25/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
O aluno poderá aprender qual a constituição da atmosfera e porque esta constituição é tão importante para a manutenção da vida em nosso planeta.
Não há necessidade.
Esta aula pode ter inicio com o professor apresentando a turma alguns objetos e propondo a seus alunos um desafio:
"Qual destes objetos possui ar?"
Algumas sugestões de objetos que o professor pode apresentar a seus alunos: bola, balão de festas cheio, balão de festas vazio, folha de caderno, caneta, pneu.
(Imagem disponível em: http://www.edukbr.com.br/kiagito/quadra_de_esportes/gifs/bolaBasquete.jpg )
(Imagem disponível em: http://voltasdasxikas.blogs.sapo.pt/arquivo/baloes.gif )
(Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_RYKZmcywq1Y/SelXxJ8MJcI/AAAAAAAAAOI/H8YTTI1QQ6s/s400/folha+de+caderno.jpg )
Uma vez que os grupos tenham identificado quais os objetos possuem ar, peça a eles que pensem em explicações e/ou em meios que justifiquem a existência de ar nestes objetos. Em seguida, peça a eles que apresentem suas conclusões e desenvolva com eles uma discussão sobre a existência do ar, a partir da seguinte atividade:
Entregue a cada um de seus alunos um pedaço de papelão e peça a eles que se abanem:
O que vocês sentem, existe diferença de algo antes do momento em que vocês se abanaram? O que é isso? Do que isso é formado?
Aproveitando as respostas dos alunos o professor poderá iniciar a abordagem teórica sobre os gases constituintes da atmosfera, que são necessários para a manutenção da vida em nosso planeta. Chame atenção dos alunos, professor, perguntando o que eles sabem a respeito do gás oxigênio, é provável que eles digam que este é um gás essencial a maior parte dos seres de nosso planeta.
Se ele é um gás essencial, será que é predominante na atmosfera?
Proponha a eles a construção do experimento que se encontra no link abaixo:
Após realização do experimento promova uma discussão na sala:
O que aconteceu com a vela?
Por que vocês acham que isso aconteceu?
A aula pode terminar com o professor apresentando aos alunos as justificativas para o resultado do experimento realizado e propondo a eles uma pesquisa a ser realizada no laboratório de informática, que procure responder:
Se nós consumimos oxigênio da atmosfera, como acontece a reposição deste gás?
O resultado da pesquisa poderá ser entregue por escrito em uma folha. As informações trazidas por eles podem ser apresentadas e servirão como complemento a aula.
Informações sobre a atmosfera e sua composição podem ser encontradas no link abaixo:
http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html
camadas da atmosfera. Para isso, poderá contar com o auxílio do vídeo que se encontra no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=j21kIqCYKKw&feature=fvsr
Além disso, se o professor desejar aprofundar-se mais no de constituição da atmosfera, explorando a importância e o papel dos seres vivos na sua formação poderá encontrar informações na aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1523
A participação dos alunos na construção dos experimentos, discussão com os colegas e o professor poderão ser consideradas como fatores de avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!