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Descobrindo as Medidas

 

24/06/2009

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar os sistemas de medidas como aplicação do estudo do Sistema Decimal; - Identificar e Trabalhar com as Unidades de Medidas de comprimento, massa e capacidade; - Reconhecer os Múltiplos e Submúltiplos do metro, do litro e do grama; - Trabalhar com a transformação de Unidades de Medidas; - Interpretar as relações existentes entre as medidas de massa, volume e capacidade.
Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Trabalho com Frações: conceitos básicos, frações equivalentes, operações; - Notação decimal de um número; - Múltiplos e Submúltiplos da unidade; - Números decimais e frações decimais; - Operações com decimais.
Estratégias e recursos da aula

Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com aplicações dos conceitos de números decimais, abordando os Sistemas de Medidas de comprimento, massa e capacidade. Por ser um conteúdo que se mostra presente em muitas situações do cotidiano do aluno optamos por trabalhar com atividades que utilizam Materiais Didáticos Manipuláveis e instrumentos comuns ao dia-a-dia dos alunos.

Sendo esse um dos conteúdos matemáticos que mais possibilitam o trabalho sobre a história do seu desenvolvimento, iniciar a aula contando um pouco dessa história pode fazer com que os alunos se interessem mais pelo assunto.

DICA: Além do apoio dos sites indicados em “Recursos Complementares”, o professor pode pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre esse tema e dividam com os colegas as informações encontradas.

Após essa apresentação o professor pode perguntar aos alunos quais unidades de medidas eles costumam utilizar no dia-a-dia, citando alguns exemplos (metros, centímetros, litros, quilogramas). Em seguida poderá ser formalizada a definição de Sistema Métrico Decimal dando ênfase a importância de se adotar um sistema padrão para cada grandeza.

Dando sequência iremos trabalhar com cada um dos três tipos de Sistemas de Medidas (comprimento, massa e capacidade). O professor pode dividir a turma em três grupos de forma que cada um fique responsável pelo material a ser utilizado em cada uma das três partes a seguir.

GRUPO I: Réguas de 10 cm e 1m, fita métrica (ou trena), canudos, barbante, atlas.

I – Medidas de Comprimento
Iniciando o trabalho com as unidades de comprimento o professor pode falar sobre unidade padrão de medidas de comprimento, o “metro”, e de seus múltiplos e submúltiplos mais conhecidos, o quilometro, o centímetro e o milímetro. Para trabalhar com os submúltiplos o professor pode ter como auxílio uma régua de 1 metro de comprimento ou fita métrica.
 

Para iniciar esse trabalho o professor pode pedir aos alunos que meçam objetos pequenos como o estojo ou caderno e pergunte aos alunos qual unidade de medida é mais conveniente para essas medições (espera-se que os alunos citem o centímetro). Na régua será possível mostrar que um centímetro equivale a uma centésima parte do metro e consequentemente, o milímetro que é igual a uma décima parte do centímetro corresponde a uma milésima parte do metro.
Dando sequência o professor pode apresentar aos alunos a unidade de medida “decímetro”, para essa apresentação ele pode utilizar um pedaço de barbante de um metro de comprimento e pedaços de canudos com 10 centímetros cada, ao passar o barbante pelos canudos os alunos poderão perceber que o barbante poderá transpassar por dez canudos no total, o que mostra que um decímetro corresponde a uma décima parte do metro.

DICA: Concluindo essa primeira parte do trabalho com os submúltiplos do metro o professor poderá apresentar a tabela de unidades de medidas de comprimento, destacando que tomando uma unidade de medida, temos que a unidade imediatamente inferior e 10 vezes menor que essa.

