06/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Esse conjunto de aulas compõe-se de uma série de atividades que tem por objetivo geral trabalhar a percepção rítmica, a leitura e a escrita em música por meio do uso de séries numéricas onde o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva e sua capacidade de codificar o material escrito em sequências numéricas que determinam variações de um determinado parâmetro.
Nessa aula, o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva, codificar pequenos trechos melódicos em sequências numéricas, como também, de forma análoga, produzir som a partir de uma sequência numérica que determina variações de duração.
O aluno deve ter noção de pulso (pulsação) e de tempo em música.
Para tanto, recomendamos a aula:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
Nessa aula você vai precisar de uma fonte sonora capaz de fazer variações expressivas de duração. Instrumentos de sopro ou a própria voz são os mais indicados. Em nosso exemplo, usaremos a voz por ser o material sonoro mais disponível, mas você pode facilmente adaptar a aula para um instrumento conforme a necessidade específica da sua aula. Comece a aula marcando um pulso em andamento médio (use uma pandeirola, um agogô ou apenas uma caneta sobre a mesa). Peça aos alunos que falem seus nomes livremente sobre o ritmo proposto. Nesse momento o ambiente sonoro ficará confuso, mas mantenha a proposta até perceber que cada um encontrou a sua forma de falar seu nome. De modo geral, os alunos – a menos que estejam familiarizados com processos de subdivisão ou aumentação – irão associar seus nomes ao ritmo ligando cada sílaba a cada tempo:
Figura 1
Nesse momento, peça para os alunos mostrarem como foi que fizeram, individualmente, de modo que todos possam se ouvir. Você pode pedir que falem seus nomes em sequência, um após o outro, seguindo a ordem que achar melhor (por fileiras ou se estiverem em roda, etc.). Observe e corrija se os alunos estão falando as sílabas em staccato, interessa, sobretudo nesse momento, que as sílabas ‘ocupem’ todo o tempo (semínimas). Quando os alunos compreenderem bem a proposta, passe à etapa seguinte.
No terceiro momento, escreva no quadro uma tabela em branco com duas colunas, mas só preencha, linha após linha, depois da prática:
Tabela 1
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Depois do primeiro exercício, peça que eles observem que cada sílaba do seu nome dura uma batida (evite variações de andamento, e nunca faça subdivisões). Costuma ser interessante pedir que todos falem o nome de um determinado aluno para sincronizar as silabações. Só então, preencha a primeira linha da tabela:
Tabela 2
1 |
1 batida |
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Em seguida, peça que falem cada sílaba durando duas batidas. A partir daí, é melhor convencionar sempre o mesmo nome a ser falado para que todos façam juntos e você possa perceber qual (quais) aluno (s) ainda tem dúvida. Depois que estiver claro, e todos em sincronia, preencha a segunda linha da tabela:
Tabela 3
1 |
1 batida |
2 |
2 batidas |
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Proceda da mesma forma para três e quatro tempos (pulsações) até que a tabela fique toda preenchida:
Tabela 4
1 |
1 batida |
2 |
2 batidas |
3 |
3 batidas |
4 |
4 batidas |
Proponha agora uma tabela numérica, da seguinte forma:
Tabela 5
1 |
1 |
1 |
1 |
2 |
2 |
2 |
2 |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Peça que os alunos falem um determinado nome (que você deverá escolher na hora junto com eles) seguindo a tabela. Explique que cada sílaba está associada a um número, e que esse número indica a duração. Se for necessário, reescreva a tabela com mais informação para que eles entendam a proposta. Por exemplo:
Tabela 6
1/A |
1/le |
1/xan |
1/dre |
2/Ma |
2/ri |
2/a |
2/na |
3/Ra |
3/fa |
3/e |
3/la |
4/Jo |
4/sé |
4/Car |
4/los |
Que deve ser executado da seguinte forma (considerando a semínima como unidade de tempo):
No entanto, assim que eles demonstrarem ter entendido a proposta volte a tabela original sem texto (Tabela 5). Nesse momento, faça pequenas variações nas séries para exercitar o processo de leitura e decodificação. Use os seguintes exemplos:
Tabela 7
1 |
1 |
2 |
2 |
2 |
2 |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Tabela 8
1 |
2 |
3 |
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1 |
2 |
3 |
4 |
4 |
3 |
2 |
1 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Tabela 9
1 |
3 |
2 |
4 |
2 |
3 |
1 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Agora coloque o modelo em branco no quadro:
Tabela 10
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Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie sua própria tabela em uma folha solta, conforme o modelo. Eles devem escolher um nome e escrevê-lo na folha, como se fosse um título. Em seguida, os grupos trocam as folhas, e cada grupo tentará executar a folha criada pelo outro grupo.
Para a coleção 'Matemúsicas', selecionamos três vídeos que relacionam a música à matemática e aos números. Estes vídeos podem ser utilizados antes ou depois das aulas desta coleção, tanto na íntegra ou parcialmente como material complementar e enriquecedor do processo.
Durante toda a aula, você deve avaliar se as propostas e as atividades foram compreendidas, daí a importância do uníssono em momentos de transição. Ao final da aula, você deverá observar o seguinte:
1) Se os grupos criaram uma tabela coerente com a proposta (com números de 1 a 4, um número em cada espaço)
2) Se o grupo que criou a tabela soube realizá-la sonoramente; isso é fundamental para dinamizar o processo de questionamento e escuta crítica. Certifique-se disso antes de realizar as trocas das partes.
3) Se o grupo que executou, foi capaz de interpretar a série e distribuir as sílabas adequadamente na tabela; relembre os alunos de que, se necessário, eles podem anotar as sílabas na tabela.
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