09/06/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
O aluno poderá a partir desta aula:
perceber a importância de uso das gírias em momentos adequados.
Entender o uso das gírias como manifestação da linguagem informal, através de atividades de reescrita.
Trabalhar a oralidade, fixando a ideia de adequação de linguagem formal e informal, através de uma encenação
Momento 1
Para apresentar o conceito de gírias, o professor iniciará a aula, mostrando o vídeo abaixo para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=bm1_Y7zmpSs
Após assistirem ao vídeo, o professor deverá iniciar uma conversa, pedindo que os alunos retomem o conceito de gíria dado no vídeo e que relembrem as diferentes gírias ao longo do tempo, retratadas também neste vídeo.
O professor pedirá, ainda, que eles citem algumas gírias que utilizam no dia a dia.
Momento 2
O professor deverá conversar com os alunos a respeito das situações em que se é comum e adequado usar gírias (bares, internet, festa, conversas com amigos, etc) e aquelas em que esse uso não é apropriado (entrevistas de emprego, jantares, sala de aula, etc).
Nesse momento, o professor discutirá com os alunos por que não seria adequado utilizar gírias nas situações comentadas por eles, dando alguns exemplos para ilustrar:
Em uma reunião de negócios o uso de gírias não é adequado, se um executivo utilizar essas palavras, os outros acharão estranho a postura dele, pois não se usa gírias nessa situaçâo.
Outro exemplo que poderá ser comentado: se você for fazer uma entrevista de emprego pra uma empresa, não será admitido a utilização de gírias.
A partir desses exemplos do dia a dia, os alunos irão percebendo de forma natural a necessidade de adequar a linguagem em diferentes situações, ou seja, a necessidade de falar de um jeito em uma situação e de outro jeito em outra. Assim, o professor explicará que uma mesma coisa pode ser dita de outra maneira com o objetivo de se adequar à linguagem a cada situação.
Para que os alunos entendam essa explicação, será realizada a seguinte atividade no caderno:
Atividade 1
1) Reescreva o texto abaixo substituindo as gírias por palavras ou expressões mais formais.
(Obs: O conceito de formal e informal será introduzido também de forma natural e os alunos perceberão essa diferença ao realizarem as atividades.)
É massa!
Dessa vez a Atrevida " arrepiou". Foi " da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias " maneiras" de todos os lugares. É por isso que me "amarro" cada vez mais nessa revista: descolada, divertida, diferente e "trilegal"
(Trecho de uma carta enviada para revista "Atrevida")
Para realizar essa atividade, o professor deverá explicar que uma leitora de uma revista chamada "Atrevida" escreveu essa carta elogiando uma matéria sobre gírias, publicada pela revista. Continuará a explicação afirmando que "Atrevida" é uma revista para jovens e por esse motivo a carta da leitora está adequada, no entanto, se a mesma leitora quisesse escrever para uma outra revista que não fosse destinada a jovens, ela precisaria escrever uma carta com uma linguagem diferente, mais formal.
O professor realizará essa atividade, juntamente com os alunos, reescrevendo coletivamente o texto, no qual as gírias serão substituidas por outras palavras mais formais.
Um exemplo dessa reescrita seria:
Desta vez a "Atrevida" obteve um bom desempenho. Foi excelente a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com ótimas gírias de todos os lugares. É por isso que adoro cada vez mais essa revista: irreverente, divertida e interessante.
Momento 3
Em seguida, o professor orientará uma outra atividade de reescrita no caderno, semelhante, mas que será realizada pelos alunos individualmente:
Atividade 2
Suponha que você esteja em um jantar muito chique de aniversário, como você poderia modificar essas frases para ser mais formal, ou mais educado com os convidados?
(Obs: as gírias podem ser modificadas e o professor poderá utilizar aquelas que são mais usadas na região, na qual a aula está inserida)
a) A noite hoje está massa! (Ex:A noite hoje está maravilhosa)
b) Adorei o rango! (Ex:Adorei o jantar!)
c) "Vô nessa"! Até mais meu chapa! (Ex:Estou indo embora! Até logo, amigo!)
d) E ai véi? Qual é a boa de hoje? (Ex:E aí jovem? O que me conta de novo sobre o dia de hoje?)
e) "Demorô" Vamos bailar... (Ex: Gostaria sim, vamos dançar)
Momento 4
Após a correçâo oral dessa atividade, será realizada uma outra atividade de reescrita, ao contrário das anteriores, na qual os alunos irão transformar frases mais formais em menos formais, utilizando gírias.
Atividade 3
Reescreva as frases abaixo, escritas de forma mais formal, empregando uma linguagem mais popular. Imagine que você está falando com um amigo em um bar!
a) Fiquei muito emocionado com a sua declaração. (Ex: Fiquei trifeliz com o que você falou cara!)
b) Essa moça é lindíssima. (Ex: Essa mina é show de bola)
c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde nos encontraremos. (Ex: Fala para os camaradas que a gente se acha mais tarde)
d) Aquele foi um gol muito especial, feito com muita técnica. (Ex: Aquele gol foi maneiro! Muito massa!)
Essa atividade deve ser corrigida pelo professor oralmente.
Momento 5
Para finalizar a aula o professor proporá uma brincadeira com os alunos, a qual consiste em uma encenação de uma conversa informal em um bar e a encenação de uma conversa formal, como um jantar ou uma entrevista.
O professor dividirá a turma em dois grupos (um com uma situação formal e outro informal) e os ajudará a escolher a situação ou a cena a qual eles irão retratar, bem como adequar suas falas àquela situação escolhida.
Os grupos se reunirão para discutirem as falas e após algum tempo, cada grupo apresentará a sua cena para o outro grupo.
Caso o professor queira aprofundar o assunto, poderá acessar o site: http://www.filologia.org.br/anais/anais%20iv/civ03_37-51.html
O professor avaliará se os alunos foram capazes de entender a necessidade de adequação da linguagem (da informal para a formal e vice versa) a partir das correções orais, das atividades solicitadas e da encenação proposta no último momento.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/02/2014
Cinco estrelasMuito legal ,me ajudou muito!
02/10/2013
Cinco estrelasGostei mito
23/09/2013
Quatro estrelasesse plano esta fantastico, me ajudou muito
21/05/2013
Quatro estrelasGOSTEI DAS ATIVIDADES PROPOSTAS,POIS SÃO BEM DIVERSIFICADAS E DE FATO TRABALHA A LIBERDADE DE RACIOCÍNIO.
18/03/2012
Cinco estrelasGostei imensamente da aula. Parabéns à autora!
24/04/2011
Duas estrelasgostei essa aula foi interessante,divertida
30/06/2010
Quatro estrelasA aula foi bem elaborada e criativa. O assunto é interessante aos alunos dessa faixa etária, visto que eles são usuários dessa variação.
10/06/2010
Cinco estrelasadorei ,gostei muito ao participar desse saite.