04/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ao final desta aula o aluno deverá ter conhecimentos sobre equilíbrio químico, pH e química inorgânica, formas de reduzir a contaminação dos alimentos causada por defensivos agrícolas; saber conceituar agrotóxico; identificar a existência dos agrotóxicos como produtos aplicados para a defesa das plantas contra pragas; alguns símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem química nos materiais químicos utilizados na agricultura; posicionar-se criticamente sobre o uso dos agrotóxicos e reconhecer a presença da Química na agricultura.
Conhecer as fórmulas dos elementos químicos presentes na tabela periódica; saber quais os cuidados necessários para preservar o meio ambiente
Obs: Professor(a) para esta aula será necessário que você providencie embalagens vazias (não solicitar aos alunos pois o manuseio inadequado pode causar danos à saúde), e ou solicite aos alunos que tragam fotos e ou imagens de produtos que contenham agrotóxicos.
1ª Aula
No sentido de levantar o conhecimento prévio dos alunos reuna a turma na sala de aula e apresente as questões de investigação abaixo:
Devido ao tamanho do espaço geográfico a utilização de agrotóxicos vem ocorrendo em larga escala sem que haja um rigoroso controle. De um lado, o desconhecimento por parte da população sobre a maneira apropriada de manusear as substâncias, do outro a ganância da indústria química que fabrica e vende os produtos. A questão é: quantas pessoas que estão anônimas, que não conhecemos precisarão morrer para que sejam tomadas as devidas providências?
Professor(a) apresente o texto disponível no link abaixo à turma. Proponha uma articulação entre as questões da investigação (indicadas acima) com a pergunta questionadora disponível no parágrafo que trata da morte do agricultor (material abaixo).
Texto: Morte de agricultor reforça questionamentos contra os agrotóxicos
A morte do agricultor José Valderi no último fim de semana, no município de Limoeiro do Norte (CE), se tornou mais um triste capítulo da luta contra a utilização indiscriminada de agrotóxico. O seu Valderi é uma vítima que vem a público.
Link: http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5558&Itemid=43
Solicite que desenvolvam um debate.
Se necessário, utilize a estratégia disponível no link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/06-RSA-8008.pdf
2ª Aula
Esta aula tem por objetivo aprofundar a leitura sobre a presença da química na agricultura especificamente, sobre o uso de agrotóxicos no cotidiano. Assim, no laboratório de informática proponha a turma que acessem o arquivo abaixo, leiam, reflitam e respondam aos questionamentos. A medida que respondem as questão estarão ampliando o referencial teórico.
Agrotóxicos: o que são e como se classificam. http://www.planetaorganico.com.br/agrothist2.htm
Oriente os alunos para que ouçam "Caatinga" o Episódio do programa Escola Brasil. O programa tem entre seus objetivos: estimular os alunos a terem consciência ecológica, ensinar formas alternativas de alimentação animal, compreender como fertilizar o solo sem o uso de agrotóxicos e aditivos químicos, além de oferecer alternativas de purificação da água.
Após ouvirem, deverão organizar um programa jornalístico que poderá ser denominado de "Jornal da Agricultura". Apresente o roteiro abaixo para que se organizem e após concluido possam apresentá-lo à toda comunidade escolar no horário de intervalo recreio escolar.
Para saber mais sobre indique a Aula: "Criando um jornal falado" que está disponível no link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080
Solicite aos alunos que acessem o arquivo disponível no link abaixo e ouçam. Este objeto de aprendizagem tem por objetivo conscientizar e sensiblizar os alunos quanto ao uso de agrotóxicos bem como informar como ocorre a aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paissandu. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11192
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú
3ª aula - Prática no Laboratório de Química
Inicie esta aula apresentando imagens, fotos, tabelas, revistas, folhetos e pesquisas sobre produtos os quais se utilizam de agrotóxicos para se desenvolverem. Informe quais componentes químicos estão presentes nos agrotóxicos; apresente algumas embalagens nas quais fora acondicionado agrotóxicos (evidencie a necessidade de maiores cuidados no manuseio das embalagens).
Solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 4 pessoas e elaborem Caça Palavras utilizando a nomenclatura dos elementos químicos disponíveis na tabela periódica em seguida utilizem o Software de Apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.
Para saber nais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível no link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm.
Reúna os alunos em equipes de 3 pessoas, apresente uma lista contendo fórmulas de produtos encontrados na produção de agrotóxicos. Solicite que pesquisem outros produtos e busquem nos livros didáticos disponíveis na biblioteca suas fórmulas.
Catarse
Oriente os alunos para que, no horário do intervalo se desloquem para o pátio do estabelecimento para que apresentem o programa "Jornal da Agricultura" que criaram sobre os conteúdos trabalhados nessas aulas de forma a evidenciar os conhecimento adquiridos.
Os estudantes deverão pesquisar produtos vendidos no comércio local que contenham agrotóxicos; elaborar uma lista e apresentar à comunidade no sentido de sensibilizá-la sobre o uso adequado de alimentos saudáveis. Proponha aos estudantes que elaborem cartazes e disponibilizem em diferentes espaço da comunidade afim de conscientizar sobre a conservação dos recursos naturais
Avaliação
Solicite aos alunos que elaborem um mapa conceitual contendo palavras chave sobre o tema em questão. A partir da produção de mapas conceituas será possível saber os caminhos percorridos pelos alunos na apropriação dos novos conhecimentos. Assim, solicite a eles que elaborem mapas conceituais contendo palavras chave sobre os conteúdos trabalhados nas aulas. Sugerimos o seguinte roteiro: Os agrotóxicos em nossas vidas. Eles deverão iniciar conceituando Agrotóxicos, composição química, aplicação na agricultura, produção, venda e resultados do uso inadequado.
Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
Nome | Tipo |
---|---|
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú | Vídeo |
Caatinga | Áudio |
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú | Vídeo |
Caatinga | Áudio |
Caatinga | Áudio |
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú | Vídeo |
Aquisição e transporte de agrotóxicos
Link: http://www.agrodefesa.go.gov.br/sanidadevegetal/folder.html
Lei Federal que dispõe sobre a pesquisa, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
Cartilha do Trabalhador: Prevenção de Acidentes no Uso de Agrotóxicos
Link: http://www.slideshare.net/abcincompany/aula-92
Banco de consulta. Conheça as substâncias presente em diferentes tipos de agrotóxicos.
Link: http://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos/pesquisar.asp
Conservantes e agrotóxicos - O diabo nunca é tão feio quanto pintam
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u56.jhtm
Link: http://educacao.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.jhtm
Uma proposta de ensino
Link: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/agrotoxicos.pdf
Agrotóxicos conheça mais sobre eles
Link: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020412_nut_agrotoxicos.htm
Agrotóxicos: uma temática para o Ensino de Química
Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/07-RSA-0309.pdf
Jornal da Unicamp
Link: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/set2001/unihoje_ju166pag22.html
Blog que trata da química na agricultura.
Link: http://gilmar-edu.blogspot.com/2008/09/qumca-e-agricultura.html
A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. O professor deverá informar com antecedencia a turma os critérios pelos quais serão avaliados. O professor poderá avaliar os alunos a partir dos seguintes critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!