DICA: Como aplicação dessa primeira parte do est udo de unidades de comprimento, o professor pode adaptar a atividade apresentada no seguinte endereço:

revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/atividades-medidas-422822.shtml

Pedindo aos alunos que meçam a seus colegas e anotem todas as medidas em um papel ou no quadro negro, em seguida poderá pedir aos alunos que encontrem quanto equivale à medida encontrada em decímetros, centímetros e milímetros.
Outra adaptação pode ser feita pedindo aos alunos que realizem a medição dos colegas com uma régua de 10 centímetros, e propondo em seguida que eles calculem a medida em metros.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1777/imagens/Fita_Metrica.JPG

Em relação ao trabalho com os múltiplos do metro, o professor pode tomar como ponto de partida o quilômetro, perguntando aos alunos qual unidade é mais apropriada para medir a distância entre duas cidades (quilômetros), em seguida questione-os sobre a quantidade de metros existentes dentro de um quilometro. Em seguida o professor poderá completar a tabela de unidades de medida acrescentando o decâmetro, o hectômetro e, por fim, o quilômetro, juntamente com seus símbolos. Assim será possível mostrar aos alunos que, tomando uma unidade de medida, a unidade imediatamente superior será 10 vezes maior que essa. Desse modo os alunos poderão concluir que um decâmetro corresponde a 10 metros, um hectômetro a 100 metros e um quilômetro a 1000 metros.

DICA: Como forma de aplicação do trabalho com os múltiplos do metro, o professor pode utilizar um Atlas e apresentar aos alunos distâncias entre cidades ou países em quilômetros, pedindo a eles que transforme as medidas para decâmetros, hectômetros e metros.
Nessa atividade o professor poderá dar início ao trabalho com escalas uma vez que cada centímetro do mapa corresponde a quilômetros reais.

DICA: Concluindo o trabalho com unidades de medida de comprimento, é importante que o professor trabalhe ou reforce o trabalho com os conceitos de área de figuras retangulares e, principalmente o cálculo de volumes de paralelepípedos retangulares e consequentemente do cubo, para que seja possível realizar as devidas associações no trabalho com as medidas de capacidade. O professor deve se atentar as adaptações nas transformações de unidades de medidas de área e volume.


GRUPO II: Garrafas (ou recipientes) de 1 litro, copos de 200 ou 250 ml, recipiente cúbico com arestas de 10 cm, régua.

II – Medidas de Capacidade

Para iniciar o trabalho com medidas de capacidade, o professor pode pedir aos alunos que tragam de casa ou construam com papelão e plástico um recipiente cúbico que possua aresta de 10cm. Eles deverão encher o cubo de água e com o auxílio de uma garrafa ou vasilhame que tenha capacidade de 1 litro ou mais, e marcação da medida. Através desse experimento eles poderão constatar que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico, e realizando a transformação, temos que 1000 litros é igual a 1m³.

DICA: Essa e outras atividades e exercícios sobre medidas de capacidade podem ser encontrados em:

www.cvps.g12.br/centropedagogico/pdf/mat/2008/katiasmole/NI/O%20LITRO%20E%20AS%20MEDIDAS%20DE%20CAPACIDADE.pdf

Nesse endereço o professor encontrará uma atividade que trabalha com a transformação das unidades de medida de capacidade.

No entanto o professor poderá sugerir o seguinte experimento: peça aos alunos que encham as garrafas de 1 litro com água e distribuídos em grupos (de 5 pessoas se os copos comportarem 200ml ou 4 alunos se os copos tiverem capacidade de 250ml) dividam o conteúdo da garrafa nos copos. Assim e les poderão, através de dedução ou cálculos, perceberem que um litro corresponde a 1000 mililitros.

DICA: Como os alunos já terão estudado os múltiplos e submúltiplos do metro, o professor pode fornece-lhes apenas o nome e os símbolos das unidades de medida de capacidade (mililitro, centilitro, decilitro, decalitro, hectolitro e quilolitro) e pedir aos alunos que deduzam, com base na tabela do metro, a capacidade em litros de cada uma delas.

Para completar o trabalho de relação entre unidades de volume e unidades de capacidade, o professor pode apresentar situações-problema que envolvam o estudo do consumo de água na casa dos alunos. Esse trabalho poderá ser desenvolvido utilizando as contas de água ou através de leitura dos relógios das casas feita pelos próprios alunos, onde eles devem analisar e calcular o consumo durante período de uma semana, por exemplo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1777/imagens/Hidrometro.JPG

GRUPO III: Balança e objetos com diferentes pesos.

