Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ATMOSFERA - SEM AR NÃO DÁ!!!

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Francischini Filho

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender qual a constituição da atmosfera e porque esta constituição é tão importante para a manutenção da vida em nosso planeta.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode ter inicio com o professor apresentando a turma alguns objetos e propondo a seus alunos um desafio:

"Qual destes objetos possui ar?"

Algumas sugestões de objetos que o professor pode apresentar a seus alunos: bola, balão de festas cheio, balão de festas vazio, folha de caderno, caneta, pneu.

(Imagem disponível em: http://www.edukbr.com.br/kiagito/quadra_de_esportes/gifs/bolaBasquete.jpg )

(Imagem disponível em: http://voltasdasxikas.blogs.sapo.pt/arquivo/baloes.gif )

(Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_RYKZmcywq1Y/SelXxJ8MJcI/AAAAAAAAAOI/H8YTTI1QQ6s/s400/folha+de+caderno.jpg )

Uma vez que os grupos tenham identificado quais os objetos possuem ar, peça a eles que pensem em explicações e/ou em meios que justifiquem a existência de ar nestes objetos. Em seguida, peça a eles que apresentem suas conclusões e desenvolva com eles uma discussão sobre a existência do ar, a partir da seguinte atividade:

Entregue a cada um de seus alunos um pedaço de papelão e peça a eles que se abanem:

O que vocês sentem, existe diferença de algo antes do momento em que vocês se abanaram? O que é isso? Do que isso é formado?

Aproveitando as respostas dos alunos o professor poderá iniciar a abordagem teórica sobre os gases constituintes da atmosfera, que são necessários para a manutenção da vida em nosso planeta. Chame atenção dos alunos, professor, perguntando o que eles sabem a respeito do gás oxigênio, é provável que eles digam que este é um gás essencial a maior parte dos seres de nosso planeta.

Se ele é um gás essencial, será que é predominante na atmosfera?

 

Proponha a eles a construção do experimento que se encontra no link abaixo:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/199/quantidade-de-oxigenio/?searchterm=oxig%C3%AAnio


Após realização do experimento promova uma discussão na sala:

O que aconteceu com a vela?

Por que vocês acham que isso aconteceu?

A aula pode terminar com o professor apresentando aos alunos as justificativas para o resultado do experimento realizado e propondo a eles uma pesquisa a ser realizada no laboratório de informática, que procure responder:

Se nós consumimos oxigênio da atmosfera, como acontece a reposição deste gás?

O resultado da pesquisa poderá ser entregue por escrito em uma folha. As informações trazidas por eles podem ser apresentadas e servirão como complemento a aula.

Informações sobre a atmosfera e sua composição podem ser encontradas no link abaixo:
http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html

Recursos Complementares

camadas da atmosfera. Para isso, poderá contar com o auxílio do vídeo que se encontra no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=j21kIqCYKKw&feature=fvsr

Além disso, se o professor desejar aprofundar-se mais no de constituição da atmosfera, explorando a importância e o papel dos seres vivos na sua formação poderá encontrar informações na aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1523

Avaliação

A participação dos alunos na construção dos experimentos, discussão com os colegas e o professor poderão ser consideradas como fatores de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.