17/06/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil tem origem hidráulica - nasce das águas dos rios. Quando um rio tem condições favoráveis à instalação de uma usina, tais como volume hídrico, vazão e quedas d'água, são feitos estudos técnicos e ambientais para que se instale ali um empreendimento de geração de energia.
As facilidades da vida moderna já fazem parte da nossa rotina, e quase nunca paramos para analisar a infra-estrutura que elas demandam, estrutura que se faz necessária até para desfrutarmos de coisas simples como acender uma lâmpada. Portanto, a presente sugestão de aula busca levar ao conhecimento dos alunos um pouco de conhecimento sobre a infra-estrutura necessária para que se possa ter acesso aos benefícios da energia elétrica.
Aula 01
Professor inicie sua atividade com um bate papo com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas. Pergunte a seus alunos:
• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• Como a energia elétrica os ajuda?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
Trabalhe com seus alunos na perspectiva que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Explique que a energia elétrica é importante socialmente porque:
• permite às pessoas se comunicar, interagir e dispor de conforto em suas vidas. I Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio, Microondas, Computador, Maquinário industrial, Metrô, Aparelhos Médicos-Hospitalares e tantos outros aparatos técnicos e tecnológicos, são exemplos de situações e produtos que só são passíveis de utilização por meio da energia elétrica;
• a energia elétrica permitiu a elevação da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos;
É muito importante que os alunos visualizem os caminhos da energia elétrica até suas residências. Isso pode ser feito de maneira lúdica, fazendo uso de uma animação disponível em:
www.furnas.com.br/animacoes.asp
Clicando-se em “Caminhos da Energia”
Exibida a animação, pergunte a seus alunos sobre os “Caminhos da Energia”. . Sugere-se também que se trabalhe um jogo educacional sobre essa questão da energia elétrica, clicando em “Jogos Educacionais” e em “Ajude a salvar a cidade da falta de energia”disponível em:
www.furnas.com.br/animacoes.asp
Depois desses trabalhos lúdicos, lance alguns questionamentos na turma como:
• Onde é produzida a energia ?
• Como se constrói uma usina hidrelétrica?
• Como funciona uma turbina?
• Quais os caminhos dessa energia?
• Como ela chega em nossas casas?
Essas perguntas servem para sistematizar o conhecimento nas crianças e trabalhar com eles a percepção da importância do uso racional de energia. Solicite que eles escrevam, em uma folha de papel, a importância que eles dão à energia elétrica. Depois disso colete suas impressões.
Como atividade de casa os alunos tem uma semana para registrar o que tem feito em casa para contribuírem como o uso racional da energia elétrica. Seria interessante que essa experiência fosse registrada. Nesse sentido, eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgar para os colegas através Yahoo, http://br.yahoo.com/ . Para isso basta entrar no link grupos, efetuar o cadastro e convidar os amigos para se associarao grupo.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Uma estrelaEssa é muito interessante, pois nela aprendemos a conhecer os diversos tipos de energia existentes e suas característica mais interessantes. Um outro atrativo deste material é seu componente tecnológico, pois permite-nos trabalhar em outros ambientes educacionais (Como Laboratório Educacional de Informática).
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante essa matéria. pois aprendi coisas que para mim antes não era tão importante assim. Adoreiiiiiiiiiiiii
24/03/2010
Quatro estrelasGotei da aula, ela é dinâmica e participativa. Junta a teoria com a prática. Faz com que a turma seja bastante int.eratva.