19/05/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e vivenciar as técnicas de execução da defesa para alcançar um maior domínio da bola;
Desenvolver a execução da defesa;
Compreender o objetivo da defesa para a dinâmica do jogo de voleibol.
Não é necessário nenhum conhecimento.
Aula 01
Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática
Material: livros, revistas, cartazes e artigos do voleibol
O professor vai trabalhar junto com a turma algumas definições da defesa no voleibol:
DEFINIÇÃO:
A defesa é a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e de criar condições para o contra-ataque. É um dos fundamentos mais difíceis, exigindo concentração, coragem, agilidade, habilidade e técnica. As defesas e suas quedas imprimem à dinâmica e o espírito de luta do voleibol.
O tipo de defesa mais usado é a manchete.
Para sua execução, a defesa exige um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:
Peixinho
O jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.
Rolamento
O jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola. Esta técnica é utilizada especialmente para minimizar a possibilidade de contusões após a queda, que é o resultado da força com que uma bola fora cortada ou largada pelo adversário.
Espalmar a bola
O jogador acerta a bola com as duas mãos abertas sobre si mesmo, como um goleiro. Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.
Aula 02
Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade
Material: bolas de vôlei
Atividade 1
Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e devolve para o colega utilizando a manchete.
Atividade 2
Um aluno lança a bola para cima e ataca, alternando o ataque para o lado direito e para o lado esquerdo do colega. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.
Alternar os alunos e trocar as funções de quem ataca e defende.
Enfatizar que, no lado direito a perna direita vai mais à frente e no lado esquerdo é a perna esquerda que vai mais à frente.
Atividade 3
Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega duas vezes consecutivas. Este faz a movimentação básica da defesa e devolve a bola para o colega utilizando a manchete.
Atividade 4
Um aluno lança a bola para cima e ataca diretamente no colega. Este faz a movimentação básica de defesa e defende a bola de manchete e devolve a bola de toque.
Aula 03
Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade
Material: bolas de vôlei
Atividade 1
Ataque e defesa
O aluno levanta a bola de toque para o colega que executará o ataque em direção ao aluno que levantou. Depois executará a defesa devolvendo de manchete e a atividade segue alternando quem levanta, ataca e defende..
Atividade 2
Um aluno localizado na linha de ataque lança a bola para cima e atacará diretamente no colega que se encontra sentado na linha de fundo, que se levantará para executar a defesa. Depois de realizarem a atividade por um tempo determinado pelo professor os alunos trocam de posição.
Atividade 3
Um aluno localizado na linha de ataque lança a bola para cima e atacará diretamente no colega que se encontra deitado sobre a linha de fundo, que levantará para executar a defesa. Depois de realizarem a atividade por um tempo determinado pelo professor os alunos trocam de posição.
Atividade 4
O professor dividirá a turma em dois times e observará se o os alunos entenderam, aprenderam e estão colocando em prática o aprendizado que receberam durante a aula de defesa.
Após o jogo (última atividade) reunir a turma e identificar se compreenderam o que é a defesa e se compreenderam a execução de suas técnicas.
Identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos para executar a defesa.
Apontar os pontos que podem ser melhor trabalhados em outras aulas sobre o tema.
Pedir aos alunos que justifiquem a afirmação de que "o fundamento da defesa contribuiu para melhorar a dinâmica e a forma de jogar da turma".
Cinco estrelas 4 classificações
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17/08/2013
Cinco estrelasGostei, muito bom mesmo!
23/08/2011
Cinco estrelasbom
21/08/2011
Cinco estrelasÓtima explicação. Dá para aprender certinho. abrssss
21/11/2010
Cinco estrelasmuito bem!valeu pela a ajuda.