Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A preposição na construção do texto

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conceituar preposição e  reconhecer o seu valor semântico;
  • reconhecer o valor semântico-estilístico da preposição e de complementos verbais na construção do texto;
  • observar e empregar aspectos discursivos relacionados ao valor semântico das preposições em situações concretas de interação verbal.  
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer transitividade verbal e nominal;
  • conhecer alguns mecanismos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão e  da coerência textual.  
Estratégias e recursos da aula

utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;

utilização de anúncios veiculados na internet;

pesquisa em gramáticas;

Aula 1 (50 minutos)

O estudo da preposição é a temática a ser trabalhada nessa aula. Esse estudo pode ser realizado em vários momentos, principalmente, ao se estudar complemento verbal, complemento nominal, regência verbal e nominal.

As relações que são estabelecidas entre as partes do discurso por meio das preposições – noções de tempo, causa, assunto, finalidade, etc - são imprescindíveis para a construção do sentido em todos os gêneros, abrangendo os domínios do narrar, argumentar e descrever. Enfim, a preposição é um importante recurso para  se estabelecer a conexão entre palavras e orações.

 Atividade

Para apresentar aos alunos o item gramatical a ser trabalhado, o professor deverá reproduzir para eles o fragmento da crônica “A solidão  amiga” de  Rubem Alves, retirando dele algumas preposições  - palavras em negrito no texto.

A seguir, propor aos alunos que, em dupla, encontrem as palavras mais adequadas para completar as lacunas de forma a dar um sentido coerente ao texto.

Observação:

Professor, deixe que os alunos experimentem várias palavras. Discuta com eles se  as palavras escolhidas  fazem sentido no texto. Depois da discussão, leia o texto original para que eles o comparem com suas respostas.

Texto:

 A solidão amiga

A noite chegou, o trabalho acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão... O que mais você deseja é não estar em solidão... Mas deixa que eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias que surgem na solidão. Lembro-me de um jovem que amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados, ele se preparava para uma noite de solidão feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas felizes, em meio ao falatório, os risos, a cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a turma para encontrar a alegria da festa. Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa ele percebia que festas reais não são iguais às festas imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.

Crônica completa, disponível em:

 http://www.rubemalves.com.br/asolidaoamiga.htm 

2. Na expressão “encontrar-se com a turma”, se turma fosse substituída por amigos, a palavra com  sofreria alguma alteração? Por quê?

3. Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?

4. As palavras usadas para preencher as lacunas do texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição.

Liste as preposições  empregadas no texto.

4. Associe as preposições em destaque com as ideias por elas expressas.

(   ) “...voltar para casa.”                       (   ) finalidade

(   ) “Ninguém para abrir a porta,...”       (   ) lugar

(   ) “...amigos em festas felizes...”         (   ) origem, procedência

(   ) “Vem das fantasias...”                     (   ) companhia

(   ) “...encontrar-se com a turma...”

5. Observe neste anúncio o papel da preposição.

Disponível em:

 http://byzezinho.files.wordpress.com/2009/06/03.jpg   

Complete:

a. A palavra sem cumpre o papel de ligar o verbo queria ao verbo_______________, especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo sair à palavra _______ expressando a ideia de ___________.  

 Aula 2 (50 minutos)

 Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre preposição, contração, combinação e locução prepositiva.

Sugestão de sites;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preposi%C3%A7%C3%A3o

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/preposicao.php

 http://www.brasilescola.com/gramatica/preposicao.htm    

Observação:

Professor, essa atividade de pesquisa pode ser realizada também em gramáticas em sala de aula ou na biblioteca.

Aula 3 (50 minutos) 

Em sala de aula, o professor deverá retomar com os alunos o fragmento da crônica “A solidão  amiga” de  Rubem Alves e propor a eles as questões seguintes.

1.a. Quando as preposições a, de, em e per (forma antiga de por) se unem a artigos ou pronomes, havendo perda de fonemas, ocorre o fenômeno da Contração.

b. Ocorre combinação quando a preposição a se liga ao artigo o(s) ou ao advérbio onde. Nessa união não há perda de fonema.

Justifique as afirmações acima com exemplos retirados do texto.

2. As preposições ao ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que são definidos pelo contexto.

Observe os exemplos abaixo retirados do texto:

 “...é hora de voltar para casa”  “ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”

No primeiro caso, a preposição para relaciona as palavras voltar e casa indicando uma ideia de lugar. Já no segundo caso, a preposição para relaciona as palavras preparava e uma noite, explicitando a ideia de finalidade.

