Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Primeira Guerra Mundial

 

10/03/2009

Autor e Coautor(es)
Maria da conceição Gomes da Silva
imagem do usuário

DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA

Maria da Conceição Gomes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Interagir com a professora, colegas e Escola. • Identificar um fato que marcou o início da Primeira Guerra Mundial. • Citar as causas principais da Primeira Guerra Mundial.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Primeira Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa-
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando o estopim deste conflito o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina), como ponto de partida para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição um Texto relacionado à temática em questão.
Aula I: Antecedentes
Duração: 50 minutos

2ª etapa
Dividir a turma em grupos e apresentar o texto: O início da Grande Guerra. Nas atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas às investigações que levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra a Servia.
Aula II – O Início da Grande Guerra
Duração: 50 minutos
3ª etapa
organizar um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas à guerra e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.
Aula III – Política de Alianças
Duração: 50 minutos

4ª etapa
apresentar um vídeo: O Brasil na Primeira Guerra Mundial, (duração de 5minutos) como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
Aula IV – O Brasil na Primeira Guerra Mundial
Duração: 50 minutos
5ª etapa
Para finalizar, solicite que individualmente o aluno desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais colegas.
• No decorrer dessa atividade, orientar e instigar os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da Primeira Guerra Mundial.
Aula V – Fim do conflito
Duração: 50 minutos

 

Recursos Complementares
Micros, impressora, DVD, Jornais, revistas, livros, cartolina
Avaliação
• Avaliação processual- participação, atenção, argumentação em debates e em produção textuais, resolução de atividades escritas e orais. Assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 3/18 - 16.67%
  • Quatro estrelas 6/18 - 33.33%
  • Três estrelas 3/18 - 16.67%
  • Duas estrelas 6/18 - 33.33%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EDNALVA LOPES SIQUEIRA, ESC MUNICIPAL PROF FRANCISCA LIRA LEITE DE BRITO , Pernambuco - disse:
    pretaejosenildo@hotmail.com

    16/03/2013

    Três estrelas

    gostei, penso que nós enquanto professores de história poderíamos contribuir mais uns com os outros trocando experiências assim como a sua em sala de aula.


  • maria Luiza D Prates, Escola intermediária maria José de Medeiros , Pernambuco - disse:
    luiza_prates@yahoo.com.br

    14/03/2012

    Quatro estrelas

    gostei da sugestão e vivenciarei em minhas turmas do 9º ano, e voltarei a visitar o site.


  • Valdiceia Bernardo, Escola André A. Maggi , Mato Grosso - disse:
    valdiceia_bernardo@hotmail.com

    11/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito deste planejamento,pois, procuro sempre inovar minha prática pedagógica.Buscando novas metodologias.Parabéns por querer partilhar com outros profissionais. A troca de experincias é muito válida.A educação vai muito além do que nossos olhos vêem.


  • Silvia Gonçalves da Silva Costa, ESC MUL DE ENS FUND. BASÍLIO PEREIRA DE SOUZA , Goiás - disse:
    silviadasilva1974@hotmail.com

    13/05/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta sugestão. Confesso que estava meio perdida, pois é o primeiro ano que trabalho com turmas de 9ª ano, exatamente a série em que se estuda mais a fundo as guerras. Valeu mesmo!


  • FRANCIANE FERNANDES, E. E. Dr. Arnaldo Estevão De Figueiredo , Mato Grosso do Sul - disse:
    francianefernandes@bol.com.br

    06/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei! Me ajudou bastante principalmente porque usou a sala de tecnologia que os alunos ficam super motivados...


  • Ivanira Leal Braga, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - disse:
    ivaniralealbraga@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    As propostas de atividades estão muito coerentes com o objetivo da aula e de fácil execução pelo professor e alunos Parabéns.


  • Sueli Ferreira de Farias, THEREZINHA ARANHA MANTELLI , São Paulo - disse:
    jgplacido2ig.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Sua aula foi bem estruturada e o aproveitamento dos alunos será 100%. Você esta relacionando informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em siatuações concretas, para construir argumentação consistente.


  • Jasselma Guerra Valadão, Colégio Estadual Ana Algemira do Prado , Goiás - disse:
    jasselmaguerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente , sua aula foi muito bem elaborada. Vou aderir suas sugestões.Parabéns.


  • Maria Valdinéia de Oliveira Adão, EMEF SAMUEL BATISTA CRUZ , Espírito Santo - disse:
    valdineia.adao@ig.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Sugestão bem planejada e corretamente bem dividida em relação à duração, além de notar-se bastante dinamismo na verificação da aprendizagem dos alunos. Suas sugestões de atividades podem, iclusive, serem utilizadas em outras sugestões de aulas. Parabéns!!!


  • Antonia Luanei Gomes de Carvalho, Escola de Ensino Fundaamental Francisco Rodrigues Pereira , Ceará - disse:
    luanei_lua@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula foi bem estruturada, bastante interativa. O uso dos recursos foram eficazes. Você instigou seus alunos de várias maneiras. A socialização foi fundamental. O aproveitamento da aprendizagem concerta é 10. Parabens.


  • juanilda soares, colegio estadual tomas martins da cunha , Goiás - disse:
    juanildasantos@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estratégia bastante sugestiva e inovadora com ouso de recursos tecnologicos que possibiltam mais pesuisa e interesse pelo assunto estudado.


  • Corrinha de Andrade Rodrigues, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - disse:
    socorroprofessora@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    suas dicas com certeza são bastante interessantes, as aproveitarei e seguirei suas dicas. Pena que infelismente não disponibilizo de filmes que possam ser apresentados.A grande maioria dele são sempre muito longos.


  • Carlenilda, EEFM MONSENHOR ANTERO JOSÈ DE LIMA , Ceará - disse:
    carlenildasantos@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula é bastante interessante, porém da 3ª à 5ª etapa atendem melhor a nossa realidade.


  • juanilda soares, colegio estadual tomas martins da cunha , Goiás - disse:
    juanildasantos@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estratégia bastante sugestiva e inovadora com ouso de recursos tecnologicos que possibiltam mais pesuisa e interesse pelo assunto estudado.


  • valdemir de oliveira alves, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    valolialves@gmail. com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Fazendo uma leitura analitica desta aula, percebi a forma coerente na estruração e organição de conteudos e estratégias metodologicas que permitirá aos educandos uma maior compreencao do conteudo ministrado.


  • maria josé da silva chaves, escola municipal R H M. , Acre - disse:
    mary.jchaves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem ao meu ponto de vista a aula esta bem elaborada e tambem bem dividida, so que quando se trata de trabalhar com recursos tecnologicos os aalunos se interessam bem mais quando encorporamos filmes relacionados ao tema, pois a questao e documentario tambem é bom, porem nem sempre desperta o interesse que nos professores aumejamos.


  • Francisco Vagno Barbosa, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    vaggnobarbos@gmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Sua aula foi bastante esclarecedora porque você utilizou varias metodologias com seus alunos e ao mesmo tempo relacionou com a realidade do Brasil na época do conflito, já que envolveu varias nações, principalmento a parcela que o brasil teve,


  • João Paulo, Várzea Fria , Pernambuco - disse:
    joaopaulo_bs64@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    O planejamento foi muito bem elaborado, o assunto muito bem explorado em todos os pontos cruciais para a compreensão da eclosão da Primeira Guerra, porém, inserido na minha realidade, este planejamento se resumiria, no máximo, a três aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.