19/03/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
- Desenvolvimento de dois (2) experimentos.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue nas Tabelas 1 e 2) necessários para a realização dos experimentos.
Motivação:
O professor deverá mostrar aos alunos a imagem do Arco-íris (Fig.1) e perguntar o que sabem sobre ele.
Figura 1- Imagem do Arco-íris
Disponível em: http://www.joacir.com/wp-content/arco-iris.jpg Acesso em: 06. Mar. 2009.
É importante que o professor ouça o que cada aluno sabe sobre o Arco-íris, para respeitar o conhecimento prévio de cada um. No entanto, ao final destas aulas, os alunos deverão conhecer a explicação científica sobre o fenômeno.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Sugerimos que o recurso (Fig. 2) seja salvo em DVD e transmitido na Sala de Vídeo da escola, para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Recurso:
Figura 2- Imagem do Recurso “De onde vem o Arco-íris?”
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1306/de_onde_vem_o_arco-iris.wmv
O Recurso é um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-íris se forma, a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Neste vídeo, “Isaac Newton” (personagem que representa o cientista) apresenta a experiência do prisma para explicar a refração.
Atividade 2
Depois da apresentação do vídeo o professor deverá conversar com os alunos sobre o que viram para saber se têm dúvidas, bem como sobre o que entenderam e aprenderam com ele.
É fundamental que a aula prossiga sem que dúvidas existam entre os alunos!
Assim, algumas questões norteadoras foram preparadas para este momento:
- Vocês se lembram que a mãe de Kika disse a ela que o arco-íris vinha da água da mangueira? Por que ela disse isso?
- Vocês se lembram quantas e quais são as cores básicas do arco-íris?
- O que acontece quando a luz branca do Sol penetra nas gotas de água da chuva, ou de uma cachoeira, por exemplo?
- O que é o espectro solar?
- A luz do Sol é branca por quê?
Feito isto, o professor deverá propor o desenvolvimento da experiência “A luz tem cor?”
Atividade 3
Para a realização da experiência “A luz tem cor?”, são necessários os seguintes materiais (Tabela 1):
Tabela 1- Materiais necessários para o desenvolvimento do experimento “A luz tem cor?”.
Materiais Necessários |
Copo com água |
Lanterna |
Papel branco |
Com esta experiência os alunos poderão ver as cores do arco-íris refletidas no papel de cor branca, podendo, assim, entender melhor o que é a refração.
Como fazer?
Figura 3 - Imagem referente ao primeiro passo do experimento
Figura 4- Imagem referente ao segudo passo do experimento
Por que acontece?
Com esta experiência os alunos poderão ver que o copo d’água faz exatamente o que o Sol faz com as gotas da chuva, isto é, separa as cores que formam o arco-íris fazendo com que as cores apareçam.
Tal resultado acontece porque o copo d'água faz com a luz da lanterna faz exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se passarmos com alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, veremos as cores separadas ou um arco-íris.
Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/02/exarcoiris.htm Acesso em: 18. Fev. 2009.
Atividade 4
Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos quais são as sete cores que compõem o arco-íris.
Após a realização da experiência acima, bem como as discussões e esclarecimentos, sugerimos que o professor desenvolva um segundo experimento – “Formação da cor branca”, cuja principal finalidade é levar o aluno a compreender como a cor branca é formada. Para isto, é importante que o professor apresente aos alunos sobre as cores do arco-íris, que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta.
Os materiais necessários para a realização desta experiência encontram-se na Tabela 2 abaixo:
Tabela 2 – Matérias necessários para o desenvolvimento do experimento “Formação da cor branca”
Materiais Necessários |
Cartolina branca |
Cor vermelha |
Cor laranja |
Cor amarela |
Cor verde |
Cor azul |
Cor turquesa |
Cor violeta |
Com esta experiência os alunos poderão entender que a cor branca é formada a partir da mistura das sete cores que o compõem.
Como fazer?
O professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Cortem a cartolina como um disco redondo e deixem um buraco no meio para poder girá-lo (Fig. 5);
Figura 5– Imagem de uma cartolina branca preparada para fazer o espectro solar
Disponível em: http://assembleiadeusleiria.com/wp-content/uploads/2008/10/circulo-com-ponto.jpg Acesso em: 03. Mar. 2009.
● Dividam o disco em sete partes iguais (Fig. 6) e pintem cada parte com as cores da Tabela 2.
