17/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para a navegação. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
Estudar e conhecer as bacias brasileiras é muito importante, já que esta é a unidade físico-territorial para o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos, como estabelecido nas Leis 9.433/97 e 7.663/91. Na bacia ocorrem as interações entre os elementos naturais e sociais que a constituem e que estão estruturados e intrinsecamente relacionados entre si. Isso significa que, o que ocorrer a qualquer um deles, terá reflexos sobre os demais. Desta forma, tudo o que ocorre na bacia hidrográfica repercute direta ou indiretamente nos rios e na qualidade e quantidade das águas e reflete de maneira indireta ou direta nas populações que a bacia abriga.
Caro docente, para saber mais visite o link abaixo:
www.asfagro.org.br/trabalhos_tecnicos/conservacao_de_solo_e_microbacias/a_bacia_hidrografica.pdf
Antes de iniciar os trabalhos, tenha em mente que o conteúdo "bacias hidrográficas" abrange conhecimentos inter-relacionados e aspectos complexos, como a disponibilidade e o uso da água, a importância ambiental, econômica, política e social dos rios que formam as principais bacias hidrográficas brasileiras.
Aula 01
Professor, inicie sua aula estabelecendo as “premissas de partida” (são as considerações teoricas iniciais , sem as quais não ser possível trabalhar)
A importância da água para a vida terrestre é inegável. Não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver. Mesmo assim, outros aspectos desta preciosidade também podem representar sérios riscos à vida.
As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferos, também conhecidos como águas interiores.
A principal fonte de ág uas doces no planeta localiza-se no escoamento de águas da superfície. A distribuiçã ;o destas águas superficiais é extremamente desigual na Terra; mais da metade do escoamento ocorre na Ásia e América do Sul. Portanto, o Continente Sul Americano e o Brasil apresentam uma das maiores reservas de águas interiores do planeta. Estas reservas têm uma enorme importância ecológica, econômica e social.
Para aprofundamento dessas questões sugere-se a leitura coletiva na sala do seguinte link:
www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_03.asp.
Use-o no sentido de garantir que os conceitos de partida tenham sido apreendidos para a compreensão do tema. Assim a primeira aula deverá contemplar o aporte conceitual básico para a compreensão da questão água.
Proponha o estudo dirigido dessa temática. Leitura em conjunto onde cada um lê um parágrafo e o professor vai complementando as leituras com explicações, quando for o caso.
Depois peça que eles conceituem:
• Bacias hidrográficas?
• Afluentes?
• Disponibilidade hídrica?
• Ciclo hidrológico?
O docente é livre para criar outras perguntas para orientar o debate sobre o tema. Peça que eles redijam as respostas em casa e/ou criem um fórum virtual para isso.
Aula 02
Sugere-se que a presente aula seja estruturada na forma de projeto "Rios do Brasil - bacias hidrográficas brasileiras" que tem como objetivo disponibilizar para o aluno e para a comunidade conhecimentos sobre nossas bacias hidrográficas.
Recomenda-se, como ponto de partida, a leitura de textos sobre as bacias brasileiras, como “Bacias hidrográficas brasileiras”, disponível em:
www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_03.asp
Divida a sala em grupos e faça um sorteio de quais bacias eles irão trabalhar. Sugere-se que os grupos sejam divididos pelas bacias brasileiras:
• Bacia Amazônica,
• Bacia do São Francisco,
• Bacia do Tocantins-Araguaia
• Bacia Platina.
Feita essa divisão, leve seu alunos para o laboratório de informática e oriente a pesquisa de seus alunos para as bacias em estudo. Cada grupo será responsável pela pesquisa de uma bacia hidrográfica.
Cada grupo, além de pesquisar os dados referentes à bacia hidrográfica estudada, deverá identificar a importância e o uso daquela bacia para a região onde se encontra. Deverá descobrir quais as vantagens econômicas, sociais, culturais dessa bac ia, bem como os problemas que a afetam
Os resultados dessa pesquisa devem ser divulgados de forma eficiente: aos alunos caberá a criação de estratégias de apresentação desse contéudo. Podem ser utilizadas, por exemplo, maquetes, dramatização, apresentação de slides ou cartazes sobre o assunto, fóruns virtuais;
Sugere-se pesquisar o site Ibge Teens, disponível em:
www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html
Aula 3
Professor identifique ao rios/córregos, lagoas que existem em sua cidade. Organize um debate a partir das seguintes questões:
• Quais são os rios que os alunos conhecem?
• Qual a relação que o homem estabelece com esses rios? (Por exemplo, energia elétrica, transporte, pesca, lazer...)
• De onde vem a água que bebemos e utilizamos para nosso dia a dia?
• Onde ficam as represas que abastecem nosso consumo?
• Que rios abastecem essas represas?;
Professor, procure “desenhar’ um esquema no quadro negro que evidencie o rio que está sendo falado (seu curso, sua utilização, etc).
Se houver um mapa da região, para identificação desse mesmo rio, seria excelente. Conduza os alunos a perceberem a inserção desse rio em alguma bacia e principalmente seu uso.
Peça aos alunos que respondam as questões elucidadas na discussão orientada em um texto produzido como “dever de casa”.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/10/2011
Cinco estrelasotima
21/09/2010
Quatro estrelasSua sugestão de aula é muito boa! Desconhecia o portal rede das aguas, obrigada pela dica.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa aula
24/03/2010
Quatro estrelasCaros colegas Nilton Goulart e Cristina Leite, o tema aborda nesse projeto/aula é de suma importância para o desenvolvimento da vida no Planeta Terra. Realmente somos privilegiados por vivermos em um país tão rico em águas, pena que nem todos sabem valorizar esse recurso. Somos invejados por outros países por possuirmos essa riqueza inestimável, só nos resta trabalhar de forma a conscientizar o nosso povo desse pequeno detalhe que faz toda a diferença na economia e no desenvolvimento de um povo.