Identifique os valores assumidos pelas preposições nas frases abaixo.

a. Vou à escola todos os dias.

b. A biblioteca fica a duas quadras da minha casa.

c. Gostaria de ir com você ao cinema

d. A árvore foi cortada com um machado antigo.

e. O avião veio de Fortaleza.

f. A criança estava tremendo de medo.

g. O professor estará  aqui em dez minutos.

h. As lojas foram decoradas para o Natal.

i. Os professores viajaram para São Paulo

4.  Observe o anúncio abaixo.

Disponível em:

http://www.spirais.com/images/anuncios/usj_energia.jpg 

a. Qual o valor da preposição com nesse anúncio? Crie uma situação que essa preposição assuma um outro valor semântico.

b. Retire do anúncio uma locução prepositiva.

4. Explique a afirmação:

Um texto coeso é aquele em que as palavras, expressões e ideias estão corretamente ligadas entre si.

Aula 4 (50 minutos) 

Atividade

Produção de texto 

O professor deverá  levar os alunos ao laboratório de informática /sala de vídeo para assistirem ao vídeo da música “Diariamente” de Marisa Monte.

Diariamente 

Marisa Monte

Composição: Nando Reis

Para calar a boca: rícino

Para lavar a roupa: omo

Para viagem longa: jato

Para difíceis contas: calculadora

Para o pneu na lona: jacaré

Para a pantalona: nesga

Para pular a onda: litoral

Para lápis ter ponta: apontador

Para o Pará e o Amazonas: látex

Para parar na Pamplona: Assis

Para trazer à tona: homem-rã

Para a melhor azeitona: Ibéria

Para o presente da noiva: marzipã

Para Adidas: o Conga nacional

Para o outono, a folha: exclusão

Para embaixo da sombra: guarda-sol

Para todas as coisas: dicionário

Para que fiquem prontas: paciência

Para dormir a fronha: madrigal

Para brincar na gangorra: dois

Para fazer uma touca: bobs

Para beber uma coca: drops

Para ferver uma sopa: graus

Para a luz lá na roça: duzentos e vinte volts

Para vigias em ronda: café

Para limpar a lousa: apagador

Para o beijo da moça: paladar

Para uma voz muito rouca: hortelã

Para a cor roxa: ataúde

Para a galocha: Verlon

Para ser "mother": melancia

Para abrir a rosa: temporada

Para aumentar a vitrola: sábado

Para a cama de mola: hóspede

Para trancar bem a porta: cadeado

Para que serve a calota: Volkswagen

Para quem não acorda: balde

Para a letra torta: pauta

Para parecer mais nova: Avon

Para os dias de prova: amnésia

Para estourar pipoca: barulho

Para quem se afoga: isopor

Para levar na escola: condução

Para os dias de folga: namorado

Para o automóvel que capota: guincho

Para fechar uma aposta: paraninfo

Para quem se comporta: brinde

Para a mulher que aborta: repouso

Para saber a resposta: vide-o-verso

Para escolher a compota: Jundiaí

Para a menina que engorda: hipofagin

Para a comida das orcas: krill

Para o telefone que toca

Para a água lá na poça

Para a mesa que vai ser posta

Para você, o que você gosta: Diariamente.

Disponível em:

http://letras.terra.com.br/marisa-monte/47279/   

Observe que, nessa canção, o compositor emprega  a preposição para que se repete em todos os versos, transmitindo a ideia de finalidade. A repetição se relaciona com o título – Diariamente - dando a ideia de que, todos os dias, tudo é igual. 

Com base na estratégia discursiva utilizada por Nando Reis, produza um poema. Você pode escolher iniciar os versos com a locução prepositiva antes de, ou com a preposição contra. Procure associar o título de seu poema à temática desenvolvida.

Defina como interlocutores de sua produção seus colegas de turma e o(a) professor(a). Seu texto será lido em sala de aula.

Recursos Complementares

 Professor,  dependendo do ano/série e, até mesmo do nível da turma, pode ser aproveitável  trabalhar com os seguintes vídeos sobre preposição:

http://www.youtube.com/watch?v=SYyXPcXooTc 

http://www.youtube.com/watch?v=mAJ2sb1Vmyk&feature=related 

Avaliação

As preposições são importantes elementos de conexão entre as palavras de um enunciado, seja ligando nomes a seus complementos, seja articulando verbos a seus respectivos objetos. A preposição nos fornece pistas para identificar o tipo de relação que se estabelece entre as palavras bem como o grau de formalidade  de um enunciado. O aluno estará preparado para ser avaliado quanto ao emprego da preposição em textos, após resolução  de exercícios variados que o possibilite perceber, principalmente, que o uso  desse recurso linguístico, quando se trata de linguagem formal, é bastante  preciso.

