25/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O aluno poderá aprender algumas situações do fogo na natureza e relacioná-las com as queimadas naturais ou provocadas pelo Homem e as suas conseqüências para a manutenção da vida do nosso planeta.
Não há necessidade.
Professor você pode dar início a esta aula mostrando aos seus alunos algumas imagens:
(Imagem disponível em: http://planetapantanal.com/0,0,00,3305-19092-QUEIMADAS+FAZEM+ANIMAIS+DO+PANTANAL+IREM+PARA+CIDADE.htm )
(Imagem disponível em: http://www.jornaloimparcial.com.br/wp-content/uploads/2009/06/respirar.jpg )
(Imagens disponíveis em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6010 )
Solicite que eles, a partir das figuras apresentadas, tentem associá-las com o fogo a partir de informações que ouvimos pelos meios de comunicação ou que nós próprios vivenciamos, os questione sobre os prejuízos que acham que o fogo pode trazer para as diferentes formas de vida:
Será que os animais podem ser afetados negativamente pelo fogo? De que forma? E a vegetação?
Os animais certamente podem ser afetados negativamente pelas queimadas, alguns morrem atingidos diretamente pelo fogo ou pela fumaça e outros devem procurar novos locais para viverem. A vegetação também pode ser prejudicada, uma vez que o fogo destrói a matéria orgânica e colabora para a destruição de microorganismos que são importantes para a decomposição e transformação de matéria.
Professor chame atenção de seus alunos para a questão da decomposição do solo, você propor-lhes algumas questões:
Alguém sabe o que é, e qual a importância da decomposição? E que transformação é essa?
Informações sobre decomposição podem ser encontradas no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decomposi%C3%A7%C3%A3o
A partir deste ponto a aula muda de foco e o professor poderá abordar algumas vantagens do fogo.
No segundo momento da aula você pode propor aos alunos que pensem em algumas situações nas quais o fogo pode trazer benefícios para a vida, inclusive na questão da decomposição. Este será um momento oportuno para apresentar-lhes a importância do fogo para o Cerrado.
Informações sobre o Cerrado e os efeitos do fogo sobre ele podem ser encontradas no link: http://eco.ib.usp.br/cerrado/fogo_itens.htm
Observação: Professor é interessante que você aborde que nem para todos os tipos de vegetação o fogo é benéfico e mesmo no Cerrado, dependendo da época ele, o fogo, pode ser prejudicial.
Caso o professor deseje poderá trabalhar com seus alunos sobre a degradação do solo pela técnica de queimadas, que ainda é polêmica. Para isso ele poderá encontrar informações no link abaixo:
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2004/setembro/bn.2004-11-25.3844648894/
Você pode propor aos seus alunos que se dividam em dois grupos. Um deles deverá considerar as situações em que o fogo é prejudicial e o outro grupo deverá pensar situações onde o fogo pode ser benéfico para outros processos. Após a discussão orientada sobre as questões propostas peça que os alunos exponham na lousa as situações debatidas. A atividade permite que os alunos cheguem à conclusão de que o fogo pode ser algo bom ou ruim para a continuidade da vida.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!