Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Blog da turma: a imagem enquanto linguagem não-verbal portadora de sentidos

 

17/06/2010

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender a imagem/desenho/fotografia como um texto não verbal portador de significados;
  • compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar a partir do sujeito que as interpreta;
  • produzir textos orais/escritos a partir das imagens de outros colegas;
  • postar uma(s) imagem/fotografia/desenho no blog da turma.
Duração das atividades
5h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, a presente aula é concatenada com as aulas:

Vamos criar um blog da turma?     

 Blog da turma: comentários enquanto texto de opinião 

Assim, é importante que você acesse as referidas aulas para melhor desenvolver as atividades aqui propostas.

Você deverá, ainda, desenvolver uma revisão acerca das características e peculiaridades das linguagens verbal e não verbal.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

A linguagem verbal e não verbal

A vídeo-aula abaixo pode auxiliar na revisão do conteúdo em questão.

http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/linguagem-verbal-e-linguagem-naoverbal     

O estudo das linguagens só deve ser tomado como revisão, evidentemente, se já tiver sido trabalhado anteriormente na turma.

Você pode ilustrar como exemplos de linguagem não verbal:

  • linguagem corporal;
  • símbolos de trânsito (placas, sinais, faixas);
  • cores (esperança, alegria, amor, paz etc);
  • cinema mudo (filmes de Charles Chaplin);
  • alfabeto Libras.

Por exemplo:

http://www.euzebianoleto.net/blog/index.php/2009/11/libras-na-internet 

 

 

Posteriormente, construa atividades que tomem a linguagem não verbal como foco.

Essa atividade pode ser desenvolvida em sala de aula, desde que seja utilizado o equipamento de projeção visual (data-show).

As duas imagens devem ser projetadas para que eles construam interpretações das mesmas.

 

Observe duas fotografias que representam de forma não verbal a temática da exclusão social:

1-

http://carluchas.blogspot.com/2009/05/mesmo-sendo-um-tema-atual-e-amplamente.html  

 

 

2-

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.olhares.com/data/big/8/82640.jpg&imgrefurl=http://maralanez.spaces.live.com/blog/cns!9DE875D599E3323F!6566.entry&usg=__MHBwJaq6pGVe6gEzD6bASTd7gsk=&h=390&w=500&sz=19&hl=pt-BR&start=51&um=1&itbs=1&tbnid=l1nIK9CyQrXMdM:&tbnh=101&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dmaralanez%26start%3D36%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1 

 

Após a projeção de ambas as imagens, proponha uma discussão e postule possibilidades de interpretação:

  • Que situações hipotéticas as imagens retratam?
  • Que relação podemos construir com situações de nosso cotidiano?
  • Por que a bonequinho da figura 1 está fora da roda?
  • Por que o peão da imagem 2 é da cor preta?

Desenvolva essa discussão, mediando a argumentação dos alunos.

Proponha a produção de um texto escrito (em grupo de 4 ou 5) acerca das interpretações construídas a partir das duas imagens.

Desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos. Esse momento da atividade pode ocasionar algum debate sobre exclusão social. Aproveite essa discussão para que os alunos argumentem.

 

ATIVIDADE 02

Selecionando uma imagem para trabalhar

A presente aula deverá ser desenvolvida individualmente, em um laboratório de informática.

Serão necessários os seguintes materiais:

  • data show;
  • revistas;
  • folhas de papel sulfite;
  • tesouras;
  • cola.

Cada aluno deverá:

  • fazer um desenho que registre acontecimentos, sem a utilização de linguagem verbal;
  • a partir de recortes de revistas, construir um encadeamento de imagens diversas;
  • pesquisar em sites de fotografia, alguma imagem de uma situação do cotidiano (pessoas brincando, brigando, comemorando, debatendo etc).

Observação: Instrua os alunos a construírem uma significação para o seu desenho/fotografia/recorte sem revelarem aos colegas esse sentido imaginado.

 

ATIVIDADE 03

Inserir a imagem no blog da turma

Você já construiu, juntamente com os alunos, o blog da turma. Todos já dominam as ferramentas do blog.

  • Agora, cada aluno deverá postar a sua imagem no blog da turma. Essa atividade deve ser desenvolvida, preferencialmente, no laboratório de informática.

Observação: No caso de desenhos e recortes, a imagem terá que passar por um processo de escaneamento (isso poderá ser realizado por um técnico de informática ou por qualquer pessoa que possua uma scanner de impressora).

Por isso, é complicado que as atividades 02 e 03 ocorram durante a mesma aula. Para que os alunos possam organizar a transformação digital das imagens, dê um prazo de alguns dias entre as atividades 02 e 03. Após a organização das imagens produzidas:

  • todos os alunos deverão acessar o blog da turma, após a postagem de todas as imagens escolhidas/criadas;
  • cada aluno deverá selecionar duas imagens, das postadas pelos colegas. (Caso não seja possível que eles copiem as imagens escolhidas para o computador, peça-os para anotar o nome das mesmas).

 

ATIVIDADE 04

Embate de sentidos: interpretando a imagem do colega

A partir das imagens selecionadas pelos alunos, cada um exporá, oralmente, as duas imagens selecionadas.

Observação: A presente atividade pode ser mais dinâmica se as imagens forem projetadas (data-show).

Cada aluno deverá expor a significação construída a partir das imagens dos colegas.

Após a explanação de cada imagem, quem postou a mesma ("o autor") deverá se posicionar, afirmando, questionando ou complementando a significação construída pelo colega.

 

Recursos Complementares

1- O presente texto mostra a construção de significação a partir de imagem, embasando-se numa perpectiva da Linguística, via Análise do Discurso.

Texto "Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal", de Tania C. Clemente de Souza.

"Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal"     

2 - Cenas do filme "The Kid", de Charles Chaplin, com comentários relativos ao estudo da linguagem não verbal.

 Linguagem não verbal em The Kid - Charlin Chaplin    

 

Avaliação

AVALIAÇÃO

O aluno deverá ser avaliado a partir dos seguintes princípios:

  • compreensão das peculiares de uma manifestação de linguagem não verbal;
  • compreensão da imagem enquanto uma manifestação de linguagem que denota sentidos;
  • compreensão das diversas possibilidades de sentidos possíveis, a partir de uma mesma imagem;
  • compreensão das ferramentas do blog da turma, no que tange ao trato com uma imagem;
  • construção de significação a partir das imagens/fotografias escolhidas pelo aluno (avaliar a escolha da imagem);
  • construção de significação a partir de imagens/fotografias selecionadas pelos colegas da turma (avaliar as interpretações construídas a partir da imagem do outro);
  • seleção coerente (de acordo com a temática trabalhada) das imagens e fotografias postadas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Adriana Amaral dos Santos, Escola Estadual Margarida Pardelhas , Rio Grande do Sul - dijo:
    drika295@gmail.com

    06/10/2010

    Cinco estrelas

    Eu fiquei impressionada com as facilidades que a informática nos possibilita. Gostei muito do tema (exclusão social), afinal nossos adolescentes, às vezes, são muito cruéis com alguns colegas, porém, se o de bate for bem direcionado, eles conseguem rever seus conceitos. Parabéns pela proposta!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.