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Agrotóxicos

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ter conhecimentos sobre equilíbrio químico, pH e química inorgânica, formas de reduzir a contaminação dos alimentos causada por defensivos agrícolas; saber conceituar agrotóxico; identificar a existência dos agrotóxicos como produtos aplicados para a defesa das plantas contra pragas; alguns símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem química nos materiais químicos utilizados na agricultura;  posicionar-se criticamente sobre o uso dos agrotóxicos e reconhecer a presença da Química na agricultura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as fórmulas dos elementos químicos presentes na tabela periódica; saber quais os cuidados necessários para preservar o meio ambiente

Estratégias e recursos da aula

Obs: Professor(a) para esta aula será necessário que você providencie embalagens vazias (não solicitar aos alunos pois o manuseio inadequado pode causar danos à saúde), e ou solicite aos alunos que tragam fotos e ou imagens de produtos que contenham agrotóxicos.   

1ª Aula  

No sentido de levantar o conhecimento prévio dos alunos reuna a turma na sala de aula e apresente as questões de investigação abaixo:  

  1. O que são agrotóxicos?
  2. Você conhece algum defensivo agrícola?
  3. Quais os efeitos dos produtos agrotóxicos à saúde?
  4. Que ações poderiam ser desenvolvidas para que houvesse a redução do uso de agrotóxicos em sua comunidade?
  5. Você percebe se os conteúdos trabalhados nas aulas de Química estão relacionados com os fatos ou coisas do dia a dia?
  6. Alguma vez o tema agrotóxico já foi abordado em sala de aula?

Devido ao tamanho do espaço geográfico a utilização de agrotóxicos vem ocorrendo em larga escala sem que haja um rigoroso controle. De um lado, o desconhecimento por parte da população sobre a maneira apropriada de manusear as substâncias, do outro a ganância da indústria química que fabrica e vende os produtos. A questão é: quantas pessoas que estão anônimas, que não conhecemos precisarão morrer para que sejam tomadas as devidas providências?

Professor(a) apresente o texto disponível no link abaixo à turma. Proponha uma articulação entre as questões da investigação (indicadas acima) com a pergunta questionadora disponível no parágrafo que trata da morte do agricultor (material abaixo).

Texto: Morte de agricultor reforça questionamentos contra os agrotóxicos

A morte do agricultor José Valderi no último fim de semana, no município de Limoeiro do Norte (CE), se tornou mais um triste capítulo da luta contra a utilização indiscriminada de agrotóxico. O seu Valderi é uma vítima que vem a público.

Link: http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5558&Itemid=43  

Solicite que desenvolvam um debate.

Se necessário, utilize a estratégia disponível no link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/06-RSA-8008.pdf  

 2ª Aula 

Esta aula tem por objetivo aprofundar a leitura sobre a presença da química na agricultura especificamente, sobre o uso de agrotóxicos no cotidiano. Assim, no laboratório de informática proponha a turma que acessem o arquivo abaixo, leiam, reflitam e respondam aos questionamentos. A medida que respondem as questão estarão ampliando o referencial teórico.

Agrotóxicos: o que são e como se classificam. http://www.planetaorganico.com.br/agrothist2.htm     

Oriente os alunos para que ouçam "Caatinga" o Episódio do programa Escola Brasil. O programa tem entre seus objetivos: estimular os alunos a terem consciência ecológica, ensinar formas alternativas de alimentação animal, compreender como fertilizar o solo sem o uso de agrotóxicos e aditivos químicos, além de oferecer alternativas de purificação da água.

Caatinga 

Após ouvirem, deverão organizar um programa jornalístico que poderá ser denominado de "Jornal da Agricultura". Apresente o roteiro abaixo para que se organizem e após concluido possam apresentá-lo à toda comunidade escolar no horário de intervalo recreio escolar. 

Para saber mais sobre indique a Aula: "Criando um jornal falado" que está disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080 

Solicite aos alunos que acessem o arquivo disponível no link abaixo e ouçam. Este objeto de aprendizagem  tem por objetivo conscientizar e sensiblizar os alunos quanto ao uso de agrotóxicos bem como informar como ocorre a aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paissandu. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11192   

Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú       

3ª aula - Prática no Laboratório de Química   

Inicie esta aula apresentando imagens, fotos, tabelas, revistas, folhetos e pesquisas sobre produtos os quais se utilizam de agrotóxicos para se desenvolverem. Informe quais componentes químicos estão presentes nos agrotóxicos; apresente algumas embalagens nas quais fora acondicionado agrotóxicos (evidencie a necessidade de maiores cuidados no manuseio das embalagens).   

Solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 4 pessoas e elaborem Caça Palavras utilizando a nomenclatura dos elementos químicos disponíveis na tabela periódica em seguida utilizem o Software de Apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.

Para saber nais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível no link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm

Reúna os alunos em equipes de 3 pessoas, apresente uma lista contendo fórmulas de produtos encontrados na produção de agrotóxicos. Solicite que pesquisem outros produtos e busquem nos livros didáticos disponíveis na biblioteca suas fórmulas.

Catarse 

Oriente os alunos para que, no horário do intervalo se desloquem para o pátio do estabelecimento para que apresentem o programa "Jornal da Agricultura" que criaram sobre os conteúdos trabalhados nessas aulas de forma a evidenciar os conhecimento adquiridos.   

  

Os estudantes deverão pesquisar produtos vendidos no comércio local que contenham agrotóxicos; elaborar uma lista e apresentar à comunidade no sentido de sensibilizá-la sobre o uso adequado de alimentos saudáveis. Proponha aos estudantes que elaborem cartazes e disponibilizem em diferentes espaço da comunidade afim de conscientizar sobre a conservação dos recursos naturais   

Avaliação

Solicite aos alunos que elaborem um mapa conceitual contendo palavras chave sobre o tema em questão. A partir da produção de mapas conceituas será possível saber os caminhos percorridos pelos alunos na apropriação dos novos conhecimentos. Assim, solicite a eles que elaborem mapas conceituais contendo palavras chave sobre os conteúdos trabalhados nas aulas. Sugerimos o seguinte roteiro: Os agrotóxicos em nossas vidas. Eles deverão iniciar conceituando Agrotóxicos, composição química, aplicação na agricultura, produção, venda e resultados do uso inadequado.

Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú Vídeo
Caatinga Áudio
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú Vídeo
Caatinga Áudio
Caatinga Áudio
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú Vídeo
Recursos Complementares

Aquisição e transporte de agrotóxicos

Link: http://www.agrodefesa.go.gov.br/sanidadevegetal/folder.html  

Lei Federal que dispõe sobre a pesquisa, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.

Link: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=163

Cartilha do Trabalhador: Prevenção de Acidentes no Uso de Agrotóxicos

Link: http://www.slideshare.net/abcincompany/aula-92 

Banco de consulta. Conheça as substâncias  presente em diferentes tipos de agrotóxicos.

Link: http://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos/pesquisar.asp  

Conservantes e agrotóxicos - O diabo nunca é tão feio quanto pintam

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u56.jhtm

Link: http://educacao.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.jhtm 

Uma proposta de ensino

Link: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/agrotoxicos.pdf 

Agrotóxicos conheça mais sobre eles

Link: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020412_nut_agrotoxicos.htm  

Agrotóxicos: uma temática para o Ensino de Química

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/07-RSA-0309.pdf    

Jornal da Unicamp

Link: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/set2001/unihoje_ju166pag22.html 

Blog que trata da química na agricultura.

Link: http://gilmar-edu.blogspot.com/2008/09/qumca-e-agricultura.html

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. O professor deverá informar com antecedencia a turma os critérios pelos quais serão avaliados. O professor poderá avaliar os alunos a partir dos seguintes critérios:

  1. interações com colegas da sala ao conceituarem agrotóxicos;
  2. comprometimento com o grupo na participação na pesquisa de campo;
  3. Compreensão do conceito de agrotóxicos;
  4. Compreensão das características, peculiaridades acerca da contaminação dos alimentos causada por defensivos agrícolas;
  5.  Pesquisa, discussão e organização das informações sobre utilização da nomenclatura dos elementos químicos disponíveis na tabela periódica;
  6. Produção de um texto que apresente informações claras sobre os agrotóxicos e que serão trabalhadas no Jornal da Agricultura;
  7. Organização no manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na rede e materiais a serem utilizados nas pesquisas.
  8. Postura crítica ao discutir sobre o uso dos agrotóxicos e reconhecer a presença da Química na agricultura.
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