros tecidos do corpo, como os adipócitos, a mucosa gastrointestinal, os rins e as glândulas endócrinas, ajudam a modificar as substâncias absorvidas ou armazenadas.

 

Sistema musculoesquelético

Esse sistema permite que o corpo se desloque até o lugar correto, no momento adequado, para obter os alimentos necessários para a nutrição. Além disso, proporciona mobilidade para proteger-se das condições adversas circundantes, evitando que o organismo e os mecanismos homeostáticos sejam destruídos.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/musculos.jpg                       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/musculo.jpg

Vídeo, em espanhol, dos músculos                                                     Contração muscular


## Nesse momento pode-se aproveitar para citar exemplos, ou mesmo pedir exemplos aos alunos. Alguns exemplos são a contração do diafragma durante a respiração pulmonar e casos de má circulação sanguínea  em pessoas que trabalham muito tempo sentadas, não movimentando os músculos da perna. Outras situações que relacionem ao cotidiano (corridas, ato sexual, excesso de alimento, frio, etc) devem ser incentivadas para relação entre sistemas fisiológicos e possíveis situações de distúrbio ##
 

ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS FINAIS DO METABOLISMO

 

Pulmões: ao mesmo tempo que o sangue capta oxigênio nos pulmões, libera também dióxido de carbono, que é o produto final mais abundante do metabolismo.

 

Rins: À medida que o sangue passa pelos rins, elimina a maior parte de substâncias contidas no plasma e que não são necessárias às células. Essas substâncias consistem em diferentes produtos finais do metabolismo celular, tais como uréia e ácido úrico. Também contêm os excessos de íons e água dos alimentos que se acumularam no líquido extracelular.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/urinario.jpg                    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/urogenital.jpg

 Vídeo, em espanhol, do sistema urinário                                      Sistema urogenital masculino


 

REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS

 

Sistema Nervoso

O sistema nervoso está composto por três porções principais: a porção sensitiva aferente, o sistema nervoso central e a porção motora eferente. Os receptores sensitivos detectam o estado do corpo ou o estado do entorno. O encéfalo tem a capacidade de armazenar a informação, gerar pensamentos e determinar reações em resposta às sensações. Os sinais apropriados se transmitem posteriormente através da porção motora eferente.

Uma grande parte do sistema nervoso se denomina sistema autônomo. Opera em um nível subconsciente e controla muitas funções dos órgãos internos, tais como a atividade de bombemento do coração, os movimentos gastrointestinais e as secreções glandulares.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/nervoso.jpg

 Vídeo, em espanhol, do sistema nervoso

 

Sistema Hormonal

No corpo existem oito glândulas endócrinas principais que secretam substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são transportados no líquido extracelular a qualquer parte do corpo para ajudar a regular a função celular. Por exemplo, a insulina controla o metabolismo da glicose.

O sistema nervoso regula fundamentalmente as atividades musculares e secretoras do corpo, enquanto que o sistema hormonal regula principalmente as funções metabólicas.

 

 REPRODUÇÃO

A reprodução ajuda a manter a homeostasia, gerando novos seres que ocupam o lugar dos que morrem. Porém, essa homeostasia já deve ser analisada em um nível maior, o de populações ou mesmo de comunidades (quando se analisam várias espécies). Com a reposição dos indivíduos, mantém-se uma baixa entropia, já que organismos vivos possuem uma estrutura organizada, de baixa entropia.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/reprod_feminino.jpg               http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/reprod_masc.jpg

Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor feminino         Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor masculino

  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1716/imagens/reprod_feminino_portal.jpg        
 


ATIVIDADE: Peça para seus alunos desenharem um diagrama, com setas interligando os sistemas abordados. Acima  das setas, peça-lhes para escrever por qual motivo esses sistemas se relacionam. Após isso, tente mostrar-lhes que o desenho do diagrama é circular, ou seja, todos os sistemas são interdependentes.
 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração humano Animação/simulação
Sistema urogenital masculino Animação/simulação
Contração muscular Animação/simulação
Sistema respiratório Animação/simulação
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Sistema digestório Animação/simulação
Recursos Complementares
O texto desta aula foi baseado no livro Fisiologia - Guyton, 10° edição. Os vídeos em espanhol estão todos localizados no site www.educarchile.cl. Nesse endereço, além de poder visualizá-los online, também pode-se fazer o download dos arquivos.
Avaliação
Antes dessa matéria ser abordada, pode-se fazer um questionário perguntado quais as relações existentes entre determinados sistemas, tais como circulatório e respiratório, excretor e digestório, etc. Após a aula, pode-se realizar outro questionário semelhante, pedindo que os alunos estabeleçam as relações entre os principais sistemas e que digam o objetivo de estarem interrelacionados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 12/16 - 75%
  • Quatro estrelas 4/16 - 25%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

