Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arco-Íris

 

19/03/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas, de forma lúdica e interativa, como o arco-íris é formado e ainda sobre a cor branca.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
- Desenvolvimento de dois (2) experimentos.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue nas Tabelas 1 e 2) necessários para a realização dos experimentos.

Motivação:

O professor deverá mostrar aos alunos a imagem do Arco-íris (Fig.1) e perguntar o que sabem sobre ele.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/arco-iris2.jpg

 

Figura 1- Imagem do Arco-íris
Disponível em: http://www.joacir.com/wp-content/arco-iris.jpg Acesso em: 06. Mar. 2009.

É importante que o professor ouça o que cada aluno sabe sobre o Arco-íris, para respeitar o conhecimento prévio de cada um. No entanto, ao final destas aulas, os alunos deverão conhecer a explicação científica sobre o fenômeno.

 

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Sugerimos que o recurso (Fig. 2) seja salvo em DVD e transmitido na Sala de Vídeo da escola, para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.


Recurso:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/imagemrecurso2_arcoiris.JPG

Figura 2- Imagem do Recurso “De onde vem o Arco-íris?”
 

 De onde vem o arco-íris?

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1306/de_onde_vem_o_arco-iris.wmv


O Recurso é um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-íris se forma, a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Neste vídeo, “Isaac Newton” (personagem que representa o cientista) apresenta a experiência do prisma para explicar a refração.

 

Atividade 2

Depois da apresentação do vídeo o professor deverá conversar com os alunos sobre o que viram para saber se têm dúvidas, bem como sobre o que entenderam e aprenderam com ele.
É fundamental que a aula prossiga sem que dúvidas existam entre os alunos!
Assim, algumas questões norteadoras foram preparadas para este momento:
- Vocês se lembram que a mãe de Kika disse a ela que o arco-íris vinha da água da mangueira? Por que ela disse isso?
- Vocês se lembram quantas e quais são as cores básicas do arco-íris?
- O que acontece quando a luz branca do Sol penetra nas gotas de água da chuva, ou de uma cachoeira, por exemplo?
- O que é o espectro solar?
- A luz do Sol é branca por quê?
Feito isto, o professor deverá propor o desenvolvimento da experiência “A luz tem cor?”
 

Atividade 3

Para a realização da experiência “A luz tem cor?”, são necessários os seguintes materiais (Tabela 1):

Tabela 1- Materiais necessários para o desenvolvimento do experimento “A luz tem cor?”.
 

Materiais Necessários
Copo com água
Lanterna
Papel branco

Com esta experiência os alunos poderão ver as cores do arco-íris refletidas no papel de cor branca, podendo, assim, entender melhor o que é a refração.

 

Como fazer?

  • Primeiro é preciso que os alunos, juntamente com a ajuda do professor, coloquem o papel em frente ao copo com água (Fig.3).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/DSC00415.jpg

Figura 3 - Imagem referente ao primeiro passo do experimento

  • Em seguida, deverão colocar a lanterna ao lado do copo e acendê-la (Fig. 4).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/DSC00452.jpg

Figura 4-  Imagem referente ao segudo passo do experimento

Por que acontece?
Com esta experiência os alunos  poderão ver que o copo d’água faz exatamente o que o Sol faz com as gotas da chuva, isto é, separa as cores que formam o arco-íris fazendo com que as cores apareçam.
Tal resultado acontece porque o copo d'água faz com a luz da lanterna faz exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se passarmos com alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, veremos as cores separadas ou um arco-íris.
Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/02/exarcoiris.htm  Acesso em: 18. Fev. 2009.

 

Atividade 4

Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos quais são as sete cores que compõem o arco-íris.