III – Medidas de Massa
Finalizando o trabalho com Sistemas de Medida será desenvolvido o estudo das unidades de medida de massa (grama seus múltiplos e submúltiplos). Iniciando a aula, o professor já poderá apresentar as unidades, nomes e símbolos, e deixar que os alunos preencham a tabela com os valores referentes à capacidade em gramas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1777/imagens/Balanaca_Pratos.JPG

Para exemplificar a transformação das unidades poderá ser utilizada uma balança, e pesos em gramas e quilos, onde os alunos poderão através das medições verificar que 1 quilograma corresponde a 1000 gramas, que é igual a 1000000 miligramas, e assim por diante.


DICA: Para concluir o trabalho com unidades de medida, o professor poderá apresentar aos alunos a fórmula que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC):

Peso / (Altura)²

E pedir aos alunos que realizem o cálculo de seu IMC.

Para essa atividade o professor poderá utilizar fita métrica e balança caso a escola possua, ou ainda levar os alunos a farmácias onde seja possível me dir o peso de cada um.

DICA:
No link:

conversordemedidas.vilabol.uol.com.br/

Está disponível um conversor de medidas que pode ser apresentado ao final da aula e serve para facilitar a transformação de unidades.

Por fim no site:

lenaborralho.hotpotatoes.googlepages.com/5%C2%BAano-matem%C3%A1tica

Acessando ao link: Unidades de comprimento, massa, capacidade e de áreas. Áreas e problemas. O professor encontra exercício que podem ser resolvidos no próprio computador.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1777/imagens/SOF_M.JPG

Recursos Complementares

Em alguns sites o professor encontra um pouco sobre a história dos sistemas de medição, entre eles estão: 

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_121227.shtml

Nesse site a história da Matemática é narrada desde a Pré-história até os dias atuais, fazendo um paralelo entre a evolução da humanidade e o desenvolvimento da Matemática.

Outra opção de auxílio a essa aula é encontrada nos links:

http://www.youtube.com/watch?v=P7_wUrhmilc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=wi-0w5M4Ork&feature=related

Onde o professor encontrará uma vídeo-aula que apresenta os conceitos de Sistemas de Medidas de forma simples e com exemplos e situações do dia-a-dia.

Avaliação
Através dos resultados obtidos no decorrer das aulas, na resolução dos exercícios e atividades, o professor deverá avaliar capacidade dos alunos de: - Identificar as unidades de medida como aplicação dos conceitos de sistema decimal; - Compreender a necessidade de se adotar unidades padronizadas; - Trabalhar com os sistemas de medidas de massa, comprimento e capacidade; - Interpretar e Resolver problemas que envolvam o trabalho unidades de medida, seus múltiplos e submúltiplos; - Realizar transformações de Unidades de Medida.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
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Opiniões

  • davi gonçalves ferreira, joaquim borjes , Piauí - disse:
    david_bboy14@hotmail.com

    07/05/2011

    Cinco estrelas

    achei a aula muito boa pois aprofundei o meu conhecimento


  • Eliana Luiza Dias, SENAC , Mato Grosso do Sul - disse:
    e.luizadias1@hotmail.com

    12/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a prática.


  • elenilde moraes dos santos, Escola E.E.F e Medio Tiradentes I , Pará - disse:
    elenilde_missionaria@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Usei o site para ajudar minha filha a entender este assunto.


  • Jorge Erlange, EREMCC , Pernambuco - disse:
    jorgerlange@hotamil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo material. Usei pra melhorar minha prática pedagógica. Obrigado


  • neusa ribeiro, Aluna da Esc. Téc. em Análises Clínicas Prof. Makiguti. , São Paulo - disse:
    neusaribeiro15@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Prof. gostei muito da materia porém, seria importante pra mim que tivesse exercicios com respostas e questôes pra resolver. estou cursando analises clinicas e trabalhamos com a menor porlção da unidade que é tranformar grama para micrograma, litro para mililitro, como já estou com 51 anos e faz muito tempo que vi está parte da matematica, está muito difícil , por favor me ajude a compreender , pois trabalhamos com pipetas graduadas e não podemos brincar com a saude alheia e nem com a vida .


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