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Opiniões

  • gabriela, h , Piauí - disse:
    gabrielaalves-199945@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    adorei


  • monica fasoli, E.E. Marcos Alexandre Sodré , São Paulo - disse:
    monicabfasoli@gmail.com

    03/09/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante e didático.


  • Rosimara Walsh, CIEP JOÃO GREGÓRIO GALINDO , Rio de Janeiro - disse:
    rosimarawalsh@gmail.com

    04/06/2013

    Quatro estrelas

    Foi muito útil, didático, uma boa explicação para os alunos. Gostei Bastante!


  • Elisson Ramos, Cólegio Estadual Professor Gomes Neto , Sergipe - disse:
    elisson_20garoto@hotmail.com

    31/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito desse conteúdo. É bem explicado e de fácil entendimento. Gostaria q na área do sistema nervoso fosse mais ampla e também com mais opções de vídeos explicativos em relação ao sistema nervoso.


  • michele, radium/radiologia , Rio de Janeiro - disse:
    michelevguedes@hotmail.com

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    showwwwwwwwww


  • michele, radium/radiologia , Rio de Janeiro - disse:
    michelevguedes@hotmail.com

    19/07/2012

    Cinco estrelas

    muitooooooooooooooooo bom


  • Cristina Camargo, Universidade Federal de Góias , Goiás - disse:
    crizenha_15@hotmail.com

    13/02/2012

    Cinco estrelas

    Nossa, estou diante de um verdadeiro tesouro! Muito didático! Tudo está excelente.


  • paloma , unip , São Paulo - disse:
    palomaloira@hotmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    estou gostando esta me ajudando muito pra prova amanha. vou indca para os meus colegas q fazem veterinaria comigo


  • kleyton santana dos santos, Outros Países - disse:
    kleytyn@hotmail.com

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito desse site fez abrir mais os meus pensamentos para essa materia vou passar este site pra meus amigos de facu


  • Braz Soares da Silva, HCAL Hospital de Clínicas Alberto Lima , Amapá - disse:
    brazsrsdslv3@gmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá Boa noite, foi casual achar este site, gostei das aulas, são ótimas, serviu muito para a minha pesquisa escolar para a filha de uma colega de trabalho, indicarei para os meus amigos aqui de Macapá, AP, legal é 10.


  • danielle, Oficina-escola As mãos de luz , Rio de Janeiro - disse:
    daniecalvin@hotmail.com

    19/10/2010

    Quatro estrelas

    Suscinto e claro.A objetividade é de fundamental importância para que a aula não seja repetitiva, de difícil compreensão e por isso mesmo, cansativa.Fica a dica da presença do Aurélio em sala para eventual pesquisa de palavras que por motivos óbvios ainda são desconhecidas dos jovens.


  • thiagoamaral, univesidade potiguar , Rio Grande do Norte - disse:
    thiagoamaral@unp.br

    13/08/2010

    Cinco estrelas

    esta aula e excelente mande mais aula de odontologia para esse E-mail...


  • bruna, GEO , Paraíba - disse:
    nanascarvalho@hotmail.com

    09/05/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito boa. me ajudou muito para a prova!


  • Isnara, Centro de Ensino Médio 12 , Distrito Federal - disse:
    ysnaraaraujo@hotmail.com

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    o assunto escrito esta muito bem expricado,excelente.obrigado mais uma vez.! ok!!!!!


  • PROFESSOR UILLIAN, Escola Professora Iêda Alves de Oliveira , Bahia - disse:
    uillian_100@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa maravilhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Lina, Escola Modelo , São Paulo - disse:
    lferraz11@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Muito obrigada


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