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Uma proposta de produção de texto: explorando o gênero cardápio

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa sequência de aulas, o aluno deverá se tornar capaz de:

  •  Refletir sobre a forma textual, reconhecendo características do gênero ‘cardápio’.
  •  Produzir textos a partir do gênero em estudo.
  •  Pensar criticamente sobre textos informativos e técnicos, relacionados à alimentação escolar.
  •  Pesquisar e coletar dados, a partir da busca de informações sobre o cardápio escolar de sua escola.
  •  Desenvolver um texto jornalístico.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para obter bons resultados, os alunos já deverão ter internalizado o significado da palavra ‘Cardápio’. A primeira estratégia da aula um será a de levar os alunos a pesquisar uma definição sobre o termo. Fica como sugestão a definição que se encontra no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Card%C3%A1pio  - Origem e usos do termo cardápio – acesso em 7/4/2010.

Também é preciso que eles tenham conhecimento a respeito do gênero de texto jornalístico, já que deverão produzir também um texto como esse. Para isso, indica-se o link da aula do Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6640 – Virou notícia na escola: a criação de um texto jornalístico - acesso em 01/04/2010 – onde serão encontradas informações para a orientação dos alunos. 

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Professor, é importante que os alunos tenham conhecimento do significado da palavra 'cardápio'. Para isso, sugere-se que eles pesquisem em um dicionário,  logo na primeira aula, os significados dessa palavra. Escreva as definições encontradas por eles no quadro e ajude-os a compreender os diferentes tipos de cardápio que podem encontrar. Depois de copiar no quadro todos os conceitos sugeridos pelos alunos, dê a eles um tempo para que elaborem no caderno uma definição, o mais completa possível, sobre o termo cardápio. Estimule a discussão em grupos de quatro alunos ou em duplas. Se for necessário, ajude-os, problematizando com eles os diversos significados e os modos de relacioná-los entre si e formular um conceito que satisfaça os objetivos que perseguem.

É importante que eles indiquem os sinônimos da palavra, como menu, lista ou carta e expliquem que esse formato de texto consiste na relação de pratos que compõem uma refeição. Eles precisam ainda entender o cardápio como um veículo de informação ou publicidade, de acordo com o ambiente em que estiver inserido, já que é por meio dele que o cliente de um restaurante, por exemplo, decidirá se fará sua refeição ou não e o que escolherá entre os diferentes pratos apresentados, quais as combinações que poderá fazer e o valor de cada um dos itens listados nele.

 

Agora, o segundo passo da aula é mostrar, através de data-show ou outro recurso, diferentes modelos de cardápio. Apresenta-se abaixo, quatro modelos que poderão ser utilizados em sala de aula. Na medida em que você mostrar as imagens aos alunos, professor, deverá fazer-lhes os seguintes questionamentos:

1 – Qual a diferença entre um cardápio que se destina a apenas informar e outro que tem função publicitária? 

Os alunos poderão observar que um cardápio escolar, por exemplo, é disponibilizado apenas para levar a informação das refeições servidas na escola, enquanto o cardápio de uma lanchonete serve para informar e incentivar o consumo.

2 – A estética de um cardápio informativo e um publicitário pode ser diferente?

Os alunos, a partir da observação dos modelos, poderão inferir que a apresentação estética de um cardápio publicitário será mais cuidadosamente elaborada, geralmente apresentando imagens de guloseimas tentadoras, em expressões como ‘em oferta’, ‘lançamento’ 'promoção’ e nunca fornecem os dados calóricos da refeição ao consumidor, para não correr o risco de fazê-lo mudar de idéia. Já um cardápio meramente informativo, como o de um hospital, pode trazer informações nutricionais dos alimentos, e geralmente é mais objetivo e conciso, sem ilustrações e muitas cores.

3 – Podemos notar diferentes níveis de formalidade entre um cardápio e outro?

É importante que os alunos observem que o público a que se destina o cardápio influirá em sua formalidade. Como exemplo, o cardápio de um restaurante requintado terá uma linguagem e uma elaboração mais formal do que o de uma lanchonete. Essas estratégias de leituras empregadas no gênero cardápio, demonstram que mesmo no mais inusitado tipo de texto esconde-se uma intencionalidade. Isso desperta um olhar e uma leitura mais crítica por parte do aluno.  

Eis os exemplos de cardápio.

MODELO DE CARDÁPIO 1 - http://farm4.static.flickr.com/3181/2503000843_dd5dd9c5b2.jpg - acesso em 01/04/2010.  

 MODELO DE CARDÁPIO 2 - http://www.agenciadosite.com.br/criacao-de-cardapios.htm   - acesso em 01/04/2010.

 MODELO DE CARDÁPIO 3 - http://www.ceaquarela.com.br/nutricao/images/cardapio.gif   - acessado em 01/04/2010.

 MODELO DE CARDÁPIO 4 - http://www.sistal.com.br/servicos_c.htm#   - acesso em 01/04/2010.

