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Medindo o que não se alcança

 

24/03/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Reconhecer as relações trigonométricas de seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo. •Estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente de ângulos notáveis. •Aplicar conhecimentos de trigonometria no cálculo de medidas inacessíveis.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Conceito matemático de razão •Conceito de ângulo agudo •Teorema de Pitágoras •Saberes sócio-culturais sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

               Professor, na primeira aula, leve seus alunos ao laboratório de informática e mostre a animação que apresenta a seus alunos uma situação problema que terá de ser usado o recurso da trigonometria para resolvê-lo, para isto, peça a eles que acessem o sítio, http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=654 , que mostrará a figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig1.jpg

               Oriente-os para que avancem somente até o quadro seguinte:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig2.jpg

                Em seguida leve seus alunos para o pátio da escola, divida a turma em grupos e proponha como desafio medir a altura de um objeto que não seja acessível, por exemplo:
                     • um poste,
                     • uma árvore, 
                     • o mastro da bandeira da escola
                     • um prédio

                Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. 
                Peça aos alunos que registrem as dificuldades encontradas e as sugestões para resolver o problema, façam estimativas, etc. Em seguida cada grupo apresenta suas idéias. 
                Aproveite para explorar os problemas históricos sobre medidas inacessíveis como, por exemplo, medir a altura de uma pirâmide do Egito. 
                Peça aos alunos que consultem seus pais, avós e outras pessoas que eles conhecem sobre como eles resolveriam o problema.
                 Na segunda aula Professor, leve seus alunos novamente para o laboratório de informática e peça que eles acessem o sítio http://www.brasilescola.com/matematica/trigonometria-no-triangulo-retangulo.htm que contêm um texto sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo, é fundamental a compreensão da leitura do texto, aproveite este momento para tirar as dúvidas remanescentes, esclareça e dê exemplos de quando se usa o seno, o coseno e a tangente.
                Para aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente retome os problemas propostos na aula passada. Verifique que tipo de estratégias eles sugerem para resolvê-los. Defina com os alunos como vai ser feito o trabalho no pátio.
                 Nesse momento é possível verificar se ainda existem dúvidas sobre os conceitos discutidos na aula.
                 Professor, introduza o teodolito como instrumento que pode ser utilizado para resolver o problema.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1856/imagens/Aula1_Fig3.jpg

               Em seguida retome os grupos da 1ª aula e peça aos alunos para resolverem os problemas que ficaram em aberto, utilizando o teodolito. Professor converse com o Professor de Educação Artística para orientar os alunos na construção de um teodolito, as instruções estão em http://br.geocities.com/proflc/arquivos/teodcaseiro/teodolitocaseiro.htm. Peça a eles para fazerem uma comparação dos valores estimados com os valores calculados utilizando o teodolito.
                 Professor recolha o material produzido pelos seus alunos e utilize como avaliação.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. No final das atividades poderá ser solicitado que os alunos façam atividades extraclasses contextualizadas referentes ao conteúdo proposto.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Maria Leni Maran, SEED , Paraná - disse:
    marialeninre@yahoo.com.br

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula. Parabéns! Tem uma abordagem que desperta a curiosidade dos alunos, vincula a teoria e pratica estimulando a efetivação da aprendizagem de maneira prazerosa.


  • cristiane almeida dos santos, COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINOCO , Bahia - disse:
    crisline.sapucaia@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    interessante atividade porque os educandos tem possibilidade real em perceber a importância dos conceitos trigonométricos na resolução de problemas no cotidiano.excelente!!!


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