27/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Utilização do Laboratório de Informática;
- Desenvolvimento de um Experimento (Insetário). Os materiais necessários para o desenvolvimento do experimento encontram-se no item "Recursos Complementares".
Motivação:
Sugerimos que o professor inicie estas aulas, sem dizer qual é seu tema, mostrando figuras de vários insetos, tais como (Figs. 1, 2, 3 e 4):
Figura 1 – Imagem de um Insetário
Disponível em:http://toutsurlaguyane.free.fr/mygales2.jpg Acesso em: 28. Jan. 2009.
Figura 2 – Imagens de alguns Insetos
Disponível em: http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/colecao_insetos.php Acesso em: 28. Jan. 2009.
Figura 3 – Imagem de uma Joaninha
Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/diario/2006/fotos/insetos01sc.jpg Acesso em: 06. Fev. 2009.
Figura 4 – Imagem de uma Borboleta
Disponível em:
http://imgs.animeseuespaco.com/images/insetos/borboletas/btterfly004.gif Acesso em: 06. Fev. 2009.
Atividade 1
Feito isto, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem a importância dos insetos, bem como sua função na natureza. Após ouvir as opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos pesquisem na internet, e também em livros, a função dos insetos para a vida do homem e para a natureza. Sugerimos abaixo alguns sites nos quais os alunos poderão fazer suas pesquisas.
Ressaltamos que esta atividade e a próxima (atividade 2) abordam conteúdos pertinentes à fundamentação teórica necessária para a construção de um Insetário.
Sugestão de Sites:
http://entreditas.blogspot.com/2008/06/extino-de-insetos-afeta-o-ecossistema-e.html
http://www.renovatus.com.br/noticias.asp?id=928
http://www.ufmt.br/famev/ento/importan.htm
http://www.csv.unesp.br/nossocampus/pages/insetario1_jpg.htm
http://www.entomologia.blogspot.com/
Atividade 2
Para que os alunos possam ter maiores conhecimentos sobre um Insetário, sugerimos sites em que poderão ser encontrados alguns Insetários virtuais, antes da construção do insetário por eles. Sugerimos que todos os alunos visitem os três Insetários virtuais (Fig. 5) indicados para que tenham mais subsídios para a construção que será feita por eles.
Sugestão de Sites:
http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/colecao_insetos.php
http://www.renovatus.com.br/noticias.asp?id=928
Conforme indicamos acima, esta atividade diz respeito ainda à fase de fundamentação teórica sobre o assunto os insetos, por isso os alunos deverão fazer algumas pesquisas para que conheçam melhor tal assunto. Para tanto, sugerimos alguns temas, são eles:
- Pesquisar alguns tipos de insetos, sua etimologia, características, tipo de planta que ataca entre outras informações por meio do ícone “Nome Comum” ou “Nome Científico”; do terceiro site indicado - da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
- Por meio do ícone “Vídeos” poderão selecionar alguns para assistir, ainda do site da UEM!
Figura 5 - Imagem de um Insetário Virtual
Atividade 3
Juntamente com o professor, neste momento, após terem feito alguns estudos sobre o tema, os alunos poderão construir um Insetário. Ressaltamos a importância de que o professor converse com eles sobre a importância de fazer atividades como estas apenas em locais próprios, como na escola, para que não façam isso mais vezes, prejudicando assim os animais!
Os materiais necessários para a construção do Insetário estão elencados no item "Recursos Complementares". Os passos a serem seguidos, encontram-se no Recurso abaixo (Fig. 6).
Recurso:
Montagem e conservação dos insetos
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16136/montagem_e_conservacao_dos_insetos.pdf
Figura 6 – Imagem do Recurso
Observações:
• É importante que o local para fazer a coleta dos insetos seja bem escolhido, se possível, visitado antes para verificar se há mesmo animais!
• Durante esta etapa os alunos deverão fazer anotações contendo data e local da captura de cada inseto. Estas informações aumentarão o valor científico do experimento e servirão para as anotações das etiquetas do Insetário.
Referência:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos Acesso em: 28. Jan. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Montagem e conservação dos insetos | Experimento prático |
Quatro estrelas 3 classificações
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17/11/2013
Duas estrelasNa primeira foto predominam Aracnídeos, que não são insetos, induzindo ao erro. O desenho da borboleta é irreal, melhor usar uma foto real de borboleta, já que se pode encontrar belíssimas fotos reais. Mas a ideia geral da aula é boa.
18/02/2011
Cinco estrelasGostei da forma simples e objetiva como você explica todo o processo da aula. Parabéns.
06/08/2010
Cinco estrelasadorei muito