Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo a utilizar gírias nos momentos adequados

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá a partir desta aula:

perceber a importância de uso das gírias em momentos adequados.

 Entender o uso das gírias como manifestação da linguagem informal, através de atividades de reescrita.

Trabalhar a oralidade, fixando a ideia de adequação de linguagem formal e informal, através de uma encenação

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o professor já tenha introduzido o assunto "Gíria".
Estratégias e recursos da aula

Momento 1 

Para apresentar o conceito de gírias, o professor iniciará a aula, mostrando o vídeo abaixo para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=bm1_Y7zmpSs

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá iniciar uma conversa, pedindo que os alunos retomem o conceito de gíria dado no vídeo e que relembrem as diferentes gírias ao longo do tempo, retratadas também neste vídeo.

O professor pedirá, ainda, que eles citem algumas gírias que utilizam no dia a dia.

Momento 2

O professor deverá conversar com os alunos a respeito das situações em que se é comum e adequado usar gírias (bares, internet, festa, conversas com amigos, etc) e aquelas em que esse uso não é apropriado (entrevistas de emprego, jantares, sala de aula, etc).

Nesse momento, o professor discutirá com os alunos por que não seria adequado utilizar gírias nas situações comentadas por eles, dando alguns exemplos para ilustrar:

Em uma reunião de negócios o uso de gírias não é adequado, se um executivo utilizar essas palavras, os outros acharão estranho a postura dele, pois não se usa gírias nessa situaçâo.

Outro exemplo que poderá ser comentado: se você for fazer uma entrevista de emprego pra uma empresa, não será admitido a utilização de gírias.

A partir desses exemplos do dia a dia, os alunos irão percebendo de forma natural a necessidade de adequar a linguagem em diferentes situações, ou seja, a necessidade de falar de um jeito em uma situação e de outro jeito em outra. Assim, o professor explicará que uma mesma coisa pode ser dita de outra maneira com o objetivo de se adequar à linguagem a cada situação.

Para que os alunos entendam essa explicação, será realizada a seguinte atividade no caderno:

Atividade 1

1) Reescreva o texto abaixo substituindo as gírias por palavras ou expressões mais formais.

(Obs: O conceito de formal e informal será introduzido também de forma natural e os alunos perceberão essa diferença ao realizarem as atividades.)

É massa!

Dessa vez a Atrevida " arrepiou". Foi " da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias " maneiras" de todos os lugares. É por isso que me "amarro" cada vez mais nessa revista: descolada, divertida, diferente e "trilegal"

(Trecho de uma carta enviada para revista "Atrevida")

Para realizar essa atividade, o professor deverá explicar que uma leitora de uma revista chamada "Atrevida" escreveu essa carta elogiando uma matéria sobre gírias, publicada pela revista. Continuará a explicação afirmando que "Atrevida" é uma revista para jovens e por esse motivo a carta da leitora está adequada, no entanto, se a mesma leitora quisesse escrever para uma outra revista que não fosse destinada a jovens, ela precisaria escrever uma carta com uma linguagem diferente, mais formal.

O professor realizará essa atividade, juntamente com os alunos, reescrevendo coletivamente o texto, no qual as gírias serão substituidas por outras palavras mais formais.

Um exemplo dessa reescrita seria:

Desta vez a "Atrevida" obteve um bom desempenho. Foi excelente a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com ótimas gírias de todos os lugares. É por isso que adoro cada vez mais essa revista: irreverente, divertida e interessante.

Momento 3

Em seguida, o professor orientará uma outra atividade de reescrita no caderno, semelhante, mas que será realizada pelos alunos individualmente:

Atividade 2

Suponha que você esteja em um jantar muito chique de aniversário, como você poderia modificar essas frases para ser mais formal, ou mais educado com os convidados?

 (Obs: as gírias podem ser modificadas e o professor poderá utilizar aquelas que são mais usadas na região, na qual a aula está inserida)

a) A noite hoje está massa! (Ex:A noite hoje está maravilhosa)

b) Adorei o rango! (Ex:Adorei o jantar!)

c) "Vô nessa"! Até mais meu chapa! (Ex:Estou indo embora! Até logo, amigo!)

d) E ai véi? Qual é a boa de hoje? (Ex:E aí jovem? O que me conta de novo sobre o dia de hoje?)

e) "Demorô" Vamos bailar... (Ex: Gostaria sim, vamos dançar)

Momento 4

Após a correçâo oral dessa atividade, será realizada uma outra atividade de reescrita, ao contrário das anteriores, na qual os alunos irão transformar frases mais formais em menos formais, utilizando gírias.

Atividade 3

Reescreva as frases abaixo, escritas de forma mais formal, empregando uma linguagem mais popular. Imagine que você está falando com um amigo em um bar!

a) Fiquei muito emocionado com a sua declaração. (Ex: Fiquei trifeliz com o que você falou cara!)

b) Essa moça é lindíssima. (Ex: Essa mina é show de bola)

c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde nos encontraremos. (Ex: Fala para os camaradas que a gente se acha mais tarde)

d) Aquele foi um gol muito especial, feito com muita técnica. (Ex: Aquele gol foi maneiro! Muito massa!)

Essa atividade deve ser corrigida pelo professor oralmente.

Momento 5

Para finalizar a aula o professor proporá uma brincadeira com os alunos, a qual consiste em uma encenação de uma conversa informal em um bar e a encenação de uma conversa formal, como um jantar ou uma entrevista.

O professor dividirá a turma em dois grupos (um com uma situação formal e outro informal) e os ajudará a escolher a situação ou a cena a qual eles irão retratar, bem como adequar suas falas àquela situação escolhida.

Os grupos se reunirão para discutirem as falas e após algum tempo, cada grupo apresentará a sua cena para o outro grupo.

Recursos Complementares

Caso o professor queira aprofundar o assunto, poderá acessar o site: http://www.filologia.org.br/anais/anais%20iv/civ03_37-51.html 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos foram capazes de entender a necessidade de adequação da linguagem (da informal para a formal e vice versa) a partir das correções orais, das atividades solicitadas e da encenação proposta no último momento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 1/8 - 12,5%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.