 

2ª AULA

Agora que os alunos já conhecem diferentes modelos de cardápio, chegou a hora de se informarem sobre como é a distribuição da merenda na escola em que estudam.  Provavelmente eles já têm uma noção de como isso acontece, mas a ideia é que eles se informem sobre quais são os critérios adotados para a distribuição da merenda, como é determinado o cardápio da semana, se há uma nutricionista que preste serviços à escola ou se os alimentos a serem combinados já são pré-definidos por algum órgão.

Além disso, é interessante que os alunos, numa ação conjunta com outras áreas do conhecimento, - em especial Ciências ou Biologia – identifiquem a disponibilidade de um espaço na escola, que possa ser direcionado para a produção de uma pequena horta. Nela poderão ser plantadas hortaliças e vegetais que servirão para enriquecer a merenda escolar. Se há uma horta, o que está plantado? Como são aproveitadas as verduras, frutas e hortaliças? Quais são as condições dessa horta? Precisa de algum projeto de intervenção? Os alunos podem ajudar? Como?

Mas, vamos à prática: divida os alunos em equipes e oriente-os sobre o que eles deverão pesquisar. Destine parte da aula para essa coleta de dados. Combine com os profissionais responsáveis pela Merenda Escolar o melhor horário para os alunos fazerem a pesquisa e não atrapalharem na rotina do setor, além de garantir que os funcionários estejam disponíveis para colaborar com a pesquisa.

Deixe claro que eles deverão saber:

- De onde veem os recursos para a compra de alimentos e outros gêneros utilizados nos cardápios da Merenda Escolar?

- Quem decide os pratos que comporão o cardápio escolar?

- Já existe um cardápio semanal definido? Se sim, os alunos deverão fazer uma cópia dele e levá-lo para a sala de aula.

- Há outras variações desse cardápio? O que motiva a variação?

- É possível que os alunos façam alguma sugestão de modificação do cardápio escolar (desde que orientada e aprovada)?

- Quem é responsável por definir os alimentos que compõem a merenda?

- Quais os critérios de distribuição da merenda na escola?

- Caso haja um nutricionista na escola, é importante que os alunos o entrevistem também. Para isso, devem seguir os passos que são ensinados na seguinte aula do portal do professor: Resgatando histórias: a construção de um livro de memórias familiares - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10160 – acesso em 01/04/2010. Nela há explicações sobre como fazer uma boa entrevista. 

 

3ª AULA

Nessa aula, com os alunos já munidos de informações sobre a merenda escolar, chegou o momento da elaboração do cardápio.

Alguns critérios, nesse momento, não podem ser perdidos de vista:

- O conhecimento de todo público a que se dedica o cardápio (alunos e demais membros da escola).

- O tempo disponível para as refeições;

- As condições nutricionais dos alimentos, garantindo alternância dos mesmos. Várias informações nutricionais e calóricas dos alimentos poderão ser encontradas no site Como elaborar um cardápio, http://www.dieteticai.ufba.br/Temas/CARDAPIOS/cardappio.pdf - acesso em 01/04/2010 - e seria interessante se um professor de Ciências/Biologia conversasse com os alunos sobre esses conceitos. Além disso, esse site fornece dicas imprescindíveis para a criação do cardápio, que podem ser apresentadas em data-show. Na proposição dos alunos sobre um cardápio, seria interessante que você, professor, pudesse contar com os professores de Ciências e o de Matemática. O primeiro ajudaria na determianção dos valores nutricionais dos alimentos e o segundo, na confecção de tabelas, gráficos sobre diferentes tópicos: quantidade de alimentos, número de reifeições servidas, número de alunos da escola, pesagem das sobras deixadas pelos alunos... Há várias possibilidades de trabalho com essas disciplinas durante a realização esse projeto de trabalho.

Professor, claro que as informações a serem colocadas pelos alunos devem respeitar as regras da escola em relação a um cardápio pré-existente e qualquer modificação ou sugestão tem que passar pela sua supervisão e, se preciso, ser autorizada pela escola. É até recomendável que o profissional responsável pela cantina esteja junto com os alunos, orientando-os, nesse processo.

A ideia é que os alunos façam um cardápio diferenciado, baseados em sua criatividade. Sugira a eles, por exemplo, que criem uma estrutura em formato de Pizza ou bandeja, em que possam ser acrescentadas curiosidades e os valores calóricos da alimentação. Para a elaboração desse desenho, é possível pensar em um trabalho conjunto com o professor de Artes da escola.

 A sala pode ser dividida, de forma que cada aluno fique responsável por uma parte da produção e que todos estejam envolvidos.

A duração dessa aula variará de acordo com as escolhas feitas por vocês e é preciso ainda levar em conta que o cardápio deve ser revisado e reescrito quantas vezes for necessário, até que seja dado como pronto. O mesmo se observa em relação aos textos resultantes dos trabalhos dos professores de Arte, de Matemática e o de Ciências.

