Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caminhos da Energia

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o funcionamento de uma usina hidrelétrica; • Conhecer os caminhos de geração e distribuição desta modalidade de energia; • Sensibilizar os alunos para o uso racional da energia.
Duração das atividades
• 1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre hidrografia e fonte de energia
Estratégias e recursos da aula

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil tem origem hidráulica - nasce das águas dos rios. Quando um rio tem condições favoráveis à instalação de uma usina, tais como volume hídrico, vazão e quedas d'água, são feitos estudos técnicos e ambientais para que se instale ali um empreendimento de geração de energia.
As facilidades da vida moderna já fazem parte da nossa rotina, e quase nunca paramos para analisar a infra-estrutura que elas demandam, estrutura que se faz necessária até para desfrutarmos de coisas simples como acender uma lâmpada. Portanto, a presente sugestão de aula busca levar ao conhecimento dos alunos um pouco de conhecimento sobre a infra-estrutura necessária para que se possa ter acesso aos benefícios da energia elétrica.

Aula 01
 

Professor inicie sua atividade com um bate papo com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas. Pergunte a seus alunos:
 

• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• Como a energia elétrica os ajuda?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
 

Trabalhe com seus alunos na perspectiva que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Explique que a energia elétrica é importante socialmente porque:
 

• permite às pessoas se comunicar, interagir e dispor de conforto em suas vidas. I Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio, Microondas, Computador, Maquinário industrial, Metrô, Aparelhos Médicos-Hospitalares e tantos outros aparatos técnicos e tecnológicos, são exemplos de situações e produtos que só são passíveis de utilização por meio da energia elétrica;
 

• a energia elétrica permitiu a elevação da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos;
 

É muito importante que os alunos visualizem os caminhos da energia elétrica até suas residências. Isso pode ser feito de maneira lúdica, fazendo uso de uma animação disponível em:
 

www.furnas.com.br/animacoes.asp
 

Clicando-se em “Caminhos da Energia”
 

Exibida a animação, pergunte a seus alunos sobre os “Caminhos da Energia”. . Sugere-se também que se trabalhe um jogo educacional sobre essa questão da energia elétrica, clicando em “Jogos Educacionais” e em “Ajude a salvar a cidade da falta de energia”disponível em:
 

www.furnas.com.br/animacoes.asp
 

Depois desses trabalhos lúdicos, lance alguns questionamentos na turma como:
 

• Onde é produzida a energia ?
• Como se constrói uma usina hidrelétrica?
• Como funciona uma turbina?
• Quais os caminhos dessa energia?
• Como ela chega em nossas casas?
 

Essas perguntas servem para sistematizar o conhecimento nas crianças e trabalhar com eles a percepção da importância do uso racional de energia. Solicite que eles escrevam, em uma folha de papel, a importância que eles dão à energia elétrica. Depois disso colete suas impressões.
Como atividade de casa os alunos tem uma semana para registrar o que tem feito em casa para contribuírem como o uso racional da energia elétrica. Seria interessante que essa experiência fosse registrada. Nesse sentido, eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgar para os colegas através Yahoo, http://br.yahoo.com/ . Para isso basta entrar no link grupos, efetuar o cadastro e convidar os amigos para se associarao grupo.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • “Dever de Casa” – Registro Fotográfico • Apresentação do Seminário • Participação no fórum e blog.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JÚLIO CÉZAR ACÁCIO ARAÚJO, ETELVINA GOMES BEZERRA EEFM , Ceará - disse:
    jcacacioaraujo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Uma estrela

    Essa é muito interessante, pois nela aprendemos a conhecer os diversos tipos de energia existentes e suas característica mais interessantes. Um outro atrativo deste material é seu componente tecnológico, pois permite-nos trabalhar em outros ambientes educacionais (Como Laboratório Educacional de Informática).


  • Nataly, N.M.P , Mato Grosso do Sul - disse:
    natymary_s12@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa matéria. pois aprendi coisas que para mim antes não era tão importante assim. Adoreiiiiiiiiiiiii


  • Ana Célia Alves Ribeiro, JOAO MENDES DE ANDRADE EMEIF , Ceará - disse:
    alvesanacelia@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gotei da aula, ela é dinâmica e participativa. Junta a teoria com a prática. Faz com que a turma seja bastante int.eratva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.