04/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ao concluir estes estudos os alunos terão revisto conceitos de substâncias, tipos de misturas, mistura heterogênea, método de separação, filtração simples e soluções.
O aluno deverá saber o que são átomos, elementos químicos, substâncias, misturas, métodos de separação e soluções.
1ª Aula
Professor solicite aos alunos, que tragam para esta aula porções (1 xícara) de produtos como: leite em caixa ou saquinhos, arroz, açúcar, óleo, vinagre, pó de café, cereais, etc. Inicie a aula no laboratório de química organize a turma em equipes de no máximo 4 pessoas e peça que tomem posse de uma dupla de produtos e que misturem os ingredientes agrupando-os de dois em dois. Exemplo: açúcar com arroz, feijão com óleo, água com leite, pó de café com farinha de milho, etc.Solicite que anotem o que observam. Afim de levantar o conhecimento prévio e agora experienciado a partir da prática inicial, as equipes deverão explicar em forma de seminário o que observaram e anotaram ao trabalhar com mistura de produtos.
De que maneira é possível separar as misturas? Como se classificam as misturas?
2ª Aula
O objetivo desta aula é aprofundar os conteúdos.
Solicite aos estudantes que acessem a aula “Como separar misturas?” no link abaixo para que complementem os estudos teóricos.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=995
Os alunos poderão rever como ocorrem os processos de filtração simples, filtração a vácuo de um sistema heterogêneo sólido-liquido ao acessar o link da animação “Revisando a aula”.
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4953
Organize a turma em duplas e solicite que acessem a animação “A tarefa de João” para que revejam os conceitos de substâncias, soluções e tipos de misturas.
Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_tarefadejoao.htm
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15094
No Laboratório de Informática, organize a turma em equipes de 5 alunos. Cada duas equipes deverão explorar o mesmo objeto. Exemplo:
Equipe A e B – pesquisam: Como separar misturas;
Equipe C e D pesquisam Revisando a aula,
Equipe E e F - A tarefa de João.
Solicite que as equipes produzam um relatório a partir das observações e anotações e criem uma wequest.
Professor sugerimos que voce crie uma webquest contendo os conteúdos abaixo e indique à turma para que produzam a pesquisa:
Link para acesso ao criador de WebQuest: http://www.webquestbrasil.org/
3ª Aula -
Oriente os estudantes que se organizem em equipes de no máximo 5 pessoas para que desenvolvam a prática "Separação de Misturas" que está disponível no link: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/separac.html
A medida que desenvolvem a prática, devem elaborar um relatório (se necessário) indique o arquivo disponível no link abaixo:Link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Para avaliar os conteúdos apropriados, as equipes deverão criar o blog denominado “Revisando mistura heterogênea e separação simples” e tornar os resultados disponíveis em um blog. Link para criar o blog: www.blogger.com/start
Os alunos devem ser orientados a escolherem um vídeo que expresse de que maneira é possível separar as misturas bem como estas se classificam. Os estudantes deverão apresentar o vídeo para a turma e explicar porque o escolheram. Apresentamos alguns endereços de vídeos que podem ser utilizados.
Prof. Toid: Processos de Separação de Misturas 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Akd1TrpBVAU
Prof. Toid: Processos de Separação de Misturas 2 - http://www.youtube.com/watch?v=fv7Pic9GGTI&feature=related
Catarse
Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade onde vivem afim de investigar a composição de substâncias como: gasolina, álcool, leite etc. Após desenvolverem a pesquisa deverão se organizar no laboratório de informática utilizar o aplicativo planilha eletronica, tabular e apresentar os resultados à comunidade se utilizando de veículos de comunicação como jornal, rádio, televisão, etc.
Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar a composição de substâncias como: gasolina, álcool, leite etc. Após desenvolverem a pesquisa utilizar o laboratório de informática, acessar um software aplicativo no qual seja possível o uso da planilha eletrônica, efetuar a tabulação dos dados e apresentá-los à comunidade escolar por meio de um veículo de comunicação.
No site abaixo os alunos poderão pesquisar sobre a separação de misturas.
Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html
No site do Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo os alunos poderão pesquisar sobre substâncias puras e misturas Link: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm
Para que se possa lançar mão de novos conteúdos, é importante verificar ao longo do processo, se os estudantes estão aprendendo. Sugerimos a avaliação formativa com função diagnóstica.
O(A) professor(a) poderá utilizar os seguintes critérios para avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!