Figura 6– Imagem do espectro solar
Disponível em: http://www.jfservice.com.br/viver/arquivo/ser_holistico/2004/07/01-cromo/figura02.gif Acesso em: 03. Mar. 2009.
● Girem-no rapidamente para ver o que acontece.
Após a confecção do espectro solar e o desenvolvimento do experimento (girar rapidamente a cartolina), o professor poderá fazer algumas perguntas para que o fechamento das aulas seja feito. Poderá perceber neste momento se os alunos têm dúvidas sobre o que viram durante as aulas. Sugerimos perguntas, tais como:
- Por que ao girar rapidamente o disco pintado não dava pra vê-lo colorido?
- Isso aconteceu por quê?
- O que vocês acharam de fazer esta experiência?
Com estas aulas os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fenômenos da natureza de maneira interativa e lúdica, por isso o aprendizado terá maiores possibilidades de ocorrer, e, sobretudo, de maneira significativa!
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o arco-íris? | Vídeo |
Quatro estrelas 18 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/03/2014
Cinco estrelas´VIDEO BEM EXPLICATIVO. PARABÉNS PRA EQUIPE!! BOA NOITE
18/10/2011
Cinco estrelasótima explicação, e ótima disponibilização do material.
28/09/2011
Cinco estrelasmuito bom sou aluna mas gostei vou ate pedir pra minha prof fazer isso com nos
23/09/2011
Duas estrelasMuito bom esse plano de aula, vou aplicar na feira de ciências do meu colégio. E muito obrigada por compartilhar sua ideia! Abraços
02/08/2011
Duas estrelaseu quero saber qual é a função do arco-íris?
19/06/2011
Cinco estrelasAmei a aula! Eu estava fazendo uma pesquisa para a elaboração de um trabalho de faculdade. Mas vou aproveitar a aula para fazer com meus alunos do primeiro ano. Parabéns pela excelente explicação.
16/06/2011
Quatro estrelasMuito legal, gostei. Só tomem cuidado de falar (como aparece no vídeo, quando o sol fala) que a refração é o desvio da luz. O melhor (mesmo para o ensino fundamental) é falar que a refração ocorre quando a luz passa de um meio para outro (do ar para a água etc), e nessa "viagem" a luz pode se desviar ou não. Aí, acho que cabe ao professor dar mais exemplos pra deixar claro para as crianças o que é "meio" e que a luz não se propaga só no ar. Tomar cuidado p/ ñ ensinar coisas erradas!
21/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula.. E gostaria de apresentar a experiencia como se forma o arco iris na minha sala. Só que o vídio não está abindo completo! Gostaria de saber o que eu faço!
19/06/2010
Cinco estrelasBoa aula,bastante criativa!!
19/05/2010
Cinco estrelasBoa tarde, gostei muito da maneira prática e objetiva como foi desenvolvido o assunto. Vou utilizar na minha próxima aula, pois surgiu o interesse das crianças sobre o arco-íris. Fiquei com pesar pois não consegui o vídeo citado no decorrer da aula. Obrigada Silvia
24/03/2010
Três estrelasesta aula é muito boa,gostei!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito show tudo isso! obg por compartilhar conosco(internautas)!
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhosa !!!! Estou cursando o 6º Semestre de Pedagogia, portanto, ainda não sou professora formada, mas aplicarei como Plano de Aula no Ensino Fundamental, com certeza !!!! Nota 10, 100, 1.000 !!!! Abraços !!!!
24/03/2010
Cinco estrelaseu achei muitu baum , porq algumas pessoas ficam com dúvidas ao surgimento do arco-íris após a chuva!!! Parabéns !!!!!!!!!!
24/03/2010
Três estrelasEsta aula propiciou um melhor entendimento aos alunos sobre como realmente se da a formação do arco iris, deixando claro as duvidas e mitos pre existentes, foi muito valiosa a pratica utilizada para demostrar a formação do arco iris, e achei muito valido a utilização do circulo cromatico para demostração, sendo que meio por acaso a metodologia trouxe para a pratica uma aula interdisciplinar com artes.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente material didático. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasQue legal essa aula hein. Vou experimentar. Parabéns pelo trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito,você está de parabéns,pois certamente irá contribuir com muitos educadores que estão com dificuldades em trabalhar este assunto.