Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propagação de calor: irradiação

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como ocorre transmissão de calor por irradiação.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Compreender os conceitos de calor e energia.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1720/imagens/problematizacao.gif

Momento 01

Podendo ser chamada de irradiação ou radiação é uma das formas de propagação de calor. Por meio da irradiação é que a Terra é aquecida por meio do Sol . O calor é transferido através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante, podendo, diferente da condução e a convecção ocorrer no vácuo.

Você sabe por que um corpo escuro absorve mais calor que os claros? Já percebeu isso quando sai com uma roupa escura sob o Sol?

A radiação térmica ao incidir em um corpo tem uma parte absorvida e outra refletida pelo corpo. Corpos escuros absorvem a maior parte da radiação que incide sobre eles, enquanto os corpos claros refletem quase totalmente a radiação térmica incidente.

Quando ocorre a propagação de calor por irradiação?

  • no calor de uma fogueira;
  • ao ficarmos com a mão, por alguns instantes, perto de uma vela;
  • ao tiramos a panela do fogo e aproximamos a mão de seu fundo;
  • expostos a luz do sol também podemos perceber a irradiação de calor, pois sentimos o calor irradiado do Sol, etc.

 

 Vamos realizar o seguinte experimento, que tem por objetivo mostrar que ocorre transmissão de calor por irradiação, para compreendermos melhor o tema:

 
Após a realização deste experimento, sugiro que, assista e discuta com os alunos o vídeo a seguir sobre a Propagação de Calor: irradiação, de aproximadamente 1 minuto.
 
 
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1720/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif
 
Momento 02

Com o intuito de responder os questionamentos a seguir, proponha aos alunos que em duplas ou trios realizem a atividade proposta, Irradiação Térmica.

Sabe-se que o calor é propagado espontaneamente de um ponto de maior temperatura para um outro ponto de menor temperatura. Uma das formas de transmissão ocorre através do deslocamento de matéria, como no caso da água que é posta no fogo para ferver; a outra é através de um meio material que conduz o calor, sem haver, no entanto, transporte de matéria, como no caso da colher que esquenta o cabo, sem que ele esteja em contato direto com a chama do fogo.
Nas formas mencionadas, a propagação do calor está condicionada à existência de um meio material, certo? Como, então, o Sol pode aquecer a Terra, se o espaço entre estes dois astros, além dos limites da camada atmosférica, é caracterizado pelo vácuo?

 

Atividade: Irradiação térmica

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1720/imagens/CATARSE.gif
 

 Momento 03

 

 

  1. Em no máximo, 4 laudas, proponha aos alunos que produzam, individualmente:
  • um quadro síntese que apresente exemplos de propagação de calor por irradiação, bem como imagens que ilustrem os exemplos apresentados;
  • apresentem a resposta aos questionamentos apresentados no início do momento 02.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Propagação de calor por irradiação Experimento prático
Irradiação Térmica Experimento prático
Recursos Complementares
- Aula: Transmissão de calor: conceitos básicos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1671&myPrivateLesson=true. Acesso 05 de mar. de 2009.

- Transmissão de Calor. Testes. Disponível em: http://br.geocities.com/saladefisica2/testes/transmissao.htm. Acesso em 05 de mar. de 2009.

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.