19/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
**Clique para baixar: ** ESTÔMATOS **
TEMPERATURA
A temperatura influência de diversas maneiras o funcionamento da planta. A própria transpiração e abertura e fechamento de estômatos pode ser muito influênciadas pela temperatura, veja no recurso acima quais são as consequências deste aumento.
O aumento da temperatura a curto prazo induz:
Os efeitos a longo prazo do aumento da temperatura são
• Aumento na fluidez da membrana;
• Aumento na atividade enzimática, das enzimas do ciclo de Calvin;
• Aumento do teor de pigmentos, do número e do tamanho das unidades fotossintéticas;
• Aumento da eficiência fotossintética e da biomassa;
• Diminuição da atividade respiratória e do estimula da atividade fotossintética à temperatura
LUMINOSIDADE
***Professor, vale a pena voltar a mesma questão do início desta aula: " Se a fotossíntese só dependesse da luz, vocês acham que: quanto mais luz a planta absorvesse, mais fotossíntese ela faria?"
De fato, se considerarmos uma planta em condições ideais de temperatura e concentração do gás CO2(constantes),quanto maior a luminosidade, a taxa de fotossíntese aumentará progressivamente. Contudo chega um determinado momento em que a intensidade luminosa aumenta, enquanto a taxa fotossintética deixa de aumentar chegando a um limíte. Esse valor é denominado ponto de saturação luminosa. Isto ocorre pois a planta chega ao máximo de estruturas (enzimas e proteínas) disponíveis para realizar as reações, independente da quantidade de luz.
Luzes de cores distintas, ou seja, com diferentes comprimentos de onda, influenciam de modo variado no processo fotossintético. A clorofila absorve mais eficientemente os comprimentos de onda correspondentes ao azul, violeta e ao vermelho.
Nome | Tipo |
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Salinidade do solo | Experimento prático |
pH do solo | Experimento prático |
Veja aula: Processo da fotossíntese;
Veja aula: Energia e seres Fototróficos;
Veja aula: Seres fotossíntetisantes e os diferentes e bioma
Seguem sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades
**IMPORTANTE**:Vale lembrar que a avaliação é um instrumento para o professor diagnosticar a aprendizagem e a aplicação de sua própria aula, podendo assim, caso necessário mudar as estratégias de ensino para atingir ao máximo todos os objetivos da aula em sua classe. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx CONSTRUÇÃOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
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