04/05/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Noção de ordem, sequência e quantidade.
Prezado(a) Professor(a)!
Nesta aula pretendemos que os alunos construam, a partir dos significados que os números assumem em cada contexto, o conceito de número.
Prática Social Inicial do Conteúdo
Atividade 01 - Explorando
Solicite aos alunos, que em duplas, no laboratório de informática, explorem e analisem o que cada um dos recursos apresenta quanto ao uso de números.
Problematização e Instrumentalização
Atividade 02 - Refletindo
Para auxiliar a leitura e análise da exploração, realizada na atividade 01, propomos que os alunos partam dos seguintes questionamentos:
Atividade 03 - Aplicando
Enfileirados
Solicite aos alunos que, individualmente, leiam a imagem a seguir e respondam as questões propostas.
Disponível em: <http://betokieling.files.wordpress.com/2009/06/fila22.jpg >
a) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa de terno e bolsa?
b) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa de salto alto?
c) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa com a mão no bolso?
d) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa com a mão na cintura?
e) Qual o número ordinal que indica o lugar da pessoa que não aparece os braços?
Catarse
Atividade 04
Em duplas, no laboratório de informática, solicite aos alunos que realizem as atividades de operação e ordenação dos/com números de acordo com as atividades propostas nos recursos a seguir.
Animais Matemáticos 5
È o bicho
Depois de realizarem a atividade 04, proponha aos alunos que listem e/ou apresentem outros significados que os números podem assumir além de quantidade e ordem (cardinal e ordinal). É possível que assumam outros significados? Quais? Discutam no grande grupo.
Nome | Tipo |
---|---|
Animais Matemáticos 5 | Animação/simulação |
Ordenar números | Animação/simulação |
Ordenar números | Animação/simulação |
É o bicho | Animação/simulação |
Prática Social Final
Após a discussão com os alunos sobre os significados dos números solicite que montem um esquema explicativo por meio de cartazes, áudio, vídeo e/ou texto para ser apresentado e disponibilizado para toda escola. Os critérios a serem avaliados serão:
- Capacidade de síntese
- Originalidade e criatividade
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2011
Quatro estrelasOlá Gilian!gostei muito da sua aula, principalmente por ser para as séries iniciais. Ela é bastante interessante dando abertura para ir além, pois o programa permite isso. Abraço Dóra Bahena Benckl