11/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Construir a habilidade de contagem fazendo seqüência termo a termo. Saber contar – recitar a seqüência das palavras-números fazendo a sincronização entre a recitação e o gesto da mão; saber enumerar – atribuir um número para cada objeto contado, estabelecendo a relação de inclusão, para compreender o numero cardinal; saber ordenar certo número de objetos, definido pelo número natural.
Contagem oral.
Atividade - Verificar o repertório de contagem das crianças
1º Momento – O professor inicia a aula questionando quantas crianças tem em sua sala de aula. Nesse momento, convida uma criança para realizar a contagem dos colegas presentes em sala, de modo que a sua fala acompanhe o número de criança.
Obs: É importante ressaltar que para contar é melhor seguir uma ordem, é preciso saber que cada objeto deve ser contado uma só vez. Então, para a organização do pensamento da criança na execução da atividade ela devem seguir alguns comandos como: ·
2º Momento- Utilizar o jogo para representar e incluir os numerais
As crianças constroem conceitos numéricos por meio das relações mentais, mas é necessário construir mentalmente a ordem para depois fazer a inclusão hierárquica. Partindo desse principio, o professor orienta a utilização do jogo do boliche, para ajudar a cada criança a desenvolver a capacidade de fazer relações de inclusão. Assim, para desenvolver essa atividade é necessário: a) explicar a regra do jogo; b) contar a quantidade de pinos; c) explicar que cada criança participará uma única vez; d) memorizar a quantidade de pinos derrubados; e) registrar no caderno com desenho e com o símbolo numérico.
3º Momento- Refletir quanto vale cada número
O professor e as crianças constrói uma tabela no quadro para o registro das quantidades. Com desenho e numeral as crianças registram a quantidade de pontos do grupo de três, escreve seu nome e dos colegas participantes. Como pode ser observado no quadro a baixo, o resultado desse grupo:
nome da criança |
Registro com desenho |
Registro com numeral |
Carla |
5 |
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Vitória |
6 |
|
|
|
|
André |
1 |
O professor problematiza com o grupo, fazendo alguns questionamentos pertinentes: Organize os pinos derrubados por Vitória; A aluna conta e afirma que o total de pinos é seis. Então, pergunta-se o que é seis? Assim, procede com a quantidade dos outros membros. É importante ouvir para compreender o pensamento da criança e ajuda-la a organizar mentalmente o conceito da quantidade. É necessário orientar as crianças para espalhar caixinhas com diferentes dimensões de modo numerada de 1 a 6 de modo que uma fique incluida na outra. Cada grupo vai incluindo as caixinhas numeradas até preencher a caixa 6. Assim, osalunos podem compreender que o seis inclui os demais número menores, ou seja, perceber que o número 1, 2,3, 4,5 estão incluídos no número 6. Como segue no exemplo abaixo:
http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2000/01/images/a8c.gif
COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª serie. São Paulo: Editora ática, 2000.
A avaliação dá-se antes do processo de ensino-aprendizagem para fazer o diagnóstico do nível inicial das crianças e oferecer condições ao professor para criar estratégias de ação; durante o processo de aprendizagem para verificar como as crianças vão se apropriando das estratégias de contagem e no final da aula para analisar se as crianças conseguiram recitar a seqüência numérica de forma articulada; realizaram atividades demonstrando a relação de inclusão; compreenderam a lógica do número cardinal.
Quatro estrelas 3 classificações
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12/05/2013
Cinco estrelasA atividde e de otima referencia pra se trabalhar com os nossos alunos em incio de alfabetização matemática,pois dara eles uma ideia de como funciona a ordem dos números de forma concreta e simples .
07/05/2012
Três estrelasbom o texto
29/11/2010
Quatro estrelasmuito bom, que bom que encontrei exemplo. que eu estava procurando. obrigado.