 

4ª AULA 

 

Nessa aula, professor,  a proposta é que você apresente aos alunos uma reportagem sobre merenda escolar. Veja a sugestão abaixo. Agora que eles já produziram o cardápio da sua escola, é importante que esse produto tenha visibilidade. Portanto, professor, explore essa reportagem com o objetivo que os alunos produzam textos nesses moldes, em que informem à comunidade escolar sobre a produção do cardápio.

Merenda escolar abre apetite da Colômbia

23/03/2010 - 12:18 | Educação, Ciência e Tecnologia

Missão do governo colombiano visita três escolas públicas do DF. Objetivo é conhecer o maior programa de alimentação escolar do mundo

 

As crianças do Centro de Educação Infantil 01 de Brasília recebem nesta terça-feira (23) uma visita rara, mas com objetivo bem definido. Os membros da delegação do governo da Colômbia, acompanhados da secretária de Educação, Eunice Santos, estarão com os olhos bem abertos no momento da distribuição da merenda escolar. Isto porque querem conhecer bem de perto o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que segundo o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA/ONU) é o maior programa de alimentação escolar do mundo. Mantido pelo Ministério da Educação (MEC), o Pnae atende atualmente 642 escolas públicas no Distrito Federal.

A missão colombiana também visitará a Escola Classe 06 do Gama e vai acompanhar a distribuição da alimentação escolar aos estudantes do Ensino Fundamental, que contam com um cardápio enriquecido com produtos colhidos na horta escolar.

No final da tarde, a missão chega à Escola Classe 02 do Gama para conhecer também o projeto de “Alimentando o Saber”, idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Assistência Escolar (DAE) da Secretaria de Educação. O programa visa incorporar o tema alimentação saudável no cotidiano escolar, promover hábitos de higiene alimentar e nutricional entre os alunos e estimular a escola no desenvolvimento de atividades que possibilitem escolhas alimentares saudáveis e a promoção da saúde, envolvendo toda comunidade escolar.

http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=97112 - acessado em 01/04/2010.

 

5ª AULA

 

Os alunos agora produzirão a sua própria reportagem. A turma pode ser dividida em grupos. Cada grupo explorará um tema relacionado à criação do cardápio, como por exemplo:

1 – Os passos da elaboração do cardápio;

2 – A entrevista com a nutricionista da escola;

3 – A entrevista com os alunos sobre o que acharam do cardápio elaborado;

4 – O professor pode pensar em outros temas que se adaptem à realidade de sua escola;

É indispensável que você, professor, dê aos alunos noções sobre a criação de textos jornalísticos. Você encontrará várias informações sobre esse tema na aula do Portal do Professor Virou notícia na escola: a criação de um texto jornalístico, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6640 – acesso em 01/04/2010.

Vale lembrar, professor, que não é a primeira produção do grupo que deverá ser considerada. Os alunos precisam ter a oportunidade de reescrever e modificar o texto, sob a sua orientação, quantas vezes forem necessárias até que ele fique realmente bom.

Então, os textos poderão ser publicados no jornal da escola, juntamente com o cardápio produzido, ou caso não tenha, vocês poderão montar uma edição especial, a ser divulgada em todo âmbito escolar. Isso valorizará o trabalho dos alunos, tanto no que diz respeito as suas produções escritas, quanto à elaboração do cardápio em si. Caso haja um blog da escola ou da turma, esse pode ser também utilizado como recurso de divulgação. Por último, os próprios alunos podem criar um mural na cantina, em tamanho grande, em que o cardápio possa ser exposto.

De acordo com a repercussão alcançada com esse projeto, pode-se até sugerir um concurso do melhor cardápio entre as escolas da cidade, com a realização de uma exposição de pratos, com a presença dos pais e o acompanhamento do nutricionista, que dará suporte e esclarecerá dúvidas. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, essa proposta de aula permite uma avaliação contínua, que deve ocorrer durante todo o processo de ensino. Observe a capacidade de produção escrita e a criatividade dos alunos, durante a criação do texto jornalístico e do cardápio. Observe se eles apontaram características pertinentes ao que foi discutido, se conseguem extrapolar as informações obtidas e relacioná-las ao contexto em que vivem.

Em relação às atitudes e comportamento, note se eles souberam planejar bem suas ações, bem como compartilhar informações com o grupo. No final, abra espaço para que os próprios alunos se autoavaliem e avaliem a proposta de aula. Isso pode ser feito oralmente ou por escrito, de forma que os alunos pontuem se o seu envolvimento nas aulas foi satisfatório, quais os conhecimentos foram adquiridos, o que poderia ter sido feito, por parte dos alunos e do professor, para que o aprendizado fosse mais efetivo. Todas as intervenções dos alunos devem ser pautadas por argumentos que justifiquem a sua opinião.

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