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Homofobia na escola: um início de reflexão

 

21/03/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a existência de várias formas de manifestação das sexualidades;
• Conscientizar que a luta contra a discriminação das identidades sexuais e de gênero é responsabilidade de todos;
• Reconhecer que a escola é um espaço de nosso convívio, de nossas vontades e das nossas formas de ser.

• Compreender e desenvolver sentimentos de respeito e solidariedade quanto às múltiplas formas de expressar o desejo sexual, incentivando a reflexão sobre o preconceito e a discriminação;
• Combater posturas homofóbicas no ambiente escolar.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula
                       Banner 4< /strong>

Fonte: http://www.rea.pt/campanha/htm/banners.htm


                   &nbs p; Banner 5

Fonte: http://www.rea.pt/campanha/htm/banners.htm

Cabe ao/a professor/a incentivar a discussão.


Professor/a, o que não pode faltar:


• Deixar claro que homossexualidade não é crime, nem pecado e nem doença. A orientação sexual de cada um é um direito que todos temos em nosso país.


• De que modo cada um de nós podemos eliminar os preconceitos contra as pessoas que têm orientação sexual diferente da nossa?


• A nossa escola prevê no Projeto Político-Pedagógico alguma medida referente ao assunto, ou assegura a promoção de valores voltados ao reconhecimento da diversidade sexual?


• A escola desenvolve alguma ação que contemple o respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual?

• Existe homofobia na escola? Como ela ocorre?

• A escola é um espaço que pode legitimar e/ou combater práticas homofóbicas?

• A prática homofóbica pode afetar a vida escolar dos indivíduos?


• Discutir e promover ações de respeito aos homossexuai s e combate a i ntolerância frente à diversidade sexual.

Observação:

Como forma de exposição das idéias contidas nos banners o/a professor/a poderá utilizar diferentes procedimentos, que contemple a contexto da escola e de seus/suas alunos/as, tais como:
• Apresentação em Power point;
• Em forma de transparências;
• Painéis; dentre outros/as.

ATIVIDADE 3: CONSTRUINDO BANNERS: Respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual

Professor/a, nessa atividade deverá dividir os/as alunos/as em até 5 grupos. Cada grupo deverá construir um banner (cartaz) como forma de uma campanha de sensibilização na escola sobre o respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual.

Materiais:

  • Cartolinas;
  • Pincéis;
  • Papel reciclado;
  • Lápis de cor;
  • Papel Mural;
  • Fita crepe; dentre outros.

Lembramos que a forma de socialização dos materias construídos pelos/as alunos/as poderá ser diversificada. Professor/a estimule a criatividade dos/as alunos/as;

Procedimentos:

Divida os alunos em grupos e explique novamente que cada grupo construirá um banner (cartaz) como forma de uma campanha que tem a temática “Respeito aos homossexuais e combate a intolerância frente à diversidade sexual”. Avise que terão 30 minutos para se prepararem e apresentarem um cartaz com uma frase e um desenho para estampar tal campanha. Ao final do tempo determinado, os grupos apresentarão as propostas. Quando terminarem, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as socializem suas produções nos diversos espaços da escola.

Dica para o/a professor/a:

Devido à complexidade e o caráter interdisciplinar da temática, sabemos que a mesma poderá contar com a contribuição de outras áreas do saber, tais como: História, Sociologia, Artes, Literatura, Educação Física, Língua Portuguesa dentre outras. Dessa forma o/a professor/a deverá solicitar a contribuição coletiva da equipe escolar.

Recursos Complementares
  • Professor, para melhor fundamentação teórica acerca da temática sugerimos a consulta e/ou leitura do caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) intitulado Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Disponível em:
    http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_protege/caderno5.pdf

Professor/a,
Abaixo elencamos materiais como fonte de consulta para alunos/as e para os/as professores/as:


Webibliografia: Sites que o/a Professor/a e os/as alunos/as poderão visitá-los ou consultá-los para o enriquecimento dessas aulas.


• Projeto Unidade na Diversidade: www.unidadenadiversidade.org.br


• Para informar sobre homofobia, indicamos o site http://homofobia.com.sapo.pt.


• Site de uma campanha digital contra o preconceito a Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros - http://www.rea.pt/campanha/


• Perguntas e respostas sobre Orientação sexual e identidade de gênero. Projeto Educação LGBT: http://www.rea.pt/arquivo/perguntas.pdf


• Educar para a diversidade: Guia para professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Gênero. http://www.rea.pt/arquivo/professores.pdf

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor observará a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere a discriminação das identidades sexual e de gênero.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • José Lima Dias Júnior, Escola Municipal Genildo Mirinda , Rio Grande do Norte - disse:
    limajunior68@hotmail.com

    09/07/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pois, estabelece que devemos ter, enquanto educadores uma motivação na luta pela igualdade de direitos. Contarei, sempre, com vocês que fazem parte do Portal do Professor no sentido de construirmos uma Educação sem Homofobia.


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