14/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
FOTOSSÍNTESE
A Fotossíntese significa etimologicamente síntese pela luz. A atividade fotossintética das plantas, das algas e de algumas bactérias promove o armazenamento da energia solar em moléculas orgânicas ricas em energia a partir de moléculas inorgânicas simples, como a água (H2O) e o dióxido de carbono (CO2).É um processo no qual a energia solar é armazenada nas ligações químicas das moléculas de carboidratos.
**Professor, você pode optar por utilizar as animações abaixo para começar a aula, elas são mais básicas e servem para introduzir conceitos mais básicos e gerais sobre a fotossíntese.
Animação on-line: http://www.pbs.org/wgbh/nova/methuselah/photosynthesis.html
Animação on-line: http://www.goalfinder.com/preview/SPLPHE9.swf?productid=39
Natureza da Luz
Primeiramente é importante definir com os alunos as propriedades da luz. O físico Isac Newton, a cerca de 300 anos, separou a luz em um espectro de cores visíveis ao passa-la através de um prisma. Mais tarde foi demonstrado que a luz possui propriedades de onda e partícula, ou seja, em determinados momentos a luz comporta-se como onda, em outros como partícula. Também foi descoberto que luz visível aos nossos olhos compreende apenas uma pequena variação dentro do espectro da onda luminosa. A planta consegue absorver uma determinada variação do comprimento de onda da luz para poder realizar a fotossíntese.
**Utilize o objeto abaixo para ilustrar os espectros de cores visíveis aos alunos.
Pigmentos Fotossintetizantes
Para energia luminosa ser utilizada por seres vivos ela deve ser primeiramente absorvida. Uma substância que absorve a luz é conhecida como pigmento. A clorofila, o pigmento que torna as folhas de cor verde, absorve a luz principalmente nos comprimento de onda do violeta e azul, e também do vermelho. Por causa disso a clorofila reflete principalmente a luz verde, e por isso, as plantas clorofiladas mostram-se verdes.
** Sugestão de atividade: O recurso acima pode ajudá-lo para trabalhar com a idéia de luz e as cores dos objetos, e os pigmentos responsáveis pelo mesmo. Neste objeto é possível informar-se de atividades práticas que sejam mais palpáveis para os alunos, trabalhando com seus sentidos visuais.
Onde está a clorofila nos seres vivos?
Aqui é possível contextualizar os locais da folha onde ocorre a fotossíntese, é possível ainda introduzir ou retomar (caso já tenha sido dado) o cloroplasto; contextualizar onde ele está localizado na planta (folhas).Utilize a animação abaixo para tal. Escolha no menu da animação: FOLHA
*****
animação 1 ou escolha baixar a animação em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412É importante ainda mostrar aos alunos que outros seres possuem o pigmento da clorofila e realizam a fotossíntese, como bactérias e algas. Elas são importantes produtores nas diversas cadeias alimentares do globo.
Imagem1: Algas unicelulares, fotossintetisantes. Imagem 2: Cianobactéria
**Ver aula : A importância das bactérias para vida, que demonstra a importância dos seres procariontes fotossintetizantes. É possível também trabalhar a teoria endossimbionte de seres procariontes(autotróficos) com seres eucariontes heterotróficos, sendo uma das teoria mais aceitas que explica o aparecimento do cloroplasto.
Reações da Fotossíntese
As várias reações que ocorrem durante a foto ssíntese são divididas em dois principais processos:
***IMPORTANTE:Professor, alguns conceitos muitas vezes são confundidos pelos alunos quando é tratado o assunto da fotossíntese, por isso é necessário destacar:
- A fotossíntese não é o contrário da respiração aeróbica. Caso seja necessário, utilize o recurso abaixo. Nele é possível demonstrar o processo da respiração.
- Enfatizar que o oxigênio, na fotossíntese surge da hidrólise da água, e não é proveniente do CO2.
- Salientar, que os vegetais, embora façam fotossíntese também respiram. Lembrar que a célula vegetal possui tanto cloroplastos quanto mitocôndrias (responsável pela respiração)
** Na animação abaixo é possível trabalhar com a organela do cloroplasto, bem como demonstrar as equações gerais, e as diferentes etapas das reações da fotossíntese.
ANIMAÇÃO ou escolha baixa-la em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2260
**Este objeto é muito extenso, possui muitas informações, sendo que algumas delas você poderá demonstrar estruturas, reações e esquemas práticos. Porém fique atento ao conteúdo desejado, é importante filtrar as informações necessárias aos objetivos de sua aula. É possível ainda utilizar outras opções deste recurso para contextualizar o aluno.
Fonte imagem 1: http://www.educarchile.cl/UserFiles/P0001/Image/CR_Imagen/articles-95276_imagen_0.gif
Fonte imagem 2: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Procaryota?uselang=pt
Nome | Tipo |
---|---|
Luz e cores | Experimento prático |
Light dispersion conceptual | Imagem |
Ver aula: energia e seres fototróficos
Ver aula: Fatores que influenciam a fotossíntese
Ver aula: seres fotossíntetizantes e os diferentes biomas
É possível utilizar a sugestão da atividade acima para avaliar: a participação dos alunos e identificar os conceitos e relações desenvolvidas por eles de acordo com o objetivo da aula, ou seja, ver se eles serão capazes de relacionar o conteúdo passado na atividade, com o conceito teórico da fotossíntese.
**IMPORTANTE**: Vale lembrar que a avaliação é um instrumento para o professor diagnosticar a aprendizagem e a aplicação de sua própria aula, podendo assim, caso necessário mudar as estratégias de ensino para atingir ao máximo todos os objetivos da aula em sua classe.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/08/2010
Quatro estrelasA aula está muito bem planejada, inclusive com detalhes e comparações bem definidos, além de que o assunto sobre a fotossíntese é de suma importância para todo o estudo de ciẽncias e biologia. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula! parabéns professor! tenho certeza que meus alunos irão se interessar muito mais pela aula...