Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conceituando a ginástica.

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar o conceito de ginástica; reconhecer a presença da ginástica na vida dos alunos; identificar os tipos de ginástica mais difundidos na sociedade.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de ginástica e a aula: "A ginástica faz parte do nosso mundo 1",  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10090   da professora Adriane Silva Tomaz (portal do professor) 

Estratégias e recursos da aula

Espaço: pátio ou quadra; sala de informática ou de aula (caso a escola não tenha a de informática)

Materiais: colchonetes, computadores, jornais e/ou revistas.  

 Atividade 1  

 Perguntar à turma: O que vocês entendem por "Ginástica"? Posteriormente às respostas, o professor deverá explanar um conceito amplo de ginástica (exercícios físicos), utilizando como base o texto abaixo ( que pode ser integralmante lido ou adaptado oralmente para cada turma pelo professor, sendo que, para tal, este deverá analisar o texto previamente) .

 Texto base (extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica )   (acesso em 12/04/10)

 

 A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.   Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes às executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus (gymnos – do grego, nu) nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar - no final do século XVIII, na Europa, a partir de Jean Jacques Rousseau, do nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola suíça de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida. Anos mais tarde a Federação Internacional de Ginástica foi fundada para regulamentar, sistematizar e organizar todas as suas ramificações. Já as práticas não competitivas popularizaram-se e difundiram-se pelo mundo de diferentes formas e com diversas finalidades e praticantes (aprox. 5 min.)  

 Atividade 2

Questionar os alunos: A ginástica está presente na vida de vocês? De que forma? Listar coletivamente as atividades relacionadas pela turma na resposta da pergunta anterior e realizar algumas delas, que deverão ser direcionadas por cada aluno que deu sua sugestão. (aprox. 35 min.)  

 Atividade 3

Levá-los ao centro de informática (caso a escola não tenha, disponibilizar jornais, revistas e/ou conteúdo retirado da internet) para que pesquisem na internet quais os tipos de ginástica mais praticados na sociedade brasileira (que mais aparecem nos citados meios de comunicação). (aprox. 20 min.)

Sites de apoio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_art%C3%ADstica 

http://www.copacabanarunners.net/ginastica-2.html 

http://www.copacabanarunners.net/ginastica-localizada.html 

http://images.google.com.br/images?q=GIN%C3%81STICA&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF8&ei=GomyS8XmDoKGuAegqvSXCg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5&ved=0CCIQsAQwBA

http://www.ginasticas.com/ 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 Propor a turma que monte um painel, para ser exposto na escola, com textos e fotos a respeito da ginástica, em que o tema central seja o conceito de ginástica com o título: Ginástica é... Destacar também as formas mais praticadas pela sociedade brasileira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.