Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde surgiram as brincadeiras do Brasil?

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar a origem de algumas brincadeiras que fazem parte da cultura popular brasileira.

Duração das atividades
3 aulas, totalizando 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os alunos serão divididos em 5 grupos e será pedido que façam um levantamento das brincadeiras que conhecem, anotando em uma folha de papel. Após feito,  deverá  distinguir os jogos e as brincadeiras populares de outros conteúdos como esportes e jogos virtuais, feitos na aula   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14683. Além disso, será pedido aos alunos que façam uma pesquisa em casa para descobrirem como se brinca e a origem de algumas das brincadeiras por eles selecionadas.

Atividade 2: Sugerir aos alunos a vivência de duas brincadeiras:

O pique pega: o professor deverá escolher um aluno que terá a função de pegador; este terá o objetivo de “pegar” (ou picar) os outros participantes da brincadeira, encostando a mão no corpo destes. Aquele que for encostado será o novo pegador.

A amarelinha: os alunos deverão desenhar no chão (de preferência de cimento ou asfalto) uma “amarelinha” tal como a figura do link http://pretensa.files.wordpress.com/2007/11/amarelinha.jpg. O objetivo do jogo é chegar ao “céu”. Para isto, o jogador precisa ficar no “inferno” e lançar uma pedrinha no número 1. Caso erre, passa a vez para o próximo; caso acerte, passa a ter a missão de pular por todas as casas sem pisar nas linhas delimitadoras ou fora das mesmas, até chegar ao céu (onde houver somente uma casa, pula-se com somente um dos pés; ao ter 2 casas, pula-se com os dois pés ao mesmo tempo). Assim que chegar no céu deverá voltar até que chegue na casa com a pedrinha onde deverá pegar a mesma com a mão, sem apoiar o corpo com a outra. Após pegá-la, pulará ao inferno e tentará acerta a pedrinha no numero “2”, e assim sucessivamente até chegar ao céu ou errar o lançamento. 

Atividade 3: Após a vivência das brincadeiras questionar aos alunos: vocês sabem de onde surgiram estas brincadeiras? Quem as inventou? Direcionar a discussão no sentido de que os jogos e as brincadeiras populares são parte constituinte da cultura popular, sendo transmitidas de geração para geração de forma espontânea. Entretanto, acredita-se que a amarelinha teve origem na Idade Média, onde os devotos jogavam os donativos nas escadarias das igrejas e, para não terem o “pecado” de pisar no donativo destinado a Deus, as pessoas saltavam os donativos. O pique pega pode ter surgido do ato de correr atrás das caças nos tempos da pré-história. Deve ser ressaltado que as brincadeiras podem variar de região para região do próprio país, o que será visto nas próximas aulas.

Atividade 4: sugerir aos alunos que vivenciem as brincadeiras que foram pesquisadas por eles, solicitando que eles expliquem como se brinca e a sua origem, tal como feito pelo professor na atividade 3.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir que os alunos façam, em uma folha de papel, um desenho das brincadeiras vivenciadas e/ou pesquisadas por eles, onde deverá estar contida a possivel origem historica e como se brinca. (estas serão afixadas em um painel que será montado no fim das aulas deste bloco), bem como os resultados das brincadeiras por eles pesquisados. 

 

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Julia, ghgvy , Rio de Janeiro - disse:
    mariajuliatr@yahoo.com

    26/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom,gostei muito,estou no primeiro ano do ensino médio da formação de professores e voces me ajudaram muito no meu trabalho sobre planejamento de aula e jogos populares.Muito obrigada! :D (Majú)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.