Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso das gírias

 

14/06/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá nesta aula:

Entender o conceito de gírias.

Refletir a respeito do grande número de gírias em nosso vocabulário.

Perceber que essas palavras ou expressões são típicas de cada grupo social.

 Despertar para a necessidade do uso lingüístico correto a partir de situações reais de uso da gíria.

Trabalhar em equipe a partir da execução de atividades em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Inicialmente, o professor falará algumas palavras (gírias) tecendo comentários sobre o seu significado.

Ex:

- legal (pessoa, coisa ou lugar interessante)

- jóia (peça de valor, situação interessante)

Pedir outros exemplos, ouvindo comentários.

Em seguida, o professor anotará algumas palavras e expressões no quadro (gírias) e pedirá aos alunos para irem registrar um sinônimo para aquela palavra.

As palavras serão as seguintes:

- pão (alimento e pessoa bonita)

-  caiu a ficha (entendeu?)

- maluco (cara, pessoa doida)

- chapa (cara, amigo, radiografia)

- mina (menina, mina de ouro)

Cada palavra terá um sentido literal e um sentido figurado enquanto gíria, "pão", por exemplo, é um alimento e uma gíria antiga que significa bonito. Assim, surgirão diferentes palavras para conceituar outras.

O professor, então, irá dirigir a atividade perguntando aos alunos se há outro conceito além daqueles já percebidos por eles para todas as palavras.

Nessa primeira conversa a respeito do significado das palavras do quadro e do que elas teriam em comum, o professor deverá concluir, juntamente com os alunos, que aquelas palavras são GÍRIAS.

Momento 2

O professor conversará com os alunos, então, a respeito das gírias e  deixará que eles digam o que sabem a respeito delas e que lembrem de outras palavras como aquelas do quadro negro que eles falam no dia a dia.

Em seguida, o professor explicará que as gírias são palavras ou expressões populares,  típicas de um determinado grupo social.Assim, cada comunidade, cada região e cada faixa etária tem um conjunto próprio de palavras  que, muitas vezes, nós nem conhecemos.

Momento 3

 Os alunos assistirão o seguinte vídeo, o qual foi gravado por alunos (da sala 101) de uma escola:

http://www.youtube.com/watch?v=N_BO-61rqdQ

Após assistirem ao vídeo, o professor dirá aos alunos que eles também apresentarão as gírias mais utilizadas por eles, mas que primeiro eles farão uma atividade em grupo para discutirem a respeito do uso das gírias.

Momento 4

O professor irá dividir a turma em grupos (O número de integrantes será de acordo com o número de alunos da sala) e distribuir o seguinte roteiro escrito em uma folha ofício:

1- Discuta os itens abaixo com seus colegas do grupo e anote as respostas em uma folha a parte para entregar ao professor.

As conclusões serão apresentadas aos outros amigos da turma.

A) Vocês usam as gírias do quadro? (O professor terá deixado as gírias anotadas no quadro negro do Momento 1).Por que existem algumas que você não conhece? (Possivelmente, os alunos não conhecerão a maioria das gírias, uma vez  que são mais antigas)

B) Quais são as gírias que vocês mais usam? Dê seus significados (Resposta pessoal)

C) Dê exemplos de situações em que vocês podem usar gírias sem problemas. (As possíveis respostas são as seguintes: com os amigos, em um bar, em uma festa, com o irmão, na escola mas somente com os amigos, na internet, etc)

D) Liste algumas situações nas quais você considera não ser adequado utilizar gírias. (As possíveis respostas são: com o professor, com o diretor, com a mãe de um amigo, na Igreja, em uma entrevista de emprego, em um jantar mais formal, etc)

Momento 5

Após um determinado tempo de discussão no grupo, o professor abrirá para as discussões em sala, assim cada grupo apresentará suas conclusões. Para essa apresentação é importante que todos relatem primeiramente o que escreveram e pensaram no item A, depois que todos apresentem o item B e assim sucessivamente para que as respostas possam ser comparadas.

Na apresentação do item C é interessante que o professor vá anotando no quadro todas as situações adequadas e não adequadas de uso da gíria, sugeridas pelos alunos e que vá discutindo uma a uma, perguntando se todos concordam ser pertinente ou não usar a gíria na situação surgida. 

Momento 6

Em seguinda, quando todos os grupos tiverem apresentado as conclusões de cada item, o professor, aproveitando todos os relatos, sintetizará as discussões sobre o assunto, dizendo então que as gírias são típicas de cada grupo, por isso uns conhecem e utilizam umas e outros conhecem outras bem diferentes. As gírias do quadro não são conhecidas por alguns porque são mais antigas e que pessoas mais idosas a utilizam.

É importante dizer também como o número de gírias é grande, enfatizando quantas eles souberam falar.

Outro aspecto essencial é frisar, nessa conversa final, as situações em que se deve utilizar a gíria e aquelas em que não é apropriado. Perguntar então o que há de comum nas situações em que se podem utilizar as gírias e o que há de comum nas situações em que não se deve utilizar as gírias.

As situações apropriadas são as mais informais, nas quais não há necessidade de ser polido e as não apropriadas são situações mais formais, nas quais é necessário ser mais educado.

Momento 7

Para sintetizar todas as informações dessa aula é interesante que o professor anote no quadro um resumo de todo o assunto, construído coletivamente. Um exemplo desse registro pode ser o seguinte:

Gírias

As gírias são palavras ou expressões populares características de determinados grupos sociais.

Cada região, cada faixa etária e cada classe social apresenta diferentes gírias faladas no dia a dia.

É importante saber quando utilizar essas palavras, pois há situações mais formais em que esse uso não é apropriado.

São exemplos de situações em que não se deve usar gírias: entrevistas de emprego, jantares, igrejas, apresentações de trabalho, etc.

 No entanto, entre amigos, na internet e em festas, usar gírias é aceitável e até sinal de modernidade.

Momento 8

O professor poderá montar um "vídeo"com os alunos, como o assistido por eles no Momento 3. Cada grupo escolherá uma gíria para que um representante do grupo explique seu significado.

Esse video poderá ser assistido por outros colegas da escola, convidados pela turma.

Uma outra alternativa para finalizar a aula, caso a filmagem dos alunos seja complicada, é a montagem de um mural. Cada grupo confeccionará um cartaz (feito em uma cartolina), escolhendo uma gíria, anotando seu significado e ilustrando.

É importante que os grupos combinem entre si, expondo antes da confecção, qual gíria cada aluno anotará, para que no mural não haja gírias iguais.

O nome do mural poderá ser, por exemplo: Gírias da sala X

Recursos Complementares

Caso o professor queira complementar sua aula poderá apresentar para os alunos o vídeo disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=V0386Ju3TWw.

Esse vídeo diz respeito a uma reportagem no Jornal Hoje a respeito do uso das gírias.

Avaliação

O professor avaliará esta aula observando o trabalho dos grupos durante as discussões e ainda recolherá a folha solicitada com a sÍntese da conversa no grupo, a fim de verificar se os alunos souberam passar para o papel suas ideias.

Na apresentação, ele observará a linguagem oral, percebendo se os alunos estão se comunicando com desenvoltura.

Avaliará também o comprometimento dos alunos ao realizarem o vídeo ou a montagem do mural.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.