Após a realização da experiência acima, bem como as discussões e esclarecimentos, sugerimos que o professor desenvolva um segundo experimento – “Formação da cor branca”, cuja principal finalidade é levar o aluno a compreender como a cor branca é formada. Para isto, é importante que o professor apresente aos alunos sobre as cores do arco-íris, que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta.
Os materiais necessários para a realização desta experiência encontram-se na Tabela 2 abaixo:

Tabela 2 – Matérias necessários para o desenvolvimento do experimento “Formação da cor branca”


Materiais Necessários
 
Cartolina branca
Cor vermelha
Cor laranja
Cor amarela
Cor verde
Cor azul
Cor turquesa
Cor violeta

Com esta experiência os alunos poderão entender que a cor branca é formada a partir da mistura das sete cores que o compõem.


Como fazer?

O professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Cortem a cartolina como um disco redondo e deixem um buraco no meio para poder girá-lo (Fig. 5);



 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/circulo-com-ponto.jpg

Figura 5– Imagem de uma cartolina branca preparada para fazer o espectro solar
Disponível em: http://assembleiadeusleiria.com/wp-content/uploads/2008/10/circulo-com-ponto.jpg  Acesso em: 03. Mar. 2009.


● Dividam o disco em sete partes iguais (Fig. 6) e pintem cada parte com as cores da Tabela 2.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1750/imagens/espectro.jpg

Figura 6– Imagem do espectro solar
Disponível em: http://www.jfservice.com.br/viver/arquivo/ser_holistico/2004/07/01-cromo/figura02.gif  Acesso em: 03. Mar. 2009.

● Girem-no rapidamente para ver o que acontece.

Após a confecção do espectro solar e o desenvolvimento do experimento (girar rapidamente a cartolina), o professor poderá fazer algumas perguntas para que o fechamento das aulas seja feito. Poderá perceber neste momento se os alunos têm dúvidas sobre o que viram durante as aulas. Sugerimos perguntas, tais como:
- Por que ao girar rapidamente o disco pintado não dava pra vê-lo colorido?
- Isso aconteceu por quê?
- O que vocês acharam de fazer esta experiência? 
 

Com estas aulas os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fenômenos da natureza de maneira interativa e lúdica, por isso o aprendizado terá maiores possibilidades de ocorrer, e, sobretudo, de maneira significativa!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o arco-íris? Vídeo
Recursos Complementares
Folha de papel branco, copo de vidro, água, lanterna, cartolina, lápis de cores ou giz de cera (cores que compõem o arco-íris).
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, para que as dúvidas que possam ocorrer sejam imediatamente esclarecidas, priorizando assim o aprendizado de todos os alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 11/18 - 61.11%
  • Quatro estrelas 3/18 - 16.67%
  • Três estrelas 2/18 - 11.11%
  • Duas estrelas 2/18 - 11.11%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RITA, ESCOLA MUNICIPAL , Paraná - disse:
    rcmaluf@yahoo.com.br

    16/03/2014

    Cinco estrelas

    ´VIDEO BEM EXPLICATIVO. PARABÉNS PRA EQUIPE!! BOA NOITE


  • juliana, A.M.E. , Acre - disse:
    j.lima@hotmail.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    ótima explicação, e ótima disponibilização do material.


  • gabriela, eeem saldanha marinho , Rio Grande do Sul - disse:
    gabigatto2301@gmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    muito bom sou aluna mas gostei vou ate pedir pra minha prof fazer isso com nos


  • Erica Itokajo, Japão - disse:
    sensei.meru@hotmail.com

    23/09/2011

    Duas estrelas

    Muito bom esse plano de aula, vou aplicar na feira de ciências do meu colégio. E muito obrigada por compartilhar sua ideia! Abraços


  • yasmim bernardes de souza, instituição das meninas inteligentes , Rio de Janeiro - disse:
    yasmimbonekinha55@hotmail.com

    02/08/2011

    Duas estrelas

    eu quero saber qual é a função do arco-íris?


  • Maria José Monteiro, UNIDAVI , Santa Catarina - disse:
    marimarmonteiro@hotmail.com

    19/06/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula! Eu estava fazendo uma pesquisa para a elaboração de um trabalho de faculdade. Mas vou aproveitar a aula para fazer com meus alunos do primeiro ano. Parabéns pela excelente explicação.


