19/08/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Analisar e identificar os compostos aromáticos contendo vários anéis benzênicos condensados.
Funções Orgânicas:
- Alcanos
- Alcenos
- Alcinos
- Hidrocarbonetos Aromaticos
- Estrutura do Benzeno
Momento - 01
No Laboratório de Informática os alunos deverão problematizar e discutir a identificação dos compostos aromáticos chamados de naftaleno e construir um mapa conceitual. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam os segmentos que utilizam o naftaleno. As palavras-chave deverão constituir o Mapa Conceitual da utilização do naftaleno. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.
Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ acessado 08/08/2010
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
Todos os compostos aromáticos possuem anéis condensados? Ou será que apenas alguns desses compostos possuem esse tipo de característica?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
Explicando
Compostos Aromáticos com vários Anéis Benzênicos
Existe uma importante classe de compostos aromáticos que possuem vários anéis condensados. Esses compostos são obtidos pelo aquecimento do alcatrão da hulha. Na verdade o naftaleno sublima facilmente e é o principal componente da naftalina. O antraceno é uma importante matéria-prima na fabricação de corantes, e a estrutura do fenantreno, por sua vez, é um verdadeiro esqueleto de uma importante classe de compostos naturais: os esteróides.
Já o s compostos aromáticos com núcleos condensados, como o naftaleno, não existem isolados no carvão, sendo formados pelo aquecimento do alcatrão. Há algum tempo já se sabia que os trabalhadores das refinarias apresentavam anormal incidência de câncer de pele; no entanto, apenas muito tempo depois descobriu-se que a doença era causada por excessiva exposição a compostos aromáticos com anéis condensados. Substâncias cancerígenas dessa classe também foram descobertas na fumaça do cigarro, em gases do escapamento de carros e na queima de carvão de churrasco.
Laboratório de Informática
Professor(a) através da imagem abaixo, será possível demonstrar aos alunos a estrutura de uma forma tridimensional da molécula do naftaleno. A partir da análise da imagem responda as questões referente a estrutura do naftaleno.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13846 acessado 08/08/2010
1) O naftaleno possui algum tipo de sinônimo? |
( ) Não possui sinônimos ( ) Naftalina ( ) Naftina ( ) Nafteno |
2) Qual seria a sua fórmula molecular do naftaleno? |
( ) C10H8 ( ) C11H9 ( ) C12H10 ( ) C12H9 |
3) Quantas ligações duplas o naftaleno possui? |
( ) 4 ligações ( ) 5 ligações ( ) 6 ligações ( ) 7 ligações |
4) O naftaleno sofre o processo de ressonância? |
( ) Sim ( ) Não Por quê? |
5) Qual a classificação da família química do naftaleno? |
( ) Hidrocarboneto aromático ( ) Propriedade coligativa ( ) Solução Saturada |
A resposta de cada questão deverão ser anotados no cadeno por todos os alunos, pois servirão como subsídio no decorrer da aula.
Professor(a) no vídeo abaixo, você terá a oportunidade de ver a demonstração de uma aula prática realizada no laboratório de química. Neste vídeo você poderá acompanhar todas as etapadas de mudanças de estado físico da naftalina. Acesse o link abaixo para visualizar o vídeo do youtube.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U1KyiKPa384 acessado 08/08/2010
Logo após assistir o vídeo peça aos alunos que respondam as perguntas abaixo.
1) Quais foram os materiais utilizados na aula prática de laboratório? |
2) Quais foram os estado físicos demonstrados durante a reação apresentada? |
3) Como ocorreu a formação de cristais no final da reação? |
4) Durante a realização da aula prática o professor nao utilizou uma luva! Sabendo que o vapor da naftalina é cancerígeno, houve despreparo por parte do professor por não estar utilizando uma luva? |
Laboratório de Informática
Solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 6 pessoas e elaborem uma apresentação sobre as principais características dos compostos aromáticos, como subsídio faça a pesquisa em diversas páginas da web utilizando as ferramentas do laboratório de informática. Em seguida utilizem o Software de Apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.
Para saber nais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível no link: https://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm acessado 08/08/2010
Logo após as atividades proposta acima, realize uma mesa redonda em sala e depois a classe deverá organizar um programa jornalístico que poderá ser denominado de “A utilização comercial do naftaleno". Apresente o roteiro abaixo para que se organizem e após concluído possam apresentá-lo à toda comunidade escolar e aos seus professores no horário de intervalo do recreio escolar.
Para saber mais sobre indique a Aula: "Criando um jornal falado" que está disponível no link abaixo:
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080 acessado 08/08/2010
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
Nome | Tipo |
---|---|
Naftaleno | Imagem |
Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/naftalina-faz-mal.htm acessado 08/08/2010
Mundo Educação
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/cuidado-com-naftalina.htm acessado 08/08/2010
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=NAFTALENO acessado 08/08/2010
Professor para avaliação deverão ser considerados os seguintes critérios:
- Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates;
- Participou das dinâmicas em grupo;
- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;
- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;
- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;
- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;
- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano;
- Participação na construção do programa jornalístico;
- Participação na construção do google docs.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!