14/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello, Sulamita Nagem Dias Lima
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
- Observar o mapa político do Brasil e do estado, localizando as capitais estaduais e federal..
- Conhecer aspectos importantes das principais cidades do Brasil.
- Trabalhar as relações interpessoais no trabalho de grupo.
- Ter um nível de leitura que permita o acesso às informações e aos saberes a serem trabalhados.
1ª atividade:
- O professor encaminha os alunos para a sala de informática, dividindo a turma em função do número de computadores disponíveis, e os orienta para o trabalho que farão utilizando o mapa disponível no site: http://www.luventicus.org/mapaspt/brasil.html
- Em seguida, o professor solicita que o aluno leve o cursor até o pontinho indicativo da localização da capital de cada estado, onde ele encontrará o nome do estado.
- O professor pede ao aluno para agora, clicar no ponto para saber o nome da capital daquele estado.
- O professor propõe aos alunos que façam outras atividades de localização no mapa, fazendo interferências como:
Localizem o seu estado.
Qual o nome da capital do seu estado?
Localizem a capital federal Brasília.
Em que estado ela está localizada?
- O professor promove uma discussão com os alunos sobre o mapa que eles utilizaram, destacando o nome do mapa, o que ele contém e para que ele serve.
2ª atividade:
- Ainda na sala de informática, o professor propõe que alunos façam, coletivamente, uma lista das principais cidades brasileiras e a partir dessa lista, pesquisem na Internet características delas. O professor ajuda os alunos informando onde eles poderão pesquisar .
http://www.brasilescola.com/brasil/principais-cidades-brasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manaus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre
3ª atividade:
- O professor apresenta para os alunos a opção de joguinhos encontrados nos links abaixo, onde eles terão oportunidade de interagir com os colegas para a realização dos jogos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10813
http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html
- O aluno terá a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos na aula, pela facilidade (ou não) que encontrou para seguir as instruções e realizar os jogos
- Os alunos se organizam para a realização dos jogos propostos e escolhidos por eles.
4ª atividade:
- Com base nas informações colhidas sobre as principais cidades brasileiras, o professor propõe que a turma, em grupos, escolha uma ou mais cidades e elabore um painel (usando recortes de jornais e revistas ) ilustrando essas cidades.
- Com a turma, o professor planeja o dia da montagem dos painéis e a socialização das informações neles contidas. Nesse momento é importante discutir com os alunos os fatores que levam uma cidade ser bastante diferente da outra objetivando de fato, conhecer o estado brasileiro.
- Laboratório de informática.
- Cartazes
Fonte de pesquisa sobre as principais cidades brasileiras:
http://www.brasilescola.com/brasil/principais-cidades-brasil.htm
http://www.cidades.com.br/estado/mato_grosso/mt.html
Mapa Político do Brasil
http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-43-2428-5901,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_capitais_do_Brasil
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!