19/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Desenvolver a leitura de uma tira em quadrinhos que contenha alguns elementos do gênero conto de fadas.
- Trabalhar a leitura de um conto de fadas conhecido pelos alunos.
- Analisar os elementos da narrativa do gênero conto de fadas na tira em quadrinhos.
- Realizar a comparação da história apresentada na tira em quadrinhos com a narrativa conto de fadas, através da interpretação textual dos textos.
Momento 1:
1. Realizar uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e destacar as características do gênero.
2. Esclarecer aos alunos que existem outros contos de fadas que nos fazem lembrar os contos tradicionais.
3. A seguir, contar o conto de fadas "A princesa Rosa-Choque" de Béatrice Garel e Muzo.(adaptação) São Paulo: Escala Educacional, 2006.
Professor: Seria interessante disponibilizar o livro para os alunos conhecerem.
4. Contar o conto fazendo diferentes vozes para destacar as falas das personagens e para dar expressividade à leitura.
A princesa Rosa-Choque
Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
- Como vou encontrá-lo? - perguntou ela, suspirando. - A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas elas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
Rosa-Choque foi perguntar à sua fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
- Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
A princesa pensou, pensou...
- Tenho uma ideia! - exclamou ela. - Vou pedir ao velho dragão, que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim vou correr perigo!
Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe contou o que desejava.
O dragão respirou fundo:
- Ah! Estou velho e cansado demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu consiga lançar uma chama ou duas.
- Combinado! - disse Rosa-Choque.
O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
- É tudo o que posso fazer - disse ele.
- Socorro! Socorro! - gritou a princesa.
Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de alguém gritando.
E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante armadura. Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete, Rosa-Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
- Linda princesa, salvei você das garras do dragão. Quer casar comigo?
Então a princesa se lembrou das histórias que lia quando era criança.
"Um beijinho e tudo fica resolvido!"
5. Após contar o conto, entregá-lo, em forma de texto, aos alunos, em folha separada.
6. Pedir para que leiam o conto silenciosamente e depois que respondam as seguintes questões:
* Você se lembra de algum conto de fadas em que aparece a fada madrinha? Qual?
* E dragão? Qual?
* Por que você acha que a princesa se chama Rosa-Choque?
Professor: O conto é uma adaptação moderna, portanto o nome se refere a uma cor também moderna
* A princesa Rosa-Choque tinha um sonho: encontrar um príncipe encantado. Em que ela se inspirou para ter esse sonho?
* Com qual conto de fadas o conto "A princesa Rosa-Choque" se assemelha? Por quê?
* Nos contos de antigamente, os dragões eram fortes, ágeis, cuspiam fogo, voavam rapidamente e assustavam a todos. O dragão dessa história, como era? O que ele pediu em troca para soltar algumas chamas?
* Você acha que nas histórias de antigamente os dragões pediam tabletes de chocolate para ajudar as princesas? Por quê?
* Nos conto de fadas de antigamente, os príncipes apareciam, em geral, vestidos com suas roupas reais, montados em seus cavalos brancos para salvar as princesas. E nesse conto, como o príncipe aparece?
* Quando a princesa descobriu que o príncipe era muito feio, levou um susto. Depois, ela se lembrou de algo que resolveria o problema. Do que se lembrou?
Momento 2:
6. Após o estudo sobre o texto, o professor entregará aos alunos outra folha contendo a história em quadrinhos, "O Dragão que queria se casar", disponível em: www.turmadamonica.com.br/
7. Pedir aos alunos que narrem oralmente a história.
8 Relembrar aos alunos as principais características do gênero textual história em quadrinhos:
a) união de imagens e texto escrito;
b) contém balões (de fala, pensamento, cochicho, grito...);
c) possui onomatopeias (palavra que representa um som ou ruído);
d) os acontecimentos são apresentados em sequência, quadro a quadro.
9. Após a discussão oral sobre as características do gênero apresentado, realizar as seguintes atividades:
a) Quais são as personagens que aparecem na história da Princesa Rosa-Choque e na história em quadrinhos?
b) Qual a semelhança e qual a diferença que você observou entre as seguintes personagens:
I - Princesa Rosa-Choque e princesa Mônica:
II- Dragão do conto de fadas e dragão da história em quadrinhos:
c) Quais características do gênero conto de fadas que você encontrou na história em quadrinhos "O Dragão que queria se casar"?
d) Qual é o final da história da Princesa Rosa-Choque? E o final da história em quadrinhos?
e) A forma de narrar utilizada nos dois textos é diferente. Que diferença é essa?
f) No final da história em quadrinhos, o dragão pergunta para a sua nova paixão: "Você não tem um coelhinho de pelúcia, não é?"
Por que você acha que ele perguntou isso?
g) Quais são as semelhanças e as diferenças entre os dois textos?
Semelhanças:
Diferenças:
10. A seguir, pedir aos alunos que reescrevam a história em quadrinhos "O Dragão que queria se casar" em forma de texto narrativo, observando as características do gênero.
11. As histórias serão recolhidas pelo professor, que irá corrigí-las, para posterior reescrita.
12. Os trabalhos poderão ser ilustrados e expostos em painel, na sala de aula.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/03/2013
Cinco estrelasAmeei ME Ajudou Pakaas Obrigadão
17/01/2012
Cinco estrelasAdorei ! simplesmente criativa!