A avaliação  do desempenho dos alunos em relação ao emprego da preposição  deverá ser de forma coletiva, em todos os momentos em que eles estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio do texto produzido por eles a partir da canção "Diariamente" de Nando Reis.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 15/16 - 93.75%
  • Quatro estrelas 1/16 - 6.25%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliana, SME-RJ/ CEFET-RJ , Rio de Janeiro - disse:
    julianaberlim@ig.com.br

    17/11/2013

    Cinco estrelas

    Simples, mas bem elucidativa.


  • Maurício, UNEB , Bahia - disse:
    maurocha@bol.com.br

    03/10/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!!!


  • Mírian, EDUCANDÁRIO SENHORA SANTANA , Bahia - disse:
    prof_mirian28@yahoo.com.br

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    O conteúdo é de extrema importância na produção textual.


  • Luciane Camboim silva, E.M.E.F. POI XII , Rio Grande do Sul - disse:
    luciane.camboim@yahoo.com.br

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, vou aproveitar as ideias e adaptá-las para outros temas também. Temos, na escola, sala de informática e estava querendo usá-la mais com os alunos. Adorei


  • márcia, Colégio Teresiano , Rio de Janeiro - disse:
    marciaassis22@gmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei a sequência didática muito boa. Vou utilizar, fazendo algumas adaptações, como, por exemplo, começar pela exibição do vídeo da Marisa Monte e da letra da canção para inicialmente trabalhar o papel semântico que as preposições têm. Parabéns pela elaboração!


  • Gabrieli de Araujo, Instituto de Federaçao do Cerrado Grande do Sul , Rio Grande do Sul - disse:
    Gabii_deAraujo@hotmail.com

    18/11/2011

    Quatro estrelas

    Me ajudou bastante ;) tenho certeza que o meu 10 tá garantido !! vlw


  • Krycia, Colégio Militar de Palmas , Tocantins - disse:
    krycia1000@hotmail.com

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a proposta. Amei a interatividade. Era o q eu precisava. Parabéns.


  • Eliana, Rede Sagrado Sul , Paraná - disse:
    emartens@terra.com.br

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, achei que as atividades estão excelentes. Até adaptei algumas atividades para uma avaliação.


  • maria lucia, cebg , Bahia - disse:
    mlmletras@gmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    amei ta bem complexo


  • lindalva, E.E. Lacerda , São Paulo - disse:
    lindalva.ec@hotmail.com

    13/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!


  • RENATO PEREIRA AURÉLIO, EEEFM PROFESSOR ELPÍDIO CAMPOS DE OLIVEIRA , Espírito Santo - disse:
    renatoaureliomg@yahoo.com.br

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS PROFESSORA, A atividade é excelente e utilizarei com meus alunos. Criamos um site para postar os resultados de um projeto que estou organizando, se puder entar e dar uma olhada: http://projetovivalinguagem.webnode.com.br/ Abraços e sucesso!!!!


  • wania, Escola Mário Rangel , São Paulo - disse:
    waniaguedes2006@yahoo.com.br

    25/07/2011

    Cinco estrelas

    excelentes sugestões de trabalho! Obrigada por compartilhar!


  • Cibele, Langendonck , Rio Grande do Sul - disse:
    aaa@aaa.com

    05/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótima atividade! Agora resta para cada professor adaptar a atividade para a seriação a qual dá aula. Parabéns pela criatividade!


  • wylliana, wylliana , Pernambuco - disse:
    wyllianaedemais@hotmail.com

    21/02/2011

    Cinco estrelas

    otima assim tiro nota 10 em preposiçao brigada adoreiiiiiiii bjs te devo uma


  • Sirlei, E.E. Bueno Brandão , Minas Gerais - disse:
    sirleirosa@hotmail.com

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Lazuíta. Como é um Portal do Professor, achei suas aulas. Como professora, procurando exercícios e idéias para aulas diferentes, tive o prazer de encontrar suas aulas. Gostei. Você e Eliana são pessoas que "fazem"!. Aproveitarei suas ideias. Obrigada. Abraços, Sirlei (professora em Uberlândia)


  • Reicky, Itinga , Bahia - disse:
    reicky_flm@hotmail.com

    26/07/2010

    Cinco estrelas

    Me ajudou bastante :)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.