19/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Os alunos poderão perceber a importância da observação para o processo de criação em dança, tendo como referencia a linguagem da dança contemporânea.
Possibilitar a prática da dança comtemporânea por meio de um divertido jogo dramático “Mimica”.
Movimentar-se estimulado por palavras ou temáticas direcionadas, criando narrativas através da interpretação teatral vivenciada no jogo de Mímica;
Realizar trabalho pesquisa de movimento, tendo como referencia o seu corpo e o do colega, possibilitando que o contexto de um jogo dramatizado – A Mímica – sirva de substrato para a pesquisa de movimentos e consequentemente a criação de sequências coreográficas; ·
Valorizar a cooperação entre os alunos como característica importante para a conclusão de qualquer trabalho em grupo.
Estudos anteriores sobre Pulso podem ajudar no desenvolvimento dess aula.
Atividade 01
A primeira atividade é organizar e colocar em prática o jogo dramático “Mímica”:
1. Dividir a turma em equipes de no máximo dez alunos;
2. Escolher quais os eixos temáticos do jogo (por exemplo: musica, objeto, novela, filme, etc);
3. Definir qual será o tempo limite para a realização da mímica; Importante: quando a atividade estiver acontecendo lembrar os alunos a todo instante observar, com atenção, o corpo dos colegas em movimentos (fazendo as mímicas). Essa atenção é de fundamental importância para a continuidade da aula.
Atividade 2:
Agora divida a turma em grupo menores, de no máximo seis alunos, para iniciar um processo de pesquisa e criação coreográfica. Cada grupo terá que lembrar e colocar em sequência os movimentos mímicos que mais lhe chamaram atenção na brincadeira anterior. O resultado deverá ser uma estrutura coreográfica com esses movimentos. Para que os grupos consigam um resultado satisfatório negocie antes quanto tempo eles necessitarão para a conclusão das pesquisas de movimento e da criação (sugestão: entre oito à quinze minutos).
Atividade 3: Cada grupo ficará responsável em organizar sua estrutura coreográfica para a seguinte atividade:
1. Cada movimento escolhido pelos grupos deve ser executado simultaneamente com a indicação oral de que eixo temático do jogo dramático foi retirado tal movimento;
2. O uso de música fica a critério de cada grupo;
3. Cada grupo realizara uma segunda apresentação retirando agora a obrigatoriedade da indicação oral do eixo temático que originou os movimentos escolhidos.
Texto para orientação teórica sobre pulso: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/textos_artigos/musica_movimento_danca.pdf
Reunir a turma e elencar as seguintes questões para discussão:
- foi possível compor uma coreografia utilizando-se dos movimentos realizados com a mímica?
- quais as maiores dificuldades encontradas na aula?
- Como veem o movimento corporal como fonte de pesquisa para dançar?
- foi importante a realização do trabalho em grupo?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!