07/04/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
1ª aula: O professor iniciará a aula sobre prepósições de lugar utilizando os próprios objetos existentes em sala de aula, dentre eles, o próprio material escolar dos alunos, para fazer demonstração da localização desses materiais com relação a outros objetos existentes na classe. O professor aproveitará esse momento para escrever no quadro as preposições de lugar, falando em voz alta e pedindo para que os alunos também pronunciem essas palavras que estão sendo escritas no quadro.
Em seguida o professor fará algumas perguntas para os alunos como: Where is the pencil? Os alunos deverão responder: The pencil is beside the desk. O professor fará outras perguntas até incluir todas as preposições estudadas. Após isso, o professor mostrará um desenho de uma sala de aula e pedirá que os alunos o ajudem a construir frases acerca do desenho. Em seguida os alunos serão incentivados a construirem um pequeno texto envolvendo as frases que foram feitas a partir do desenho.
Recursos:objetos de sala de aula, desenho figurando uma sala de aula, material escolar dos alunos etc.
2ª aula: Na sala de informática: o próximo passo será solicitar aos alunos que criem no Tuxpaint seus próprios desenhos, de modo que possibilitem identificar as preposições de lugar estudadas e, a partir do desenho, demonstrar que são capazes de criar frases incluindo as preposições estudadas utilizando .as ferramentas do Tuxpaint. O vocabulário será aquele já estudado anteriormente (por exemplo, frutas e objetos do cotidiano dos alunos)
Recursos utilizados: as anotações de aula dos alunos; livro didático de inglês; computador e as ferramentas do Tuxpaint (carimbos, formas, texto, etc).
Exemplo de uma atividade esperada:
Quatro estrelas 70 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2012
Cinco estrelasfoiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii otimoooooooooooooooooooooooo boa aula tudo que eu precisava viu................
20/10/2011
Quatro estrelasAchei o contexto da aula muito bom pois sempre que se monta um conteudo relacionado com a realidade dos alunos existe um êxito no trabalho.Parabéns!
14/04/2011
Quatro estrelasMuito interessante para se trabalhar com as preposições.! Muito bom!
13/04/2011
Cinco estrelasParabéns! Gostei muito.
06/04/2011
Cinco estrelasADOREI.
17/03/2011
Três estrelasBastante criativa e de fácil compreensão podendo ser implementada com outros objetos e lugares diferentes
08/02/2011
Cinco estrelasA AULA É BASTANTE EXPLICATIVA, ABRANGENTE E DE FÁCIL APLICAÇÃO
22/11/2010
Cinco estrelasparabéns pela criatividade.
17/11/2010
Uma estrelaesta faltando definiçao,aplicaçao e exemplos de preposiçoes de lugares...
02/11/2010
Quatro estrelasotima aula. gosto de trabalhar dessa forma!
20/10/2010
Cinco estrelasMuito boa aula. Gostei muito. Obrigado.
25/06/2010
Quatro estrelasA simplicidade mostra o alto grau de criatividade. As ideias estão no ar e precisamos de pessoas que as captem e as coloquem em prática. Parabéns.
17/05/2010
Cinco estrelasNossa!!!!Adorei essa sua estratégia,sem contar que esse será meu próximo assunto com uma turma bem difícil de sexta série,e estou já fazendo planos de como desenvolver essa estratégia de modo que eles entendam e dá uma aula diferente.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula da professora Maria Suely com certeza atingiu os objetivos por ela aumejados,pois sem duvida é uma aula que envolve os alunos, devido a mesma utilizar um software educativo que possibilitou o aluno desenvolver todo seu lado criativo e ao mesmo tempo aprender uma outra língua.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom colega, você foi demais com essa aula!!!
24/03/2010
Três estrelasGostei da sua aula, parabéns pelo trabalho e continue construindo... Abraço!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, teacher. Os nossos educandos precisam de aula concreta e metodologia moderna e tecnológica.
24/03/2010
Três estrelasPORQUE FALTARAM MAIS ALTERNATIVAS,PARA QUE O ALUNO POSSA OPTAR.
