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Insetos

 

27/04/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas sobre a função dos insetos na natureza, bem como suas influências positivas e negativas para a vida do ser humano. Ressaltamos que estas aulas não têm o objetivo de fazer com que os alunos prejudiquem os insetos de forma indiscriminada, mas que aprendam as características sobre este tipo de animal por meio da construção do Insetário, entre outras atividades.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Utilização do Laboratório de Informática;
- Desenvolvimento de um Experimento (Insetário). Os materiais necessários para o desenvolvimento do experimento encontram-se no item "Recursos Complementares". 

 

Motivação:

Sugerimos que o professor inicie estas aulas, sem dizer qual é seu tema, mostrando figuras de vários insetos, tais como (Figs. 1, 2, 3 e 4):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/insetario2.jpg

Figura 1 – Imagem de um Insetário
Disponível em:http://toutsurlaguyane.free.fr/mygales2.jpg  Acesso em: 28. Jan. 2009.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/c_montagem4.jpg

Figura 2 – Imagens de alguns Insetos
Disponível em: http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/colecao_insetos.php  Acesso em: 28. Jan. 2009.
 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/insetos01sc.jpg

Figura 3 – Imagem de uma Joaninha
Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/diario/2006/fotos/insetos01sc.jpg  Acesso em: 06. Fev. 2009.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/btterfly004.jpg

Figura 4 – Imagem de uma Borboleta
Disponível em:
http://imgs.animeseuespaco.com/images/insetos/borboletas/btterfly004.gif  Acesso em: 06. Fev. 2009.
 

Atividade 1

Feito isto, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem a importância dos insetos, bem como sua função na natureza. Após ouvir as opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos pesquisem na internet, e também em livros, a função dos insetos para a vida do homem e para a natureza. Sugerimos abaixo alguns sites nos quais os alunos poderão fazer suas pesquisas.
Ressaltamos que esta atividade e a próxima (atividade 2) abordam conteúdos pertinentes à fundamentação teórica necessária para a construção de um Insetário.

 

Sugestão de Sites:

http://entreditas.blogspot.com/2008/06/extino-de-insetos-afeta-o-ecossistema-e.html

http://www.renovatus.com.br/noticias.asp?id=928  

http://www.ufmt.br/famev/ento/importan.htm  

http://www.csv.unesp.br/nossocampus/pages/insetario1_jpg.htm

http://www.entomologia.blogspot.com/  

http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2008/importancia-dos-insetos-para-aumento-da-producao-de-frutas/Programa%2032%20Semi%20-%20Arido.mp3/view  


Atividade 2

Para que os alunos possam ter maiores conhecimentos sobre um Insetário, sugerimos sites em que poderão ser encontrados alguns Insetários virtuais, antes da construção do insetário por eles. Sugerimos que todos os alunos visitem os três Insetários virtuais (Fig. 5) indicados para que tenham mais subsídios para a construção que será feita por eles.

Sugestão de Sites:

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/colecao_insetos.php

http://www.renovatus.com.br/noticias.asp?id=928  

http://www.insetario.uem.br/ 


Conforme indicamos acima, esta atividade diz respeito ainda à fase de fundamentação teórica sobre o assunto os insetos, por isso os alunos deverão fazer algumas pesquisas para que conheçam melhor tal assunto. Para tanto, sugerimos alguns temas, são eles:


- Pesquisar alguns tipos de insetos, sua etimologia, características, tipo de planta que ataca entre outras informações por meio do ícone “Nome Comum” ou “Nome Científico”; do terceiro site indicado - da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
- Por meio do ícone “Vídeos” poderão selecionar alguns para assistir, ainda do site da UEM!

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/insetario_virtual.jpg

Figura 5 - Imagem de um Insetário Virtual 

 

Atividade 3 

Juntamente com o professor, neste momento, após terem feito alguns estudos sobre o tema, os alunos poderão construir um Insetário. Ressaltamos a importância de que o professor converse com eles sobre a importância de fazer atividades como estas apenas em locais próprios, como na escola, para que não façam isso mais vezes, prejudicando assim os animais!
Os materiais necessários para a construção do Insetário estão elencados no item "Recursos Complementares". Os passos a serem seguidos, encontram-se no Recurso abaixo (Fig. 6).


Recurso:

 Montagem e conservação dos insetos

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16136/montagem_e_conservacao_dos_insetos.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1755/imagens/insetario_recurso.jpg

Figura 6 – Imagem do Recurso

 Observações:

• É importante que o local  para fazer a coleta dos insetos seja bem escolhido, se possível, visitado antes para verificar se há mesmo animais!
• Durante esta etapa os alunos deverão fazer anotações contendo data e local da captura de cada inseto. Estas informações aumentarão o valor científico do experimento e servirão para as anotações das etiquetas do Insetário.

 

Referência:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos  Acesso em: 28. Jan. 2009.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Materiais para a construção do Insetário: - 1 cabide de arame; - 1 cabo de vassoura; - 1 pedaço de filó; - Redes; - uma tira de pano; - Fita isolante; - Frascos de vidro; - Algodão; - Éter; - Rolha; - Alfinete; - Bloco de madeira com três orifícios de profundidades diferentes; - Cola; - Cortiça; - Isopor; - Tábua (para as Borboletas); - Caixas com tampas; - Naftalina. Ressaltamos que muitos destes materiais devem ser trazidos à sala de aula no dia do desenvolvimento do experimento pelo próprio professor, pelo fato de que não é aconselhável que crianças o manuseiem, como, por exemplo, vidros, produtos químicos entre outros.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das atividades, desde a fase de pesquisa para a construção do Insetário até a construção propriamente dita. É de extrema importância que o professor perceba se os alunos entenderam que as atividades relacionadas a construção de um Insetário, sobretudo, da captura de insetos faz parte de uma atividade científica, por isso não deve ser feita indiscriminadamente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Ellen, UFMG , Minas Gerais - disse:
    ellen_samuel@hotmail.com

    17/11/2013

    Duas estrelas

    Na primeira foto predominam Aracnídeos, que não são insetos, induzindo ao erro. O desenho da borboleta é irreal, melhor usar uma foto real de borboleta, já que se pode encontrar belíssimas fotos reais. Mas a ideia geral da aula é boa.


  • Maria José, Escola Municipal Ministro Etelvino Lins , Pernambuco - disse:
    sildkmj@hotmail.com

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da forma simples e objetiva como você explica todo o processo da aula. Parabéns.


  • marisvalda, maria aparecida nigro gava , São Paulo - disse:
    marisvalda_gatinha@yahoo.com.br

    06/08/2010

    Cinco estrelas

    adorei muito


Sem classificação.
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