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Movimentos de rotação e translação

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Diferenciar os movimentos de rotação e translação. Explicar como surgem os dias e as noites.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Utilize o globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), apresente aos alunos o problema descrito abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

  • O que é possível fazer durante o dia e a noite? Com certeza é possível fazer muitas coisas! Vejamos o exemplo do Pedro, filho da minha vizinha:
  • Na parte da manhã ele vai à escola;
  • Na parte da tarde ele brinca com os irmãozinhos e assiste TV; faz a tarefa de casa e joga futebol com os coleguinhas;
    À noite ele joga vídeo game com o pai e dorme sempre às 21h00.
  • Todos os dias, antes de dormir, o menino conta para mãe como foi o seu dia na escola e tira todas as dúvidas.
  • Ontem, no Supermercado, a mãe do Pedro me contou qual foi à última dúvida que ele tinha.
    Primeiro ele indagou: “Mãe, sei que durante o dia o sol aparece e fica tudo bem iluminado; enquanto que, à noite, aparece à lua e fica tudo muito escuro...”.
  • E depois veio a pergunta: “Qual é a explicação para a existência do dia e da noite? ".
     
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?”, da série "De onde vem?" de 4 minutos e 38 segundos de duração, que apresenta explicações para a existência do dia e da noite.
  • Destaque que ele servirá de base para as discussões posteriores. 
      
    De onde vem o dia e a noite?

 ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as que stões apresentadas abaixo (peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala). Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do sol, rotação, dia, noite e translação). Utilize o globo terrestre e a lanterna para auxiliar nas explicações. E caso ache necessário, repita a apresentação do vídeo e utilize o quadro negro.

  1. O que é o dia? O que você faz durante o dia?

  2. O que é a noite? O que você faz durante a noite?

  3. O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra?

  4. O que gera o dia e a noite?

  5. Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta completa no seu eixo? Como se chama esse movimento?

  6. Por que não percebemos o movimento da Terra?

  7. Além de girar em volta do seu próprio eixo a Terra também gira em volta do sol. Como é chamado esse movimento? Ele demora quanto tempo?

     

  • Observação: Professor (a), aproveite o momento da discussão para reforçar a idéia de que cada vez que o aluno fez aniversário a Terra completou uma volta em torno do sol.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador, Globo Terrestre e Lanterna.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma história em quadrinhos onde deve ser explicado a origem do dia e da noite. Sugira que aproveitem as anotações realizadas durante a discussão. O aluno será avaliado pelos desenhos e textos. Por fim, organize uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no pátio da escola.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
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Opiniões

  • angela , Escola otávio gonçalves gomes , Mato Grosso do Sul - disse:
    apedioli@hotmail.com

    06/04/2013

    Cinco estrelas

    muito legal, vou aproveitar esse tema para desenvolver com meus alunos.


  • ANÁLIA RODRIGUES SANTOS, ESCOLA MUNICIPAL ROSSANA FERREIRA MURTA , Minas Gerais - disse:
    analiarscelmurta@hotmail.com

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    O PORTAL DO PROFESSOR É UM EXCELENTE MEIO DE ORIENTAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS. AMEI ESSA AULA.


  • mariana, melhorias , São Paulo - disse:
    mari_rochazinha@hotmail.com

    05/04/2011

    Uma estrela

    acho que precisa de mais coisa essas perguntas é facil


  • Zirlene, Pessoal , Distrito Federal - disse:
    zilenefariad.df@hotmail.com

    07/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns,esse material é de grande valia para nossos estudantes .Maravilhoso, e muito criativo. Att,


  • eugenia, c.n.s.p.s , Bahia - disse:
    eulucia_18@hotmail.com

    04/06/2010

    Quatro estrelas

    a aula foi otima!!!!!!!!!!!!! deu muito certo


Sem classificação.
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