24/03/2009
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor, na primeira aula, leve seus alunos ao laboratório de informática e mostre a animação que apresenta a seus alunos uma situação problema que terá de ser usado o recurso da trigonometria para resolvê-lo, para isto, peça a eles que acessem o sítio, http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=654 , que mostrará a figura abaixo:
Oriente-os para que avancem somente até o quadro seguinte:
Em seguida leve seus alunos para o pátio da escola, divida a turma em grupos e proponha como desafio medir a altura de um objeto que não seja acessível, por exemplo:
• um poste,
• uma árvore,
• o mastro da bandeira da escola
• um prédio
Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema.
Peça aos alunos que registrem as dificuldades encontradas e as sugestões para resolver o problema, façam estimativas, etc. Em seguida cada grupo apresenta suas idéias.
Aproveite para explorar os problemas históricos sobre medidas inacessíveis como, por exemplo, medir a altura de uma pirâmide do Egito.
Peça aos alunos que consultem seus pais, avós e outras pessoas que eles conhecem sobre como eles resolveriam o problema.
Na segunda aula Professor, leve seus alunos novamente para o laboratório de informática e peça que eles acessem o sítio http://www.brasilescola.com/matematica/trigonometria-no-triangulo-retangulo.htm que contêm um texto sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo, é fundamental a compreensão da leitura do texto, aproveite este momento para tirar as dúvidas remanescentes, esclareça e dê exemplos de quando se usa o seno, o coseno e a tangente.
Para aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente retome os problemas propostos na aula passada. Verifique que tipo de estratégias eles sugerem para resolvê-los. Defina com os alunos como vai ser feito o trabalho no pátio.
Nesse momento é possível verificar se ainda existem dúvidas sobre os conceitos discutidos na aula.
Professor, introduza o teodolito como instrumento que pode ser utilizado para resolver o problema.
Em seguida retome os grupos da 1ª aula e peça aos alunos para resolverem os problemas que ficaram em aberto, utilizando o teodolito. Professor converse com o Professor de Educação Artística para orientar os alunos na construção de um teodolito, as instruções estão em http://br.geocities.com/proflc/arquivos/teodcaseiro/teodolitocaseiro.htm. Peça a eles para fazerem uma comparação dos valores estimados com os valores calculados utilizando o teodolito.
Professor recolha o material produzido pelos seus alunos e utilize como avaliação.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/09/2010
Cinco estrelasMuito boa a sua aula. Parabéns! Tem uma abordagem que desperta a curiosidade dos alunos, vincula a teoria e pratica estimulando a efetivação da aprendizagem de maneira prazerosa.
24/03/2010
Cinco estrelasinteressante atividade porque os educandos tem possibilidade real em perceber a importância dos conceitos trigonométricos na resolução de problemas no cotidiano.excelente!!!