14/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Para que a presente aula seja desenvolvida de maneira exitosa, é necessário que:
Professor, criar um blog para a turma não deve ser somente um pretexto para se trabalhar a produção textual, utilizando ferramentas virtuais.
O blog da turma deverá se constituir como um espaço de comunicação e debate entre os alunos e professores da turma em questão.
Por isso, depois de criá-lo, é muito importante que os alunos sejam instigados a utilizar e acessar o blog da turma.
Também é imprescindível que o professor domine as ferramentas básicas de um blog para que o mesmo possa ser o mediador entre os alunos essa ferramenta virtual.
ATIVIDADE 01
Conhecendo alguns exemplos de blog
A presente atividade deve ser desenvolvida em um laboratório de informática. Caso não seja possível, o professor poderá, em sala de aula, utilizar um computador e um equipamento de data-show para a primeira atividade.
Para essa atividade, não são necessários vários computadores. O professor deverá acessar, juntamente com os alunos, pelo menos três blogs diferentes, para que todos compreendam quais são as possibilidades de produção de texto no espaço de um blog (inserir fotos, textos da turma, fóruns de discussões, críticas, links sobre matérias em estudo etc).
Individualmente, os alunos deverão:
Sugestões de blogs:
http://facopartedaejaeseba.blogspot.com
http://joelinaxavier.blogspot.com
http://leandroprof.wordpress.com
Procure acessar outros blogs para que você, professor, e também os alunos conheçam todas as possibilidades que essa ferramenta propicia. Na guia "Links" do Portal do Professor há indicações de vários outros blogs escolares.
ATIVIDADE 02
Escolhendo o hospedeiro do blog da turma
Desenvolva essa atividade no laboratório de informática.
O hospedeiro é o site que abrigará o blog da turma a qual o acessará para entrar no blog a ser criado. Por isso, acesse os endereços de serviços de blogs indicados e, juntamente com os alunos, escolha qual deles apresenta:
Há vários sites que oferecem gratuitamente o serviço de blog. Indicaremos alguns para que você escolha o que julgar melhor.
https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)
http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html
Todas as três indicações são boas. No entanto, elegemos a primeira como a mais funcional das três.
Assista, juntamente com os alunos, o vídeo disponível no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=M8INVf2Uogg&feature=player_embedded#
Trata-se de um vídeo que ensina você a criar um blog no site: https://www.blogger.com/start
Organize os alunos em pequenos grupos e desenvolva uma discussão sobre a atividade, norteada nos seguintes questionamentos.
Para esse debate serão utilizados como referências os blogs e o vídeo indicados na aula, bem como o possível conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto.
ATIVIDADE 03
Criando o blog da turma
Os alunos já conhecem o funcionamento de um blog e já escolheram qual será o site hospedeiro do mesmo.
Para a criação do blog não é necessário que todos acessem um computador. O professor poderá utilizar, em sala de aula, um computador com equipamento de data-show. Com a página da internet reproduzida em uma tela ou em uma parede, professor e alunos criarão o blog da turma a partir das informações abaixo:
passo a passo da criação do blog: (no site: https://www.blogger.com/start)
Os alunos e o professor podem configurar a aparência do blog, para que o mesmo tenha a "cara" da turma (cores, estilos, desenhos)
Seu blog já está pronto para receber postagem.
Todos deverão anotar o nome de tela e a senha escolhida para acessar o blog de outro local (casa, lan house).
Observação: Levando em consideração que todos poderão acessar o blog como proprietários, é importante que o professor instrua todos a não utilizar o blog da turma para fins que não sejam os pretendidos.
ATIVIDADE 04
Inserindo postagens no blog da turma
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Nessa atividade, os alunos deverão inserir postagens no blog da turma. Organize-os em pequenos grupos e sugira que as primeiras postagens respondam, por exemplo, a questões como:
1 - “Qual a função do blog da turma?”
2- "O que eu sugiro para discutirmos no blog da turma?"
Estimule os alunos a inserirem vários posts no blog. Também peça para que eles leiam os posts inseridos pelos colegas da turma. É importante que todas as mensagens sejam lidas por toda a classe.
Professor, todos os alunos devem se sentir donos do blog. Caso contrário, apenas alguns produzirão textos no interior do blog. Todos deverão participar de todas as etapas:
É relevante que se promova temáticas para serem debatidas no ambiente do blog. Estimule debates em sala de aula e peça que os alunos comentem sobre o tema no blog da turma. Não deixe que eles percam o interesse por esse espaço de comunicação virtual personalizado.
O professor deve, ainda, demonstrar para seus alunos que utilizar o blog é produzir textos. Eles produzirão textos curtos que podem ter características narrativas, expositivas, argumentativas etc.
Lembre-se: Ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o blog, a efetivação da presente aula contribui para o inclusão digital. Cada vez mais esse conceito de inclusão deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.
Professor, assista aos vídeos, se possível, antes de desenvolver as atividades supracitadas.
Vídeos que reforçam a importância do recurso virtual do blog no ambiente escolar:
http://www.youtube.com/watch?v=R6V46ZMhDRE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=THtpVE8kYR8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4&feature=related
Uma experiência da produção de um blog na escola (vídeo em espanhol)
http://www.youtube.com/watch?v=wP-thnOpKYQ&NR=1
Texto da Veja.com: "Linguagem de internet e celular" "Linguagem de interner e celular"
O texto em questão revela um estudo de um professor australiano sobre a linguagem adotada para a comunicação na internet e no celular.
5. Texto " Linguagem da internet influencia sala de aula": discute a influência da linguagem utilizada na internet, dentro da sala de aula "Linguagem da internet influencia em sala de aula
Avaliação dos alunos
O professor deverá observar a participação de todos os alunos para atividade de:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/01/2015
Três estrelasgostei
17/08/2014
Cinco estrelasMuito rico em informações!
11/06/2014
Cinco estrelasAdorei a ela explicativa sobre o blog.
26/11/2013
Cinco estrelasAs dicas do passo a passo, são bem legais. Para o ano vou inserir está ideia, pois os alunos estão muito voltados para a internet dentro da sala de aula, mas fora do contexto. Esta é uma forma de atraí-los. Obrigada pelas dicas. Compartilhar é muito bom!