Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O ESTADO BRASILEIRO

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Espaço de Vivência

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello, Sulamita Nagem Dias Lima

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar o mapa político do Brasil e do estado,  localizando as capitais estaduais e federal..

- Conhecer  aspectos importantes das principais cidades do Brasil.

- Trabalhar as relações interpessoais no trabalho de grupo.  

Duração das atividades
02 encontros ou 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter um  nível de leitura que permita o acesso às informações e aos saberes a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

- O professor encaminha os alunos para a sala de informática, dividindo a turma em função do número de computadores disponíveis, e os orienta para o trabalho que farão utilizando o mapa disponível no site: http://www.luventicus.org/mapaspt/brasil.html 

-  Em seguida, o professor solicita que  o aluno leve   o cursor até o pontinho indicativo da localização da capital de cada estado, onde ele  encontrará o nome do estado.  

- O professor pede ao aluno para agora,  clicar   no ponto para saber o nome da capital daquele estado.  

- O professor propõe aos  alunos que façam outras atividades de localização no mapa, fazendo interferências como: 

 Localizem o seu estado.  

Qual o nome da capital do seu estado?  

Localizem a capital federal Brasília.         

Em que estado ela está  localizada?    

- O professor promove uma discussão com os alunos sobre o mapa que eles utilizaram, destacando o nome do mapa, o que ele contém e para que ele serve.   

2ª atividade:

- Ainda na sala de informática, o  professor propõe que  alunos façam, coletivamente, uma lista das principais cidades brasileiras e a partir dessa lista,  pesquisem  na Internet  características delas.  O professor  ajuda os alunos informando onde eles poderão pesquisar .  

http://www.brasilescola.com/brasil/principais-cidades-brasil.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia 

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade) 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade) 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manaus 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre   

3ª atividade:  

- O professor apresenta para os alunos a opção  de joguinhos  encontrados nos links abaixo,  onde eles terão oportunidade de interagir com os colegas para a realização dos jogos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10813 

http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html 

- O aluno terá a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos na aula, pela facilidade (ou não) que encontrou  para  seguir as instruções e realizar os jogos  

- Os alunos se organizam para a realização  dos jogos propostos e escolhidos por eles.   

   

4ª atividade:

 - Com base nas informações colhidas sobre as principais cidades brasileiras, o  professor propõe que a turma, em grupos,  escolha uma ou mais cidades  e elabore  um painel (usando recortes de jornais e revistas ) ilustrando essas cidades.  

- Com a turma, o professor planeja  o dia da montagem dos painéis e a socialização das informações neles contidas. Nesse momento é importante discutir com os alunos os fatores que levam uma cidade ser bastante diferente da outra objetivando de fato, conhecer o estado brasileiro.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.