05/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Todas as pessoas, independente de credo, raça ou classe social, precisam de comida para viver, sem ela não conseguimos sobreviver, mas se comemos muito e demasiadamente errado podemos estar morrendo aos poucos, pois a má alimentação também colabora para desenvolvermos problemas de saúde.
Neste momento é importante perceber o que os alunos já sabem sobre alimentação saudável, suas dúvidas e curiosidades, ou seja, um momento de dicussão inicial com a turma. O professor poderá anotar no quadro ou no próprio caderno, pois a idéia neste momento é levantar o conhecimento do cotidiano, do senso comum, para, após a aula, fazer a verificação sobre o que realmente foi apropriado pelos alunos.
Será que realmente somos o que comemos? Será que os alimentos podem ajudar ou prejudicar sua saúde?
Apresente aos alunos algumas imagens que demonstrem como pode ser nossa alimentação.
Neste momento poderá ser utilizado o data show, caso não tenha este equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD, ou ainda apresentá-las aos alunos no laboratório de informátrica, utilizando o computador (salvar as imagens em formato de slides apresentar aos alunos) ou se for mais simples imprima algumas imagens e distribua aos alunos para que possam refletir sobre o assunto.
ROSACLUBE: http://rosaclube.files.wordpress.com/2008/07/salada3.jpg acesso em 02/04/2010.
OMARTELO.COM: http://www.omartelo.com/omartelo4/gorda_ok.jpg acesso em 02/04/2010.
Sugestões de imagens:
WORDPRESS.COM: http://carinatafas.files.wordpress.com/2008/07/comendo-hamburger.jpg acesso em: 22/04/2010. Adolescente comendo hamburguer.
ESTADAO.COM.BR: http://www.estadao.com.br/imagens/l100/chloe.jpg acesso em: 22/04/2010. Adulto com uma barra de chocolate.
DREAMSTIME.COM: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_238/1203170491G0XDlV.jpg acesso em: 22/04/2010. Adulto comendo salada.
GOMUS.COM.BR: http://gomus.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/apples_01.jpeg acesso em: 22/04/2010. Pratos com frutas.
Questões para discutir:
Quando o francês Jean Anthelme Brillat-Savarin disse: “diga-me o que comes e eu te direi o que és", referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição.
Para o bem e para o mal, alguns alimentos passaram a ser vistos como "venenos" e outros, como "remédios". Entre os dois extremos, estamos nós, tentando balancear nossa alimentação, procurando melhorar nossa saúde por meio dos alimentos. Mas isso nem sempre acontece, e, muitas vezes, acabamos não resistindo aos alimentos não tão saudáveis e prejudicando a nós mesmos. Isso seria diferente se entendessemos que, quando nos sentamos à mesa, nos alimentamos por motivos que vão além da nutrição pura e simples. Deveriamos nos lembrar sempre que ao nos alimentarmos estamos também: degustando iguarias, compartilhando momentos com nossos amigos, participando de celebrações ou cerimônias familiares.
DIETACERTA: http://dietacerta.files.wordpress.com/2008/12/piramidealimentar1.jpg acesso em: 02/04/2010.
Professor não esqueça de mostrar aos alunos que a base da pirâmide é reforçada pela prática de atividade física, que esta aliada a uma alimentação saudável nos trará qualidade de vida.
O recurso a seguir tem como principal objetivo a aprendizagem sobre os alimentos e suas diversas origens.
Jogo da Pirâmide dos Alimentos
Clique nos alimentos da esteira e arraste-os até o seu devido lugar na pirâmide. Cada acerto vale 1 ponto. Você tem um minuto e meio para completar a tarefa. Boa sorte!
O jogo a seguir tem como objetivo reconhecer problemas resultantes da má alimentação.
A atividade consiste num jogo, em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.
Acompanhe os alunos ao refeitório da escola para que possam conversar sobre a escolha dos alimentos ali servidos e como é feita a escolha do cardápio.
Neste momento também poderá ser realizada uma palestra com nutricionista, com a intenção de discutir questões sobre alimentação saudável.
UNICAMP: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ - Editor de histórias em quadrinhos. acesso em: 03/04/2010.
ALIMENTACAOSAUDAVEL.ORG: http://www.alimentacaosaudavel.org/Guia-Nutricional-Alimentos.html - Guia Nutricional de Alimentos, encontre aqui os alimentos mais saudáveis do mundo. acesso em: 04/04/2010.
CINEPOP.COM.BR: http://www.cinepop.com.br/filmes/walle.htm - Filme: Walle - trata da questão da falta de atividade física, podendo ser usado como gancho para esta aula.
Para a avaliação deverão ser observados:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/05/2011
Quatro estrelasTodas essas informações são muitas vezes deixadas de lado pela grande maioria das pessoas. Acho que esse link pode complementar a aula: http://guiadamusculacao.com/ganhar-massa-muscular/
23/05/2010
Cinco estrelasEsta aula foi bastante criativa e desperta no aluno a conscientizaçãoa e importância da alimentação para qualidade de vida o que afetará em muito a longevidade se correlacionarmos os hábitos alimentares com a saúde. Além de serem utilizados recursos como TV, DVD e computadores utilizando jogos interativos o que vem facilitar o aprendizado.
17/05/2010
Quatro estrelasGostei muito do projeto, principalmente pelas atividades com jogos,que chamam a atenção das crianças.Os educandos acabam aprendendo com as atividades lúdicas. Pretendo adaptar este projeto aos alunos de 3ª série do Ensino fundamental.