Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Matemúsicas - Duração

 

06/05/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esse conjunto de aulas compõe-se de uma série de atividades que tem por objetivo geral trabalhar a percepção rítmica, a leitura e a escrita em música por meio do uso de séries numéricas onde o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva e sua capacidade de codificar o material escrito em sequências numéricas que determinam variações de um determinado parâmetro.

Nessa aula, o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva, codificar pequenos trechos melódicos em sequências numéricas, como também, de forma análoga, produzir som a partir de uma sequência numérica que determina variações de duração.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noção de pulso (pulsação) e de tempo em música.  

Para tanto, recomendamos a aula:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 

 

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula você vai precisar de uma fonte sonora capaz de fazer variações expressivas de duração. Instrumentos de sopro ou a própria voz são os mais indicados. Em nosso exemplo, usaremos a voz por ser o material sonoro mais disponível, mas você pode facilmente adaptar a aula para um instrumento conforme a necessidade específica da sua aula. Comece a aula marcando um pulso em andamento médio (use uma pandeirola, um agogô ou apenas uma caneta sobre a mesa). Peça aos alunos que falem seus nomes livremente sobre o ritmo proposto. Nesse momento o ambiente sonoro ficará confuso, mas mantenha a proposta até perceber que cada um encontrou a sua forma de falar seu nome. De modo geral, os alunos – a menos que estejam familiarizados com processos de subdivisão ou aumentação – irão associar seus nomes ao ritmo ligando cada sílaba a cada tempo:

Figura 1

Nesse momento, peça para os alunos mostrarem como foi que fizeram, individualmente, de modo que todos possam se ouvir. Você pode pedir que falem seus nomes em sequência, um após o outro, seguindo a ordem que achar melhor (por fileiras ou se estiverem em roda, etc.). Observe e corrija se os alunos estão falando as sílabas em staccato, interessa, sobretudo nesse momento, que as sílabas ‘ocupem’ todo o tempo (semínimas). Quando os alunos compreenderem bem a proposta, passe à etapa seguinte.

No terceiro momento, escreva no quadro uma tabela em branco com duas colunas, mas só preencha, linha após linha, depois da prática:

Tabela 1

Depois do primeiro exercício, peça que eles observem que cada sílaba do seu nome dura uma batida (evite variações de andamento, e nunca faça subdivisões). Costuma ser interessante pedir que todos falem o nome de um determinado aluno para sincronizar as silabações. Só então, preencha a primeira linha da tabela:

Tabela 2

1

1 batida

Em seguida, peça que falem cada sílaba durando duas batidas. A partir daí, é melhor convencionar sempre o mesmo nome a ser falado para que todos façam juntos e você possa perceber qual (quais) aluno (s) ainda tem dúvida. Depois que estiver claro, e todos em sincronia, preencha a segunda linha da tabela:

Tabela 3

1

1 batida

2

2 batidas

Proceda da mesma forma para três e quatro tempos (pulsações) até que a tabela fique toda preenchida:

Tabela 4

1

1 batida

2

2 batidas

3

3 batidas

4

4 batidas

Proponha agora uma tabela numérica, da seguinte forma:

Tabela 5

1

1

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

4

4

Peça que os alunos falem um determinado nome (que você deverá escolher na hora junto com eles) seguindo a tabela. Explique que cada sílaba está associada a um número, e que esse número indica a duração. Se for necessário, reescreva a tabela com mais informação para que eles entendam a proposta. Por exemplo:

Tabela 6

1/A

1/le

1/xan

1/dre

2/Ma

2/ri

2/a

2/na

3/Ra

3/fa

3/e

3/la

4/Jo

4/sé

4/Car

4/los

Que deve ser executado da seguinte forma (considerando a semínima como unidade de tempo):

No entanto, assim que eles demonstrarem ter entendido a proposta volte a tabela original sem texto (Tabela 5). Nesse momento, faça pequenas variações nas séries para exercitar o processo de leitura e decodificação. Use os seguintes exemplos:

Tabela 7

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

4

4

4

4

Tabela 8

1

2

3

4

1

2

3

4

4

3

2

1

4

3

2

1

Tabela 9

1

3

2

4

2

3

1

2

4

1

3

2

4

3

2

1

Agora coloque o modelo em branco no quadro:

Tabela 10

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie sua própria tabela em uma folha solta, conforme o modelo. Eles devem escolher um nome e escrevê-lo na folha, como se fosse um título. Em seguida, os grupos trocam as folhas, e cada grupo tentará executar a folha criada pelo outro grupo.

Recursos Complementares

Para a coleção 'Matemúsicas', selecionamos três vídeos que relacionam a música à matemática e aos números. Estes vídeos podem ser utilizados antes ou depois das aulas desta coleção, tanto na íntegra ou parcialmente como material complementar e enriquecedor do processo.

  1. A matemática da música http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18319 
  2. Música das esferas [Arte e matemática] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18374 
  3. Matemática na música [Matemática em toda parte] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25342 
Avaliação

Durante toda a aula, você deve avaliar se as propostas e as atividades foram compreendidas, daí a importância do uníssono em momentos de transição. Ao final da aula, você deverá observar o seguinte:

1) Se os grupos criaram uma tabela coerente com a proposta (com números de 1 a 4, um número em cada espaço)

2) Se o grupo que criou a tabela soube realizá-la sonoramente; isso é fundamental para dinamizar o processo de questionamento e escuta crítica. Certifique-se disso antes de realizar as trocas das partes.

3) Se o grupo que executou, foi capaz de interpretar a série e distribuir as sílabas adequadamente na tabela; relembre os alunos de que, se necessário, eles podem anotar as sílabas na tabela.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.