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Quem tem mais dá para quem tem menos! / DIFUSÃO E OSMOSE

 

20/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o fenômeno osmose e compreender como ela ocorre entre o meio celular e externo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre estrutura celular.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

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Apresente aos alunos três situações e proponha que formulem hipóteses para explicar por que e como ocorrem:

• Por que nossos dedos ficam enrugados quando submersos muito tempo na água?
• Por que a salada temperada fica murcha depois de algumas horas?
• Porque animais de água salgada não sobrevivem em água doce?

Estudando o fenômeno da osmose os alunos terão condições de responder a essas questões. Para abordar este tema o professor pode propor dois experimentos simples que contribuem para a compreensão do fenômeno.

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 SIMULANDO A PERMEABILIDADE DA MEMBRANA

Este experimento permite simular a passagem seletiva de substâncias através da membrana celular. Para realizá-lo são necessários: um pedaço de filme de PVC (plástico fino e aderente para envolver alimentos), uma colher de amido, um copo com água e iodo.

Dica! – Este experimento é simples e rápido. Forme pequenos grupos e providencie material para todos eles. Todos poderão realizá-lo simultaneamente.

Inicialmente peça que os alunos coloquem um pouco de amido em um pires e acrescentem uma gota de iodo sobre ele, registrando o que ocorre.

Em seguida deverão colocar água no copo com um pouco de iodo. Introduzir o plástico no copo com uma colher de amido, formando uma pequena bolsa. Acrescentar um pouco de água no amido e fechar o plástico, deixando preso em um dos lados do copo. Aguardar alguns minutos e registrar o que ocorre. (Veja foto)

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Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:

• Considerando que o plástico representa uma membrana que limita um meio interno e outro externo, determine quais as substâncias presentes nesses dois meios.
• Qual das substâncias atravessa o filme plástico? De onde para onde? Como se pode concluir essa informação?
• Qual a provável razão pela qual apenas uma das substâncias atravessa o filme plástico? Por que isso ocorre?

O professor pode, neste momento, explicar para os alunos o fenômeno DIFUSÃO, resultante da passagem espontânea de partículas (SOLUTO) de um meio mais concentrado para outro menos concentrado (“quem tem mais dá para quem tem menos”), separados por uma membrana. Também neste momento pode explicar os termos hipertônico, hipotônico e isotônico, quando comparamos concentrações de substancias de diferentes meios.

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REAÇÃO CELULAR EM MEIOS: HIPOTÔNICO, ISOTÔNICO E HIPERTÔNICO

Dica! – Este experimento, embora simples, exige um tempo maior de realização. O professor pode prepará-lo horas antes da aula ou ainda orientar para que seja realizado em casa. Os alunos poderão trazer as anotações sobre o que foi observado para discutir os resultados na escola.

Para realizar a experiência recorte três pequenas tiras de mesmo tamanho, finas e retas de pimentão. Coloque uma delas num recipiente com água destilada, outra com água da torneira e outra em água com uma colher de sal. Numere os três recipientes e estabeleça o seguinte: 1 – para solução HIPOTÔNICA; 2 – para solução ISOTÔNICA e 3 – para solução HIPERTÔNICA.
Após algumas horas (ou até mesmo no dia seguinte) as tiras de pimentão deverão ser retiradas dos recipientes e colocadas em uma superfície limpa, com a casca sempre voltada para o mesmo lado. (Veja foto)

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Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:

• Por que a tira de pimentão do primeiro recipiente curva-se na direção da casca, a do segundo recipiente não se curva e a do terceiro recipiente se curva para a direção da polpa do pimentão?
• Nesta experiência não se observa a passagem de solutos entre as células vegetais e o meio externo, mas sim a passagem do SOLVENTE – a ÁGUA. Como podemos deduzir em qual direção houve passagem de água entre os meios interno e externo em cada um dos recipientes?

Dica! – Oriente para que os alunos, ao final da experiência, toquem as tiras de pimentão com as mãos e sintam sua textura e rigidez. Isso ajuda a deduzir se as células estão com mais ou menos de água em seu interior.

Neste momento, o professor pode explicar para os alunos o fenômeno OSMOSE, resultante da passagem do SOLVENTE (neste caso a água) do meio menos concentrado para o mais concentrado (da mesma forma “quem tem mais dá para quem tem menos”, mas neste caso que tem mais é a água), em um meio onde a membrana impede a passagem do SOLUTO. Também neste momento pode explicar o termo SEMI-PERMEÁVEL.


Aula 2

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Oriente para que os alunos acessem o recurso “Aprendendo por osmose”, disponível no Portal do Professor.
Este recurso apresenta várias informações a respeito dos termos: osmose, hipertônico, hipotônico, isotônico, bem como apresenta diversas tarefas relacionadas às concentrações de meios intra e extra-celulares.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9560/osmose.swf

Aprendendo por osmose

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 Peça que os alunos naveguem pelo recurso lendo as informações apresentadas e realizem as tarefas propostas.

A primeira delas é preparar soluções com diferentes concentrações. Quando os alunos terminarem de realizá-la solicite que façam uma pausa e respondam a questão:

Um copo com água e sal é uma solução hipertônica, isotônica ou hipertônica?

IMPORTANTE – Neste momento leve o aluno a perceber que uma solução só pode ser considerada hipertônica, isotônica ou hipertônica quando COMPARADA A OUTRA SOLUÇÃO. Isso significa que não há resposta direta para a pergunta acima.

Continuando a navegar no recurso, os alunos terão informações sobre a passagem da água entre meio de diferentes concentrações, definindo melhor o termo OSMOSE.
Oriente para que os alunos continuem a navegar no recurso e realizem as demais tarefas propostas, relembrando o que foi observado nos experimentos na primeira aula.

Ao terminar de explorar o recurso apresente a questão:

• O recurso também apresenta que na verdade NÃO APRENDEMOS NADA POR OSMOSE. Mas como a osmose pode explicar as duas situações apresentadas na problematização da primeira aula?


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Para reforçar a compreensão do que ocorre na pele de nossos dedos quando ficam muito tempo sob a água o professor pode utilizar uma lista telefônica antiga. Arrancando a capa, as folhas podem representar as camadas de células da pele. Despejando um pouco de água sobre essas folhas, as mesmas a absorverão (simulando a osmose) e incharão. Como as folhas mais de baixo continuam secas mantêm-se do mesmo tamanho, fazendo com que as folhas superficiais criem ondulações, exatamente como ocorre com a pele em nossos dedos.



 

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Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

 

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a diferença de concentração entre meios provoca a passagem de substâncias.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que para determinar se uma solução é isotônica, hipertônica ou hipotônica é necessário compará-la com outra solução.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de difusão e osmose entre meios de diferentes concentrações separados por uma mamebrana.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico o que ocorre com uma célula quando é colocada em uma solução é isotônica, hipertônica ou hipotônica e percebo a importância desse fenômeno para os seres vivos.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprendendo por osmose Animação/simulação
Recursos Complementares
O livro didático público do Governo do Estado do Paraná apresenta uma aula sobre o tema OSMOSE com diversas sugestões de atividades. Esse capítulo (assim como todo o livro) está disponível para download no endereço abaixo (copie e cole no seu navegador): http://www8.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_resultadoBuscaLivro.php Clique no arquivo do referido capítulo. Neste sítio é possível ver animações dobre difusão e osmose. Clique no caderno de citologia, membrana, difusão e osmose. www.planetabio.com(copie e cole no seu navegador)
Avaliação
Inicialmente, avalia-se o grau de compreensão dos alunos pela resolução das questões propostas na primeira aula. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 8/9 - 88.89%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11.11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

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