Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revisando mistura heterogênea e separação simples

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao concluir estes estudos os alunos terão revisto conceitos de substâncias, tipos de misturas, mistura heterogênea, método de separação, filtração simples e soluções.

Duração das atividades
3 horas aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que são átomos, elementos químicos, substâncias, misturas, métodos de separação e soluções.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula 

Professor solicite aos alunos, que tragam para esta aula porções (1 xícara) de produtos como: leite em caixa ou saquinhos, arroz, açúcar, óleo, vinagre, pó de café, cereais, etc. Inicie a aula no laboratório de química organize a turma em equipes de no máximo 4 pessoas e peça que tomem posse de uma dupla de produtos e que misturem os ingredientes agrupando-os de dois em dois. Exemplo: açúcar com arroz, feijão com óleo, água com leite, pó de café com farinha de milho, etc.Solicite que anotem o que observam. Afim de levantar o conhecimento prévio e agora experienciado a partir da prática inicial, as equipes deverão explicar em forma de seminário o que observaram e anotaram ao trabalhar com mistura de produtos.

De que maneira é possível separar as misturas? Como se classificam as misturas?

2ª Aula

O objetivo desta aula é aprofundar os conteúdos.

Solicite aos estudantes que acessem a aula “Como separar misturas?” no link abaixo para que complementem os estudos teóricos.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=995 

Os alunos poderão rever como ocorrem os processos de filtração simples, filtração a vácuo de um sistema heterogêneo sólido-liquido ao acessar o link da animação “Revisando a aula”.

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4953  

Organize a turma em duplas e solicite que acessem a animação “A tarefa de João” para que revejam os conceitos de substâncias, soluções e tipos de misturas.

Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_tarefadejoao.htm  

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15094  

 

No Laboratório de Informática, organize a turma em equipes de 5 alunos. Cada duas equipes deverão explorar o mesmo objeto. Exemplo:

Equipe A e B – pesquisam: Como separar misturas;

Equipe C e D pesquisam Revisando a aula,

Equipe E e F - A tarefa de João.

Solicite que as equipes produzam um relatório a partir das observações e anotações e criem uma wequest.

Professor sugerimos que voce crie uma webquest contendo os conteúdos abaixo e indique à turma para que produzam a pesquisa:

  • conceitos de substâncias,
  • tipos de misturas,
  • mistura heterogênea,
  • método de separação,
  • filtração simples e soluções

Link para acesso ao criador de WebQuest: http://www.webquestbrasil.org/ 

3ª Aula -

Oriente os estudantes que se organizem em equipes de no máximo 5 pessoas para que desenvolvam a prática "Separação de Misturas" que está disponível no link: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/separac.html   

A medida que desenvolvem a prática, devem elaborar um relatório (se necessário) indique o arquivo disponível no link abaixo:Link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR 

Para avaliar os conteúdos apropriados, as equipes deverão criar o blog denominado “Revisando mistura heterogênea e separação simples” e tornar os resultados disponíveis em um blog. Link para criar o blog: www.blogger.com/start 

 

Os alunos devem ser orientados a escolherem um vídeo  que expresse de que maneira é possível separar as misturas bem como estas se classificam. Os estudantes deverão apresentar o vídeo para a turma e explicar porque o escolheram. Apresentamos alguns endereços de vídeos que podem ser utilizados.

Prof. Toid: Processos de Separação de Misturas 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Akd1TrpBVAU 

Prof. Toid: Processos de Separação de Misturas 2 - http://www.youtube.com/watch?v=fv7Pic9GGTI&feature=related  

Catarse

Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade onde vivem afim de investigar a composição de substâncias como: gasolina, álcool, leite etc. Após desenvolverem a pesquisa deverão se organizar no laboratório de informática utilizar o aplicativo planilha eletronica, tabular e apresentar os resultados à comunidade se utilizando de veículos de comunicação como jornal, rádio, televisão, etc.

Os estudantes poderão implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar a composição de substâncias como: gasolina, álcool, leite etc. Após desenvolverem a pesquisa utilizar o laboratório de informática, acessar um software aplicativo no qual seja possível o uso da planilha eletrônica, efetuar a tabulação dos dados e apresentá-los à comunidade escolar por meio de um veículo de comunicação.

Recursos Complementares

No site abaixo os alunos poderão pesquisar sobre a separação de misturas.       

Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html  

No site do Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo os alunos poderão pesquisar sobre substâncias puras e misturas Link: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm  

Avaliação

Para que se possa lançar mão de novos conteúdos, é importante verificar ao longo do processo, se os estudantes estão aprendendo. Sugerimos a avaliação formativa com função diagnóstica.

O(A) professor(a) poderá utilizar os seguintes critérios para avaliar:

  • analisar se a pesquisa contempla os conteúdos conceitos de substâncias, tipos de misturas, mistura heterogênea, método de separação, filtração simples e soluções;
  • observar se utilizaram adequadamento os recursos tecnológicos;
  • verificar se a escrita do relatório sobre “Separação de Misturas" está adequada às normas da Lingua Portuguesa.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.