24/03/2010
Três estrelasDe acordo com a análise feita pelos professores Aderilson, Carla e Luiz, poderia usar exemplos mais concretos,próximos da realidade dos alunos, como objetos e situações do dia a dia.
24/03/2010
Duas estrelasDesculpa professora, errei o seu nome, lhe chamei de Angela, mas de qualquer forma a sugestão para trabalhar com preposições é muito legal.Parabéns. Um abraço.
24/03/2010
Duas estrelasLegal pois o conhecimento sobre o assunto foi construido junto junto com os alunos. Seria legal também que a aula fosse explorada através do data show.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, pois sabemos que devemos motivar nossos alunos com aulas diferenciadas e concretas.Percebe-se que é uma aula prática, interativa e com retorno rápido.Obrigado por compartilhar conosco ...
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, Professora pela excelente aula. Os recursos das salas de informática das escolas estaduais devem ser mais explorados pelos nossos colegas professores. A sua aula é um exemplo de que isso é possível, sem complicar a vida atribulada dessa nossa categoria.abraços, Jaime.
24/03/2010
Cinco estrelasParabens! Precisamos de iniciativas assim!
24/03/2010
Cinco estrelasCara colega, achei excelente a sua metodologia, pois tenho muita dificuldade em usar a tecnologia no ensino da língua inglesa. Com certeza vou copiar a sua estratégia, e mais uma vez parabéns. Um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa a sua aula professora. Conseguiu unir teoria e prática. Parabéns!!! Gostei muito!!!
24/03/2010
Quatro estrelasobservei que as aulas foram bastante interessantes,pois os recursos utilizados estao ao alcance dos alunos e eles puderam usar materias concretos ,facilitando assim o processo da aprendizagem.Na segunda aula foi usada recursos tecnologicos que serviram ainda mais para aguçar o interesse dos alunos,pude notar que os desenhos ajudaram o alunado a empregar as preposiçoes adequadamente.Parabens pela metodologia aplicada.
24/03/2010
Três estrelasParabéns, professora, também costumo ulizar a sala de informática em algumas de minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei mutio ;D
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestao principalmente usando o Linux pois realmente o TUXPAINT oferece inumeras possibilidades.
24/03/2010
Quatro estrelasObservação, no trabalho analisado não há a afirmação que o momento "saber utilizar os recursos mínimos de acesso ao computador (ligar/desligar; acessar programas; salvar um documento)" seria realizado na primeira aula. No entanto, aproveito para sugerir de que tal realização seja feita explicitamente através do professor/facilitador da SI (Sala de Informática).
24/03/2010
Cinco estrelasPretendo usar esta aula para os alunos do EJA. Parabéns pela iniciativa, colega!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa sua idéia. Utilizarei com certeza nas minhas proximas abordagens sobre preposições. Muito interessante.
24/03/2010
Três estrelasBem prática a sugestão. Já levei objetos, frutas e figuras pra sala para ensinar vocabulário e pronomes demonstrativos. Foi ótimo! Obervando o objeto ou a figura, os alunos assimilam rapidinho. Boa sua sugestão, professora. Abraços
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, excelente sua aula
24/03/2010
Cinco estrelasAchei essa atividade motivadora e permite a interação do aprendiz.
24/03/2010
Quatro estrelasAtividade prática e muito interessante. Leva o aluno a pensar podendo visualizar ao mesmo temto, visto que os exemplos estão na própria sala de aula. Parabens Manuel.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente contribuição,os alunos vão amar.
24/03/2010
Quatro estrelasBem legal!!
24/03/2010
Quatro estrelasGosto quando a Professora propõe para ser trabalhado com objetos do cotidiano, trabalhar com a realidade, acredito haver um interesse maior no trato com o conhecimento . Não sei se ela fez antes uma pesquisa com os alunos sobre quais estes objetos que eles obsevam e utilizam no cotidiano, mas dou uma sugentão que sejam utilizados frutas e utencílios mais regionas. Gosto da aula, acho motivadora. Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasMuito boa a estatégia. Já faço isso e os resultados são muito bons. Utilizo cartões com figuras e as posiciono em relação aos objetos de sala de aula e às pessoas. Parabéns pela iniciativa.
24/03/2010
Cinco estrelasOLA AMEI SHOW DE BOLA!!rsrs muiitoo bomm!!