  • Luciene Fernanda, UNESP - campus de Guaratinguetá , São Paulo - disse:
    luciene.fernanda@gmail.com

    16/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito legal, gostei. Só tomem cuidado de falar (como aparece no vídeo, quando o sol fala) que a refração é o desvio da luz. O melhor (mesmo para o ensino fundamental) é falar que a refração ocorre quando a luz passa de um meio para outro (do ar para a água etc), e nessa "viagem" a luz pode se desviar ou não. Aí, acho que cabe ao professor dar mais exemplos pra deixar claro para as crianças o que é "meio" e que a luz não se propaga só no ar. Tomar cuidado p/ ñ ensinar coisas erradas!


  • Jasmini Nunes, Escola Estadual Padre José Espíndola , Minas Gerais - disse:
    jasmini.nunes@yahoo.com.br

    21/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula.. E gostaria de apresentar a experiencia como se forma o arco iris na minha sala. Só que o vídio não está abindo completo! Gostaria de saber o que eu faço!


  • Geraldo Batista Sobrinho, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ CORREIA LIMA , Ceará - disse:
    geraldosobrinho21@gmail.com

    19/06/2010

    Cinco estrelas

    Boa aula,bastante criativa!!


  • Silvia Maria Amorozo Paim, EM PROF AGNELO MORATO. , São Paulo - disse:
    silviaapaim@terra.com.br

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Boa tarde, gostei muito da maneira prática e objetiva como foi desenvolvido o assunto. Vou utilizar na minha próxima aula, pois surgiu o interesse das crianças sobre o arco-íris. Fiquei com pesar pois não consegui o vídeo citado no decorrer da aula. Obrigada Silvia


  • cristiane patricia domingues de m lyra, ESC MUL JOSE RIBEIRO BESSA , Paraíba - disse:
    cpdmlyra@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    esta aula é muito boa,gostei!


  • beatriz feitoza, biblioteca , Piauí - disse:
    bya_simpson@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito show tudo isso! obg por compartilhar conosco(internautas)!


  • Elisângela Zattim, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE OSVALDO CRUZ,SP , São Paulo - disse:
    lisazattim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa !!!! Estou cursando o 6º Semestre de Pedagogia, portanto, ainda não sou professora formada, mas aplicarei como Plano de Aula no Ensino Fundamental, com certeza !!!! Nota 10, 100, 1.000 !!!! Abraços !!!!


  • Gerson Wa'raiwe, EIMPG ETE ARE , Mato Grosso - disse:
    wereho@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu achei muitu baum , porq algumas pessoas ficam com dúvidas ao surgimento do arco-íris após a chuva!!! Parabéns !!!!!!!!!!


  • andrea patel benetti, EE OSVALDO PAULA , Mato Grosso - disse:
    andrea.patel@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esta aula propiciou um melhor entendimento aos alunos sobre como realmente se da a formação do arco iris, deixando claro as duvidas e mitos pre existentes, foi muito valiosa a pratica utilizada para demostrar a formação do arco iris, e achei muito valido a utilização do circulo cromatico para demostração, sendo que meio por acaso a metodologia trouxe para a pratica uma aula interdisciplinar com artes.


  • Debora Prata, Colégio Mãe de Deus , Paraná - disse:
    deboraprata1984@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente material didático. Parabéns.


  • Ione Gonçalves, C.E.Natividade P. Antunes , Rio de Janeiro - disse:
    ionegmsilveira@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Que legal essa aula hein. Vou experimentar. Parabéns pelo trabalho.


  • Heeliane Leite Cantanhede, UNIFAP , Amapá - disse:
    heliane.cantanhede@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito,você está de parabéns,pois certamente irá contribuir com muitos educadores que estão com dificuldades em trabalhar este assunto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.