17/06/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Professor, a presente aula é concatenada com as aulas:
Blog da turma: comentários enquanto texto de opinião
Assim, é importante que você acesse as referidas aulas para melhor desenvolver as atividades aqui propostas.
Você deverá, ainda, desenvolver uma revisão acerca das características e peculiaridades das linguagens verbal e não verbal.
ATIVIDADE 01
A linguagem verbal e não verbal
A vídeo-aula abaixo pode auxiliar na revisão do conteúdo em questão.
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/linguagem-verbal-e-linguagem-naoverbal
O estudo das linguagens só deve ser tomado como revisão, evidentemente, se já tiver sido trabalhado anteriormente na turma.
Você pode ilustrar como exemplos de linguagem não verbal:
Por exemplo:
http://www.euzebianoleto.net/blog/index.php/2009/11/libras-na-internet
Posteriormente, construa atividades que tomem a linguagem não verbal como foco.
Essa atividade pode ser desenvolvida em sala de aula, desde que seja utilizado o equipamento de projeção visual (data-show).
As duas imagens devem ser projetadas para que eles construam interpretações das mesmas.
Observe duas fotografias que representam de forma não verbal a temática da exclusão social:
1-
http://carluchas.blogspot.com/2009/05/mesmo-sendo-um-tema-atual-e-amplamente.html
2-
Após a projeção de ambas as imagens, proponha uma discussão e postule possibilidades de interpretação:
Desenvolva essa discussão, mediando a argumentação dos alunos.
Proponha a produção de um texto escrito (em grupo de 4 ou 5) acerca das interpretações construídas a partir das duas imagens.
Desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos. Esse momento da atividade pode ocasionar algum debate sobre exclusão social. Aproveite essa discussão para que os alunos argumentem.
ATIVIDADE 02
Selecionando uma imagem para trabalhar
A presente aula deverá ser desenvolvida individualmente, em um laboratório de informática.
Serão necessários os seguintes materiais:
Cada aluno deverá:
Observação: Instrua os alunos a construírem uma significação para o seu desenho/fotografia/recorte sem revelarem aos colegas esse sentido imaginado.
ATIVIDADE 03
Inserir a imagem no blog da turma
Você já construiu, juntamente com os alunos, o blog da turma. Todos já dominam as ferramentas do blog.
Observação: No caso de desenhos e recortes, a imagem terá que passar por um processo de escaneamento (isso poderá ser realizado por um técnico de informática ou por qualquer pessoa que possua uma scanner de impressora).
Por isso, é complicado que as atividades 02 e 03 ocorram durante a mesma aula. Para que os alunos possam organizar a transformação digital das imagens, dê um prazo de alguns dias entre as atividades 02 e 03. Após a organização das imagens produzidas:
ATIVIDADE 04
Embate de sentidos: interpretando a imagem do colega
A partir das imagens selecionadas pelos alunos, cada um exporá, oralmente, as duas imagens selecionadas.
Observação: A presente atividade pode ser mais dinâmica se as imagens forem projetadas (data-show).
Cada aluno deverá expor a significação construída a partir das imagens dos colegas.
Após a explanação de cada imagem, quem postou a mesma ("o autor") deverá se posicionar, afirmando, questionando ou complementando a significação construída pelo colega.
1- O presente texto mostra a construção de significação a partir de imagem, embasando-se numa perpectiva da Linguística, via Análise do Discurso.
Texto "Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal", de Tania C. Clemente de Souza.
"Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal"
2 - Cenas do filme "The Kid", de Charles Chaplin, com comentários relativos ao estudo da linguagem não verbal.
Linguagem não verbal em The Kid - Charlin Chaplin
AVALIAÇÃO
O aluno deverá ser avaliado a partir dos seguintes princípios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2010
Cinco estrelasEu fiquei impressionada com as facilidades que a informática nos possibilita. Gostei muito do tema (exclusão social), afinal nossos adolescentes, às vezes, são muito cruéis com alguns colegas, porém, se o de bate for bem direcionado, eles conseguem rever seus conceitos. Parabéns pela proposta!!!