Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iluminismo

 

10/03/2009

Autor e Coautor(es)
Maria da conceição Gomes da Silva
imagem do usuário

DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA

Maria da Conceição Gomes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Interagir com a professora, colegas e Escola. • Identificar os principais precursores do Iluminismo. • Descrever os pensadores que mais se destacaram no Iluminismo.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que já sabe sobre a História do Iluminismo, o pensamento no Século das Luzes.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula


1ª etapa
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que sabem a cerca do significado do Iluminismo, o que lhe vem à mente ao ver esta palavra. Registrar os significados narrado pelos alunos (Favorece a oralidade e o pensamento criativo)

2ª etapa
Elaborar, a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser pesquisado, pelos alunos. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre os educandos permite o trabalho com a leitura e a escrita).

3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)

4ª etapa
Dividir os alunos em duplas nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Iluminismo; Percussores do Iluminismo. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.

5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leitura e interpretação)


6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história do Iluminismo, utilizando imagens dos principais percussores do Iluminismo, e algumas obras do período do Iluminismo. (favorece o conhecimento da nossa história vista por outro ângulo, a leitura de imagens).

7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre frases e pensamentos do Iluminismo utilizando gravuras e breve histórico dessas. (estímulo ao trabalho em grupo, contextualização; e valorização da pesquisa dos alunos).

8ª etapa
Criação de Textos sobre o Iluminismo, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog do Jornal Estudantil)
 

Recursos Complementares
Micros, impressora, DVD, Jornais, revistas, livros, cartolina.
Avaliação
• Avaliação processual- participação, atenção, argumentação em debates e em produção textuais, resolução de atividades escritas e orais. Assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jair Silva, E M PROF WASHINGTON MANOEL DE SOUZA , Rio de Janeiro - disse:
    profjairsilva@hotmail.com

    26/05/2013

    Quatro estrelas

    Algumas ideias vieram ao encontro de minha necessidade. Aplicarei e depois registrarei os resultados.


  • judite ferreira da silva, ESC MUL PAULINO SIQUEIRA , Paraíba - disse:
    jualegriadesaber@gmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    esta aula foi muito proveitosa amei!


  • Betania vitorio, UNOPAR , Bahia - disse:
    betaniavitorio@hotmail.com

    05/09/2010

    Quatro estrelas

    sua aula estsr perfeita me ajudou muito como minha sugestão de atividade para a facudade obrigada


  • João Araujo da Silva Filho, CE Ribamar Pinheiro , Maranhão - disse:
    joaoaraujofilho@hotmail.com

    16/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei muitíssimo interessante, tendo em vista as estratégias utilizadas, que dão ênfase à participação do educando.


  • gileno nunes neto, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ROBERTO SANTOS , Bahia - disse:
    leno.nunes@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    gostei muito do material, vai ser muito util. atenciosamente gileno nunes


  • Irailde Salgado do Amaral Campos, Gasparino Batista da Silva , Pará - disse:
    iraildeamaral@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é bastante interessante haja vista quantidade de tarefas que a professora incentiva os alunos a realizarem até que se chegue a avaliação. Caso eu tivesse que ministrar esta aula eu ainda incluiria o recurso data show, cd de filmes históricos que levassem os alunos a visualizarem imagem que podesse reforçar o aprendizado recebido e apesar de tradicional eu também incentivava os alunos a construirem o seu proprio conceito de iluminismo.


  • antonio carlos, E.E. Coração Eucarístico , Minas Gerais - disse:
    acrjmnr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    achei produtiva, mesmo sendo extesa como alguem já comentou é válido acrescentar na pesquisa o item questão sócio-economica, condição da população, posição do clero, etc.


  • Sônia Maria Rezende Santos, NTE - BELÉM - (Marco) , Pará - disse:
    soniarezendesantos@gmail.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A proposta é boa , mas talvez leve muito tempo para realizar e há outros assuntos a serem trabalhados. Mesmo assim irei experimentar a proposta.


  • Maria Valdinéia de Oliveira Adão, EMEF SAMUEL BATISTA CRUZ , Espírito Santo - disse:
    valdineia.adao@ig.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A sugestão se mostrou dinâmica em relação às atividades sugeridas, no entanto, em minha opinião, muito extensiva e um pouco fora do contexto, uma vez que o objetivo principal seria o de conscientizar o aluno da situação socio-econômica em que se encontrava a sociedade européia da época, estabelecendo, claro, um paralelo com a condição socio- econômica da nossa sociedade no contexto atual. E esse detalhe não foi comtemplado nesta sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.