Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carnaval e saúde

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de:

Conscientizar-se sobre os cuidados necessários com a saúde durante o carnaval, partindo da observação de fotos sobre essa festa.

Desenvolver a leitura através de um texto informativo sobre cuidados com a saúde no carnaval.

Desenvolver habilidades de escrita a partir da execução de um roteiro de estudos, elaborado pelo professor;

Trabalhar a oralidade através de conversas sobre cuidados durante o carnaval.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Para iniciar a aula, o professor mostrará fotos de pessoas aproveitando o carnaval e discutirá uma a uma com os alunos, pedindo que eles descrevam o que estão vendo e já conduzindo a conversa para a importância dos cuidados com a saúde no carnaval.

A apresentação dessas figuras poderá ser feita através do melhor recurso para cada professor, ou seja, as fotos poderão ser impressas, mostradas em lâminas de reto projetor ou apresentadas pelo data show. Outro recurso é procurar fotos desse tipo em revistas e jornais.

Essa conversa poderá ser conduzida, partindo de perguntas orais realizadas pelo professor, conforme o exemplo contido abaixo de cada foto.

Observação:Cada pergunta contém sugestões de respostas possíveis, havendo variações de sugestões, uma vez que os alunos deverão expor seus pensamentos livremente, dando suas opiniões e emitindo respostas pessoais.

 

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=carnaval+trio+eletrico&aq=f&aqi=g1&aql=f&oq=&gs_rfai= 

O que vocês observam na figura 1? ( Pessoas curtindo um carnaval, seguindo um trio elétrico em uma multidão.) 

2) Há muitas pessoas nesse mesmo local? (Sim)

3) O fato delas estarem em uma multidão, pode ocorrer algum problema? (Sim, as pessoas podem se machucar caso ocorra alguma briga, pois não tem para onde correr. Podem passar mal, ficarem com falta de ar, sentir muito calor, desidratar,etc...)

4) Vocês acham que elas estão se desgastando muito fisicamente, ou seja, estão ficando cansadas? (Sim, provavelmente elas estão pulando muito, cantando muito, dançando. Podem se divertir mas sem exageros...)

5) Na sua opinião, é necessário tomar algum cuidado nesse tipo de folia na multidão? Quais? (Sim, é necessário evitar tumultos, lugares com brigas, evitar pular caso esteja muito cansado, procurar comer antes da folia, tomar bastante água, etc)

 

Fonte: http://www.flashsb.com.br/ 

1) O que vocês observam na foto 2? (Jovens fantasiados, bebendo, se divertindo, etc)

2) Se vocês tivessem a oportunidade de falar com esses jovens a respeito de algum cuidado durante o carnaval, o que diriam? (Algumas sugestões: se beber não dirija, cuidado com a bebida, se previnam contra doenças sexualmente transmissíveis, bebam bastante água para se hidratarem,etc.t

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ugjlke4vpDo/SZta1XBihAI/AAAAAAAAAUE/tUK92W3X-2Q/s400/PICT0135.JPG 

1) Esses rapazes optaram por passar o carnaval na praia. Quais os cuidados necessários para prevenir algum problema de saúde na praia? (Eles devem tomar cuidado com o sol: não ficando expostos em alguns horários, permanecendo debaixo de barracas e passando protetor solar para evitar queimaduras. Devem beber líquidos também e se alimentar bem)

Momento 2

O professor pedirá para os alunos lerem e colarem no caderno o xerox do texto, retirado do site: http://www.brasilescola.com/carnaval/cuidados-com-o-corpo-durante-o-carnaval.htm 

 

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

O carnaval é uma festa comemorada em todo o país. São dias de muita alegria e agitação e, diante disso é preciso tomar certos cuidados.

Normalmente muitas pessoas que pulam carnaval não fazem nenhuma atividade física durante o decorrer do ano e o organismo não é preparado para um ritmo mais acelerado. Essas pessoas precisam de mais cuidados, pois o exagero na hora da folia pode causar problemas.

