03/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar a origem de algumas brincadeiras que fazem parte da cultura popular brasileira.
Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados nesta aula.
Atividade 1: Os alunos serão divididos em 5 grupos e será pedido que façam um levantamento das brincadeiras que conhecem, anotando em uma folha de papel. Após feito, deverá distinguir os jogos e as brincadeiras populares de outros conteúdos como esportes e jogos virtuais, feitos na aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14683. Além disso, será pedido aos alunos que façam uma pesquisa em casa para descobrirem como se brinca e a origem de algumas das brincadeiras por eles selecionadas.
Atividade 2: Sugerir aos alunos a vivência de duas brincadeiras:
O pique pega: o professor deverá escolher um aluno que terá a função de pegador; este terá o objetivo de “pegar” (ou picar) os outros participantes da brincadeira, encostando a mão no corpo destes. Aquele que for encostado será o novo pegador.
A amarelinha: os alunos deverão desenhar no chão (de preferência de cimento ou asfalto) uma “amarelinha” tal como a figura do link http://pretensa.files.wordpress.com/2007/11/amarelinha.jpg. O objetivo do jogo é chegar ao “céu”. Para isto, o jogador precisa ficar no “inferno” e lançar uma pedrinha no número 1. Caso erre, passa a vez para o próximo; caso acerte, passa a ter a missão de pular por todas as casas sem pisar nas linhas delimitadoras ou fora das mesmas, até chegar ao céu (onde houver somente uma casa, pula-se com somente um dos pés; ao ter 2 casas, pula-se com os dois pés ao mesmo tempo). Assim que chegar no céu deverá voltar até que chegue na casa com a pedrinha onde deverá pegar a mesma com a mão, sem apoiar o corpo com a outra. Após pegá-la, pulará ao inferno e tentará acerta a pedrinha no numero “2”, e assim sucessivamente até chegar ao céu ou errar o lançamento.
Atividade 3: Após a vivência das brincadeiras questionar aos alunos: vocês sabem de onde surgiram estas brincadeiras? Quem as inventou? Direcionar a discussão no sentido de que os jogos e as brincadeiras populares são parte constituinte da cultura popular, sendo transmitidas de geração para geração de forma espontânea. Entretanto, acredita-se que a amarelinha teve origem na Idade Média, onde os devotos jogavam os donativos nas escadarias das igrejas e, para não terem o “pecado” de pisar no donativo destinado a Deus, as pessoas saltavam os donativos. O pique pega pode ter surgido do ato de correr atrás das caças nos tempos da pré-história. Deve ser ressaltado que as brincadeiras podem variar de região para região do próprio país, o que será visto nas próximas aulas.
Atividade 4: sugerir aos alunos que vivenciem as brincadeiras que foram pesquisadas por eles, solicitando que eles expliquem como se brinca e a sua origem, tal como feito pelo professor na atividade 3.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609061810AAnDnD0
Pedir que os alunos façam, em uma folha de papel, um desenho das brincadeiras vivenciadas e/ou pesquisadas por eles, onde deverá estar contida a possivel origem historica e como se brinca. (estas serão afixadas em um painel que será montado no fim das aulas deste bloco), bem como os resultados das brincadeiras por eles pesquisados.
Quatro estrelas 1 classificações
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26/05/2011
Quatro estrelasMuito bom,gostei muito,estou no primeiro ano do ensino médio da formação de professores e voces me ajudaram muito no meu trabalho sobre planejamento de aula e jogos populares.Muito obrigada! :D (Majú)