Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A estatística do cotidiano

 

17/03/2009

Autor e Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Proporcionar ao aluno um trabalho com conceitos básicos da estatística em uma situação real, por meio de dados obtidos a partir da leitura e análise de uma conta de energia elétrica.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjunto dos números naturais e suas operações.
Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula comentando sobre a história da estatística, que desde os tempos bíblicos está presente na vida da humanidade. Como objeto de apoio o professor pode utilizar o texto alojado no seguinte endereço eletrônico:

http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/cti10_05/estatist/HTML/intro.htm
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1821/imagens/histestatistica.bmp

Tela do endereço eletrônico com a história da estatística

Em um segundo momento com o auxílio de um projetor multimídia ou mesmo na sala de informática o professor pode utilizar um vídeo, que apresenta a coleta de dados estatísticos durante o carnaval em Salvador. Professor, o vídeo proporciona ao aluno o contato com várias formas de gráficos e suas respectivas leituras. Porém cabe ao educador pausar o vídeo quando achar necessário e realize alguma colocação que possa esclarecer aos alunos as diferentes formas de apresentar a coleta de dados por meio de diferentes gráficos. O vídeo está disponível no endereço eletrônico abaixo:
 

http://www.youtube.com/watch?v=GtL17QiqfOs

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1821/imagens/videoestatistico.bmp

Tela do vídeo “Pesquisa Estatística”

Concluído o trabalho com o vídeo, o professor poderá propor aos alunos uma atividade com uma conta de luz. Num primeiro momento o professor poderá conduzir, junto aos alunos, uma análise dos dados contidos na conta de luz e posteriormente levantar algumas questões como, por exemplo:
Em que campo está registrado o valor da conta?
Como é calculado e o que é o ICMS?
A partir dos dados sobre o número de kWh gastos nos respectivos meses, o professor deverá propor aos alunos a confecção de uma tabela com esses valores e na sequência construir um gráfico de barras. Para a construção do gráfico é interessante abordar que as unidades são diferentes, em cada eixo, e que a escala usada não é necessariamente a mesma, sem esquecer-se de indicar as unidades nos dois eixos. Para esta atividade sugerimos o uso de papel quadriculado e lápis de cores distintas.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1821/imagens/tabcontadeluz.bmp

Modelo de tabela a ser construída

Validando o conceito:

Após a construção da tabela e do gráfico, proponha as seguintes questões aos alunos:
Qual foi o mês de menor consumo?
Qual foi o mês de maior consumo?
Calcule a média do período de consumo de energia elétrica e aponte quais foram os meses em que o consumo foi abaixo da média.
Quais foram os meses que tiveram consumo maior que a média?
 

Avaliação
A avaliação poderá partir da participação dos alunos na aula e da análise da atividade proposta. Espera-se que o aluno seja capaz de organizar dados e transportar estes dados para a confecção de um gráfico onde fique clara a leitura e interpretação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LUCILIA GARCIA FERREIRA, EM ERASTO DE BARROS , Minas Gerais - disse:
    luciliagarcia10@yahoo.com.br

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    Amei essa aula


  • evanize pereira, escola joana sena municipal , Pernambuco - disse:
    evanizep@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa a sugestao da aula, amo trabalhar com graficos e acho muito importante que nossos alunos conheçam-nos.


  • Fabiane, EEEM Santa Catarina , Rio Grande do Sul - disse:
    fbgranzo@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sistemática da aula, utilizou várias estratégias para que o aluno se envolva, como sugestão quero deixar dito que se a escola tem computadores a última parte pode ser feita lá utilizando o excell da microsoft ou o brofice calc para gerar os dados e gráficos


  • Edjaldo Vieira dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL LOURIVAL OLIVEIRA SOARES , Bahia - disse:
    edjaldo_vieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fantástica a sugestão do trabalho com gráficos. O eixo tratamento da informação é muito importante no ensino da Matemática. É uma atividade que explora diversos conceitos com procedimentos de cálculos envolvendo situações diversas do cotidiano como: porcentagem, a construção do conceito de numeração decimal, a compreensão e tradução do significado de representação gráfica. Parabéns!


  • Márcia Cardoso De Luca, Pólo de Rio Bonito , Rio de Janeiro - disse:
    mareacan@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem planejada,de assunto interessante para o público alvo,pois com a comparação mês a mês do consumo de energia, pode tornar a conscientização sobre os gastos de energia em casa em menor consumo desta.Porém a aula poderia abordar mais os gráficos estatísticos,com mais dados de opinião,tipo:Quantos aparelhos domésticos tem em sua casa?Quais são?,entre outras.Quanto ao conhecimento prévio,colocaria ,também,porcentagem, para cálculos de gráfico de setores,inclusive.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.