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Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 9

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o jogo proposto em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

 

Atividade 1 

Como na aula 6 desta coleção (Ver: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13257), os alunos deverão selecionar mais uma brincadeira que será adaptada para o gestual de mãos. Sugerimos a retomada dos questionários previstos para a aula 1, para que seja feita nova coleta de jogos não praticados com o gestual de mãos. A partir de uma primeira seleção (cada aluno pode escolher dois jogos, por exemplo), faça uma votação entre a turma para a escolha da segunda brincadeira a ser transformada -  a transformação ocorrerá apenas em relação à forma de brincar, pois a música cantada é mantida. 

 

Faça suas próprias sugestões, caso a prática dos questionários seja inviável. Como segunda brincadeira deste momento do planejamento, sugerimos “Bambu Quiabu”.  

 

Atividade 2

Coloque a letra de “Bambu Quiabu” na lousa (quadro) e inicie um rápido processo de memorização com a turma. Apresentamos, a seguir, uma transcrição musical apresentada no livro "Música na escola: jogos e brincadeiras musicais - série didática", lançado pelo Conservatório e pela Prefeitura do Rio no ano de 2002.

“Bambu Quiabu”

Bambu Quiabu

Aroeira Mantegueira

Tirarás/Voltarás o (fulano)

Para ser bambu

Ouça uma outra versão melódica da canção no link abaixo (clique na faixa BAMBU QUIABU):

http://www.submarino.com.br/produto/2/21347006/cd+flores+e+frutas?menuId=201894 

 

Passos da atividade:

1) Leitura – faça a leitura do texto com a turma (lembre-se de que os alunos estão na fase de alfabetização). Varie a dinâmica, selecionando trechos que podem ser lidos por grupos diferentes ou mesmo selecionando palavras isoladas que podem ser lidas por toda a turma. Explique à turma a utilização das palavras “tirarás” e “voltarás”: cada uma será usada em diferentes momentos da brincadeira.

2) Cantar a música – cante com a turma algumas vezes. Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição (optamos por escrever esta música na tonalidade de Dó maior, por ser adequada às vozes infantis. Procure, no momento da variação, estar atento a essa questão).

Observações:

- No momento em que todos cantam a frase “Tirarás o (fulano)”, proponha uma rápida brincadeira: você deverá escolher a criança que terá seu nome proclamado pela turma. O escolhido deverá parar de cantar até que seu nome seja entoado novamente, através da frase “Voltarás o (fulano)”. Sugira algumas rodadas.

- Sugerimos, para a execução da música, o uso de algum instrumento harmônico, como: piano, teclado, violão, acordeon ou cavaquinho.

 

3) Música e acompanhamento com palmas:

a) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.

b) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas seguindo o ritmo do que é cantado (melodia). Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.

c) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas de maneira livre, sem nenhuma orientação prévia. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.

Observação:

A ordem de execução dos passos “a”, “b” e “c” pode ser modificada.

 

Atividade 3

Faça uma rápida execução da brincadeira, de preferência com duas a três rodadas, da maneira como é realizada tradicionalmente.

Como brincar?

Os alunos formam uma roda, em pé, sem dar as mãos. O canto se inicia e todos devem fazer um movimento pendular, para frente e para trás. Quando o nome de algum participante for citado, no momento da frase “Tirarás o (fulano)”, este deverá ajoelhar, continuando a fazer o movimento pendular. A brincadeira continua até todos se ajoelharem. A partir de então, a música se modifica – “Voltarás o (fulano)” - e todos os participantes vão sendo chamados, um a um, voltando à posição inicial.

Dicas

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada rodada.

2) Nas primeiras execuções da brincadeira, você apontará os escolhidos a terem seus nomes proclamados pela turma no momento das frases “Tirarás “o (fulano)” e “Voltarás o (fulano)”.

3) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão como clavas, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans, enquanto a brincadeira acontece.  

 

Atividade 4

Proponha uma variação na execução da brincadeira. Toda a dinâmica descrita acima se mantém, com exceção do objetivo: a última criança a se ajoelhar será o “mestre” da próxima rodada, e será quem escolherá os participantes que deverão ajoelhar, um a um. Assim, no início de cada rodada, é escolhido um “mestre” que, ao longo das vezes em que a música é cantada, apontará para alguma criança que terá seu nome proclamado pelo resto e deverá ajoelhar.

Dica

1) Você deve determinar o que será considerado como uma rodada:  a realização da brincadeira inteira, incluindo os momentos em que todos abaixam e, posteriormente, levantam; ou se cada um desses momentos consistirá em uma rodada. Esta última opção torna a brincadeira mais dinâmica, pois os “mestres” são trocados em um espaço de tempo menor.  

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o momento de execução da música da brincadeira: piano, teclado, violão, cavaquinho ou acordeon. O professor poderá utilizar também instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Recursos Complementares

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf 

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf  

 

Texto sobre Brincadeira de Roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate   

Avaliação
O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção dos jogos foi ativa e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução da brincadeira. Ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguem realizar a brincadeira "Bambu Quiabu".
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