17/03/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Professor inicie a aula comentando sobre a história da estatística, que desde os tempos bíblicos está presente na vida da humanidade. Como objeto de apoio o professor pode utilizar o texto alojado no seguinte endereço eletrônico:
http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/cti10_05/estatist/HTML/intro.htm
Tela do endereço eletrônico com a história da estatística
Em um segundo momento com o auxílio de um projetor multimídia ou mesmo na sala de informática o professor pode utilizar um vídeo, que apresenta a coleta de dados estatísticos durante o carnaval em Salvador. Professor, o vídeo proporciona ao aluno o contato com várias formas de gráficos e suas respectivas leituras. Porém cabe ao educador pausar o vídeo quando achar necessário e realize alguma colocação que possa esclarecer aos alunos as diferentes formas de apresentar a coleta de dados por meio de diferentes gráficos. O vídeo está disponível no endereço eletrônico abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=GtL17QiqfOs
Tela do vídeo “Pesquisa Estatística”
Concluído o trabalho com o vídeo, o professor poderá propor aos alunos uma atividade com uma conta de luz. Num primeiro momento o professor poderá conduzir, junto aos alunos, uma análise dos dados contidos na conta de luz e posteriormente levantar algumas questões como, por exemplo:
Em que campo está registrado o valor da conta?
Como é calculado e o que é o ICMS?
A partir dos dados sobre o número de kWh gastos nos respectivos meses, o professor deverá propor aos alunos a confecção de uma tabela com esses valores e na sequência construir um gráfico de barras. Para a construção do gráfico é interessante abordar que as unidades são diferentes, em cada eixo, e que a escala usada não é necessariamente a mesma, sem esquecer-se de indicar as unidades nos dois eixos. Para esta atividade sugerimos o uso de papel quadriculado e lápis de cores distintas.
Modelo de tabela a ser construída
Validando o conceito:
Após a construção da tabela e do gráfico, proponha as seguintes questões aos alunos:
Qual foi o mês de menor consumo?
Qual foi o mês de maior consumo?
Calcule a média do período de consumo de energia elétrica e aponte quais foram os meses em que o consumo foi abaixo da média.
Quais foram os meses que tiveram consumo maior que a média?
Quatro estrelas 5 calificaciones
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23/07/2014
Cinco estrelasAmei essa aula
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa a sugestao da aula, amo trabalhar com graficos e acho muito importante que nossos alunos conheçam-nos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sistemática da aula, utilizou várias estratégias para que o aluno se envolva, como sugestão quero deixar dito que se a escola tem computadores a última parte pode ser feita lá utilizando o excell da microsoft ou o brofice calc para gerar os dados e gráficos
24/03/2010
Cinco estrelasFantástica a sugestão do trabalho com gráficos. O eixo tratamento da informação é muito importante no ensino da Matemática. É uma atividade que explora diversos conceitos com procedimentos de cálculos envolvendo situações diversas do cotidiano como: porcentagem, a construção do conceito de numeração decimal, a compreensão e tradução do significado de representação gráfica. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAula bem planejada,de assunto interessante para o público alvo,pois com a comparação mês a mês do consumo de energia, pode tornar a conscientização sobre os gastos de energia em casa em menor consumo desta.Porém a aula poderia abordar mais os gráficos estatísticos,com mais dados de opinião,tipo:Quantos aparelhos domésticos tem em sua casa?Quais são?,entre outras.Quanto ao conhecimento prévio,colocaria ,também,porcentagem, para cálculos de gráfico de setores,inclusive.