24/03/2010
Quatro estrelasVc desenvolveu muito bem o tema da lingual inglesa, parabéns professora. Um abraço. Almeida
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, muito interresante .
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é bem interessante, já que os alunos precisam usar sua criatividade e corrigir suas frases com atenção, já que os trabalhos serão expostos pela escola.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora, você é uma das pioneiras em Ananindeua com uma aula publicada no portal do professor, conseguindo integrar o trabalho de sala de aula com a sala de informática usando as Tcs. Sucesso!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula com a utilização do software tuxpaint tornou-se interessante e motivadora, mostrando que o inglês é uma língua viva e universal e que pode ser facilmente compreendida na medida que se utiliza as TIC's de forma apropriada e inovadora.
24/03/2010
Três estrelasBoa ideia professora, os alunos não só aprenderão as preposições como serão estimulados a utilizar o tuxpaint de forma criativa, bem como os outros recursos de maneira simples e eficaz.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom!
24/03/2010
Três estrelasGostei dos recursos utilizados, pois levam o aluno a aprender não apenas uma língua estrangeira como também outras matérias, a preparação antecipada dos alunos de maneira prática e concreta na pronuncias das palavras e na produção textual é bastante proveitosa. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasDe forma simples e criativa a aula tornou-se produtiva e estimulante. Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasotima ideia para introduzir as preposiçoes, eu fazia esta aula através de cartazes mas com o auxilio do computador vai ficar mais interessante. parabéns professora
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bem elaborada clara e objetiva
24/03/2010
Quatro estrelasAnalisando o trabalho da professora, achei a ideia muito interessante e válida. Contudo, acredito que - caso tivesse que alterar algo - deixaria o momento "saber utilizar os recursos mínimos de acesso ao computador (ligar/desligar; acessar programas; salvar um documento)", programado para a primeira aula, ser executado pelo professor/facilitador da SI (Sala de Informática) no início da segunda aula, a qual já se dá no supracitado espaço pedagógico.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa esta aula, sem dúvida estimula a participação dos alunos e facilita a aprendizagem dos mesmos. Parabéns
24/03/2010
Duas estrelasParabéns professora Angela, muito boa a sugestão para trabalhar as preposições. Um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasOtima atividade para o ensino fundamental... meus alunos vao adorar!!!
24/03/2010
Cinco estrelasEsse termo de apredisagem é excelente, pois assim o aluno se enteressa mais.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá! Uso este tipo de recursos. e a produção eles fazem em cartazes. É bem legal e produtivo. Um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasQuero autorização para utilizar a aula. Tenho certeza de meus alunos da EJA aprenderão MUITO com todos os prcedimentos propostos. Grato, Inacio
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente ideia simples, mas completa. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá colega, parabéns pela aula que com certeza vai ajudar muito os professores desta disciplina desenvolverem atividades dinâmicas com seus alunos na sala de informática.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa sua aula, parabens!
24/03/2010
Quatro estrelasAcredito que todas as iniciativas no sentido de melhorarmos nossas aulas e com isso despertar interesse de nossos alunos é valida. Parabéns pela sua iniciativa.
24/03/2010
Duas estrelasMuito bacana essa interação primária e forma de abordagem do vocabulário utilizada com os alunos previamente. Depois quando partirem para a parte tecnológica com certeza já estarão bem mais tranquilos e desenvolverão a atividade com eficácia. Parabéns à professora. Sugestão acatada.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei da forma como elaborada sua aula, é uma forma do aluno aprender relacionar os objetos com as palavras e memorizando ao mesmo tempo.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, a aula explora artes, lingua estrangeira, as ferramentas tecnologias, desenvolve o raciocínio logico, a criatividade e o principal a familiarização com a lingua estudada. Muito legal. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasparabéns pela aula criativa e pelo uso dos recursos tecnológicos aplicados com sucesso.
24/03/2010
Quatro estrelasUm grande ideia!! parabéns, pelo trabalho.
24/03/2010
Três estrelasparabéns professora, pela abordagem da aula, eu so não usaria uma ferramenta que seria o computador, pois não seria viável nas instituições onde trabalho.