Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Interligando textos: texto narrativo X texto em quadrinhos

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a leitura de uma tira em quadrinhos que contenha alguns elementos do gênero conto de fadas.
- Trabalhar a leitura de um conto de fadas conhecido pelos alunos.
- Analisar os elementos da narrativa do gênero conto de fadas na tira em quadrinhos.
- Realizar a comparação da história apresentada na tira em quadrinhos com a narrativa conto de fadas, através da interpretação textual dos textos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos já deverão ter conhecimento sobre os gêneros textuais contos de fadas, história em quadrinhos e suas características .
Estratégias e recursos da aula

Momento 1: 

1. Realizar uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e destacar as características do gênero.

2. Esclarecer aos alunos que existem outros contos de fadas que nos fazem lembrar os contos tradicionais.

3. A seguir, contar o conto de fadas "A princesa Rosa-Choque" de Béatrice Garel e Muzo.(adaptação) São Paulo: Escala Educacional, 2006.

Professor: Seria interessante disponibilizar o livro para os alunos conhecerem.

4. Contar o conto fazendo diferentes vozes para destacar as falas das personagens e para dar expressividade à leitura.

A princesa Rosa-Choque             

Do alto da torre de seu castelo, a princesa  Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.                                  

- Como vou encontrá-lo? - perguntou ela, suspirando. - A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas elas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?                         

Rosa-Choque foi perguntar à sua fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:                                 

 - Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.                                     

A  princesa pensou, pensou...                                  

- Tenho uma ideia! - exclamou ela.  - Vou pedir ao velho dragão, que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim vou correr perigo!                                 

Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe contou o que desejava.                          

O dragão respirou fundo:                                   

- Ah! Estou velho e cansado demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu consiga lançar uma chama ou duas.                        

- Combinado! - disse Rosa-Choque.                                   

O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.                                 

- É tudo o que posso fazer - disse ele.                                  

- Socorro! Socorro! - gritou a princesa.                                   

Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de alguém gritando.                                  

 E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante armadura. Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete, Rosa-Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.                                 

- Linda princesa, salvei você das garras do dragão. Quer casar comigo?                                   

Então a princesa se lembrou das histórias que lia quando era criança.                                  

"Um beijinho e tudo fica resolvido!"

5. Após contar o conto, entregá-lo, em forma de texto, aos alunos, em folha separada.  

6. Pedir para que leiam o conto silenciosamente e depois que respondam as seguintes questões:    

* Você se lembra de algum conto de fadas em que aparece a fada madrinha? Qual?

* E dragão? Qual?

* Por que você acha que a princesa se chama Rosa-Choque?

 Professor: O conto é uma adaptação moderna, portanto o nome se refere a uma cor também moderna  

* A princesa Rosa-Choque tinha um sonho: encontrar um príncipe encantado. Em que ela se inspirou para ter esse sonho?

* Com qual conto de fadas o conto "A princesa Rosa-Choque" se assemelha? Por quê?

* Nos contos de antigamente, os dragões eram fortes, ágeis, cuspiam fogo, voavam rapidamente e assustavam a todos. O dragão dessa história, como era? O que ele pediu em troca para soltar algumas chamas?  

* Você acha que nas histórias de antigamente os dragões pediam tabletes de chocolate para ajudar as princesas? Por quê?

* Nos conto de fadas de antigamente, os príncipes apareciam, em geral, vestidos com suas roupas reais, montados em seus cavalos brancos para salvar as princesas. E nesse conto, como o príncipe aparece?

* Quando a princesa descobriu que o príncipe era muito feio, levou um susto.  Depois, ela se lembrou de algo que resolveria o problema. Do que se lembrou?    

Momento 2:

6. Após o estudo sobre o texto, o professor entregará aos alunos outra folha contendo a  história em quadrinhos, "O Dragão que queria se casar", disponível em: www.turmadamonica.com.br/   

7. Pedir aos alunos que narrem oralmente a história.

8 Relembrar aos alunos as principais características do gênero textual história em quadrinhos:

a) união de imagens e texto escrito;

b) contém balões (de fala, pensamento, cochicho, grito...);

c) possui onomatopeias (palavra que representa um som ou ruído);

d) os acontecimentos são apresentados em sequência, quadro a quadro.

9. Após a discussão oral sobre as características do gênero apresentado, realizar as seguintes atividades:

a) Quais são as personagens que aparecem na história da Princesa Rosa-Choque e na história em quadrinhos?

b) Qual a semelhança e qual a diferença que você observou entre as seguintes personagens:

I - Princesa Rosa-Choque e  princesa Mônica:

II- Dragão do conto de fadas e dragão da história em quadrinhos:

c) Quais características do gênero conto de fadas que você encontrou na história em quadrinhos "O Dragão que queria se casar"?

d) Qual é o final da história da Princesa Rosa-Choque? E o final da história em quadrinhos?

e) A forma de narrar utilizada nos dois textos é diferente. Que diferença é essa?

f) No final da história em quadrinhos, o dragão pergunta para a sua nova paixão: "Você não tem um coelhinho de pelúcia, não é?"

Por que você acha que ele perguntou isso?

g) Quais são as semelhanças e as diferenças entre os dois textos?

Semelhanças:

Diferenças:

10. A seguir, pedir aos alunos que reescrevam a história em quadrinhos "O Dragão que queria se casar" em forma de texto narrativo, observando as características do gênero.

11. As histórias serão recolhidas pelo professor, que irá corrigí-las, para posterior reescrita.

12. Os trabalhos poderão ser ilustrados e expostos em painel, na sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação
Ao final do trabalho o aluno deverá ser capaz de: 1. desenvolver a leitura de uma tira em quadrinhos que contenha alguns elementos do gênero conto de fadas;  2. trabalhar a leitura de um conto de fadas conhecido; 3. analisar os elementos da narrativa do gênero conto de fadas na tira em quadrinhos; 4. realizar a comparação da história apresentada na tira em quadrinhos com a narrativa conto de fadas através da interpretação textual dos textos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.