 A época do carnaval está na estação mais quente do ano, o verão, isso deve ser fonte de algumas preocupações como: - Aplicar protetor solar no corpo para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele;- Ingerir bastante líquido para não desidratar o corpo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarréia entre outros; -

Tomar cuidado com máscaras ou outros acessórios que podem dificultar a respiração, pois pode trazer fadiga; - Ficar atento a penas e plumas que podem provocar alergia respiratória; - A maquiagem deve ser usada com moderação, pois pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos m no caderno.)

 O importante é hidratar bem o corpo, ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e fazer uma boa alimentação à base de massas para produzir energia, cereais para prevenir a prisão de ventre, saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas que ajudam na digestão e repõe vitaminas e outros. Evite alimentos gordurosos que diminuem o processo de digestão. Antes de cair na folia é bom que se façam alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações mais graves.

Momento 3

Após a leitura, os alunos farão uma atividade de roteiro de estudo, respondendo às perguntas que deverão ser entregues ao professor:

1) Qual o problema recorrente no carnaval com pessoas que não fazem exercícios físicos durante o ano? (O organismo não está preparado para um ritmo mais acelerado, assim, essas pessoas precisam de mais cuidados, pois o exagero na hora da folia pode causar problemas físicos)

2) Que tipos de problemas, na sua opinião, pode ter uma pessoa que não pratica exercícios e se esforça muito no carnaval? (A pessoa pode distender músculos, ficar muito cansada, torcer o pé, desidratar, etc)

3) Quais são as precauções com o calor durante o carnaval? (Aplicar protetor solar no corpo para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele;- Ingerir bastante líquido para não desidratar o corpo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarréia entre outros.)

4) Qual o problema em usar máscaras e acessórios no carnaval por muito tempo? (As máscaras ou outros acessórios podem dificultar a respiração, pois podem trazer fadiga. As penas e plumas podem provocar alergia respiratória e a maquiagem pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos m no caderno.)

5) Como deve ser feita a hidratação do corpo? (Ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e fazer uma boa alimentação à base de massas para produzir energia, cereais para prevenir a prisão de ventre, saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas que ajudam na digestão e repõe vitaminas e outros.)

6) Quais são os alimentos que devem ser evitados no carnaval? (Alimentos gordurosos que diminuem o processo de digestão)

7) Há alguma dica para preservar a saúde que você considera importante e que não foi citada no texto? (Resposta pessoal\ Há, por exemplo, o uso de preservativos que não foi citado)

8) Você considera alguma das dicas citadas no texto mais importante que a outra? (Resposta pessoal\ O aluno terá que reconhecer que todos os cuidados são importantes e necessários)

9) Você conhece alguém que teve algum problema de saúde por não se cuidar durante o carnaval? Relate. (Resposta pessoal)

10) Na sua opinião, por que algumas pessoas não se cuidam no carnaval? É difícil lembrar da saúde em meio a tanta diversão? (Resposta pessoal)

Momento 4

O professor dará um tempo para o aluno estudar o texto através desse roteiro de estudo, o qual contribuirá também para que o aluno exercite sua capacidade de interpretação e sua habilidade na escrita. Em seguida, fará uma correção oral das questões, discutindo com a turma as respostas dadas por eles.

Momento 5

Para finalizar a aula e contribuir na conscientização dos cuidados com a saúde durante o carnaval, o professor apresentará o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=cyGG-d7xyVY 

 

Após a apresentação do vídeo, o professor pedirá para os alunos escreverem em uma folha colorida uma receita intitulada: "para não ficar na mão no carnaval", assim como algumas pessoas fizeram através de depoimento apresentados no vídeo.

Cada um escreverá  uma dica e o professor montará um mural com o título: "Receitas para cuidar da saúde no carnaval". (Para evitar dicas repetidas, o professor negociará oralmente com cada aluno o que ele irá escrever.)

Recursos Complementares

Outras imagens de carnaval poderão ser retidas no site abaixo caso o professor necessite:

 http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=+carnaval&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0 

Avaliação
O professor avaliará a participação dos alunos na aula, verificando se eles são capazes de entender os cuidados necessários à saúde durante o carnaval e de se envolver no assunto. Observará as respostas dos alunos no roteiro de estudos, verificando se eles foram capazes de entender o texto e de emitir suas próprias opiniões. E por fim, verificará a  ortografia e a coerência na escrita dos alunos através das dicas de saúde no carnaval feitas nas fichas para a montagem do mural.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.