02/03/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá aprender porque a direção do vento é um fator importante para a migração dos pássaros.
Não há necessidade.
Professor você pode iniciar esta aula conversando com os seus alunos a respeito do fascínio que o Homem sempre teve pelo vôo dos pássaros, sobretudo pelo fato de conseguirem percorrer longas distâncias geográficas. Pergunte a eles se já tiveram a oportunidade de ver um bando voar e se conhecem as razões que levam alguns pássaros a percorrer longas distâncias.
(Disponível em: http://www.ambientum.com/revista/2007/especiales/migracion_aves/imag/sol_aves.jpg )
Qual o principal motivo que faz com que os pássaros migradores percorram longas distâncias geográficas?
Informações sobre a migração de pássaros podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.azibo.org/migracao.html
Você pode propor aos seus alunos que se imaginem como pássaros e perguntar:
E se vocês fossem pássaros? Qual direção em que provavelmente voariam hoje?
Neste segundo momento da aula, você pode comentar com seus alunos que a questão da direção do vento também é importante para o vôo dos pássaros, assim como para as aeronaves como helicópteros e aviões, isto porque existe uma implicação no gasto de combustível (energia, reserva, “comida”) tanto para as aves como para as aeronaves. Este tipo de comentário pode justificar a importância de entendermos como ocorre a formação do vento. Para que os alunos possam compreender este processo, sugerimos que eles construam o experimento que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5449
Informações sobre a formação do vento podem ser encontradas no link:
http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/brisa.html
Caso o professor deseje poderá fazer uso do vídeo que se encontra no link abaixo, nele, encontrará informações sobre a migração das aves. Sugerimos que você chame atenção dos alunos sobre os motivos que fazem as aves migrarem e como elas se preparam para percorrer grandes distâncias:
http://www.youtube.com/watch?v=v2L5MFoOIBE
Sugira como atividade que os alunos se dividam em grupos e construam birutas. As orientações para a construção da biruta se encontram no link abaixo. Depois, sugira que os alunos façam uso das birutas e comparem com seus colegas os resultados (o interessante é que possam depois da construção do experimento, fazer uso do instrumento em diferentes locais). Oriente-os para observarem se na região onde vivem há muito ou pouco vento, e se observam ausência ou presença de pássaros utilizando o vento para planar e economizar energia.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10938
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!